Portugal vs Alemanha – Contabilidade Eurovisiva

Alemanha_PortugalA troca de pontos entre Portugal e a Alemanha é altamente deficitária para Portugal. Os números são expressivos, na medida em que Portugal atribuiu, ao longo de toda a jornada eurovisiva, 177 pontos à Alemanha, enquanto recebeu somente 101.

No que se refere ao número de zero pontos, podemos afirmar que os germânicos ignoram 28 canções lusas, enquanto nós não pontuámos 20 temas alemães. Falando pela positiva e abordando as pontuações máximas destacamos que o júri português indigitou a Alemanha como vencedora, por três vezes, foram elas as entradas de 1981, 1982 e 1999, respetivamente as canções Johhny Blue por Lena Valaitis (classificou-se em 2º lugar), Ein bißchen Frieden por Nicole (a vencedora) e Reise nach Jerusalem Kudüs’e seyahat (3º lugar) por Sürpriz.

Quanto às preferências germânicas acerca das canções portuguesas a maior pontuação foram 22 pontos na canção Amar pelos Dois e 12 pontos na semifinal de 2005. O júri alemão achou que o tema Amar pelos 2B era a melhor canção da semifinal, porém não chegou para que atingíssemos a final. Aqui poderá ter havido alguma influência da comunidade portuguesa radicada na Alemanha.
Analisando apenas as finais, a melhor pontuação alemã para uma canção portuguesa foi em 2017 com 22 pontos (12 pontos do televoto e 10 do júri) para Amar pelos Dois, assim como a marca de 8 pontos, equivalente ao terceiro lugar, nos anos de 1981, 1984 e 1992, respetivamente para as canções Play back por Carlos Paião, Silêncio e tanta gente por Maria Guinot e Amor d’água fresca por Dina.

Nos anos em que passaram a existir mais que uma semifinal, ou seja, a partir de 2008, só contámos com as votações nos anos em que a Alemanha podia votar em Portugal. Quando esta condição não se colocou não incluímos os votos eventualmente atribuídos pelo nosso país aos temas germânicos.

Portugal entregou 12 pontos a esta entrada alemã em 1981

A Alemanha retribui-nos com 8 pontos nesse mesmo ano (1981)

Em 1982 o júri português volta a aposta na canção alemã para o 1º lugar

Em 1984 os alemães voltam a apontar-nos para o 3º lugar

E em 1992 também…

Em 1999 o jurados lusos quiseram que a Alemanha tivesse vencido…

Em 2017 o júri alemão deu-nos 10 pontos e o televoto 12, num total de 22 pontos entre 24 possíveis

A próxima semana voltaremos com nova contabilidade eurovisiva, entre Portugal e…

Fonte: Festivais da Canção | Artigo atualizado com os dados de 2017

2 pensamentos sobre “Portugal vs Alemanha – Contabilidade Eurovisiva

  1. a influência da comunidade portuguesa na alemanha é quase nula. Em 2005 recebemos 12 pontos pq eles gostaram da música, já nas pools Portugal estava apurado na Alemanha….em 2008 na final pediram votos à comunidade portuguesa e praticamente não recebemos nada. A comunidade portuguesa na alemanha não tem expressão para 12 pontos nem 8 sequer.

  2. Pingback: De 7 a 24 pontos todos os 41 países votaram em “Amar pelos Dois” – A contabilidade eurovisiva |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s