No dia em que você nasceu… Guido Craveiro, João Pina, João Matos e José Cid

guidocraveiro_joaopina_joaomatos_josecidNeste dia 4 de fevereiro são quatro os nossos aniversariantes: Guido Craveiro, João Pina, João Matos e José Cid.

O primeiro deles é Guido Craveiro, nascido a 4 de fevereiro de 1976, em Colónia e vive atualmente em Pulheim, também na Alemanha. Teve aulas de piano, bateria e saxofone numa escola de música a partir dos seis anos. Em 1986 fundou a sua primeira banda intitulada Double Oh Seven. A partir de 1997 trabalhou como compositor e produtor no estúdio TV Musik, em Colónia, que depois passou para as suas mãos em 2000. Entre 1996 e 2002 produziu vários jingles e indicativos para a televisão, mas a partir de 2002 dedicou-se mais à produção musical. Em 2007 produziu o álbum The Police Dub para Echo Beach. Trabalhou com nomes como Dellé, Querbeat, Cro, Culcha Candela, Dub Inc. e Seed, entre outros. Para além de produtor também tocou ao vivo com alguns destes nomes, em concertos como teclista. Alcançou já diversos prémios ao longo dos anos. No Festival da Canção 2009 foi ele o compositor do tema Sonhar Sem Limites, interpretado por Angie, na semifinal online.

Outro dos aniversariantes do dia é João Pina, nascido a 4 de fevereiro de 1985. Vive em Lisboa e é músico profissional. Desde 2005 que se assumiu como cantor freelancer e concorreu a um programa de talentos. Fez parte dos grupos Jahvai e The Agency, com este últimos ganhou o concurso do Festival Académico de Lisboa, em 2008, o que os levou ao palco secundário do Rock In Rio. Foi vocalista do grupo Alma, com os quais editou o EP intitulado Humana em 2016 e um disco com o nome da banda em 2017. Já trabalhou com imensos artistas dos quais se destacam Jorge Fernando, Paulo de Carvalho, Anselmo Ralph, Bob da Rage Sense, Sensi, Nu Soul Family, NBC, Virgul, entre outros. Divulgou em 2020 dois temas Tu Não Vês e Gangsta Love, que irão fazer parte do seu EP de estreia a solo intitulado Memórias, a ser editado em 2021. Participou no Festival da Canção 2010 como vocalista do grupo The Agency com o tema As Coisas São, tendo sido um dos melhores temas desse ano.

João Matos é outro dos nossos aniversariantes de hoje. Foi fundador da Blim Records e tem trabalhado com vários artistas do panorama musical português, entre os quais se destaca Aurea. A sua primeira participação no certame foi no Festival da Canção 2007, onde foi um dos compositores do primeiro tema da noite: Desta Vez, interpretado por Filipa Cardoso e Edmundo Vieira. Voltou em 2014 como um dos letristas e compositores do tema O Teu Segredo que Lara Afonso defendeu na semifinal.

José Cid foi um dos nomes grandes que passou por variadíssimos Festivais da Canção. Nasceu na Chamusca, a 4 de fevereiro de 1942. É um dos maiores nomes da nossa música, enchendo as salas e os recintos por onde atua ainda hoje, tendo composto muitos dos êxitos da música portuguesa. Representou Portugal na Eurovisão duas vezes, em 1980 com Um Grande, Grande Amor e em 1998, integrado no grupo Alma Lusa, com Se Eu Te Pudesse Abraçar. Como intérprete foi um dos míticos cantores a participar inúmeras vezes: 1968, 1974, 1978, 1980, 1981, 1993 e 2018. Concorreu também por diversas vezes somente como autor e compositor para outras vozes nos anos de 1988, com o tema Cai Neve em Nova Iorque, 1995, 1996, 1997, 2007, 2011 e 2015. É impossível quando se fala em Festivais não associar ao nome de José Cid e aos grandes temas Balada para D. Inês, No Dia em Que O Rei Fez Anos, A Rosa Que Te Dei ou O Meu Piano. Participou no Festival da Canção 2018, com um tema de sua autoria intitulado O Som da Guitarra é a Alma de um Povo.

Curiosidades acerca deste dia 4 de fevereiro:

Hoje  é o Dia Mundial da Luta contra o Cancro.

Neste dia, mas no ano de 1783, a Grã-Bretanha declara o fim da guerra contra a sua antiga colónia, os Estados Unidos da América.

Seis anos depois, George Washington é eleito por unanimidade como o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América.

Em 1794 é abolida a escravatura nas colónias francesas.

No ano de 1933, uma multidão de 50 mil pessoas manifesta-se no Hyde Park, em Londres, contra o desemprego.

Cinco anos depois, Adolf Hitler autoproclama-se como comandante supremo das forças armadas alemãs.

Neste dia, em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, começa a Conferência de Ialta, com a presença do presidente americano Franklin Roosevelt, do primeiro-ministro inglês Winston Churchill e do líder soviético Josef Estaline.

Em 1948 dá-se a independência do Sri Lanka e em 1961 estala a luta armada pela independência de Angola que marcou o início da Guerra Colonial Portuguesa. Em 1976 a então capital de Moçambique, Lourenço Marques, passa a chamar-se Maputo.

Quinze anos depois os Queen editam o álbum Innuendo, o último antes da morte de Freddie Mercury.

Neste dia, em 2003, é promulgada a Constituição da Sérvia e do Montenegro.

Um ano depois, em 2004, a rede social Facebook é criada apenas para a Universidade de Harvard.

Estão também hoje de parabéns: Almeida Garrett, escritor português (1799); Hermenegildo Capelo, explorador português (1841); Kim Yong-Nam, político norte-coreano (1928); Alberto João Jardim, político português (1943); Maria João Avillez, escritora e jornalista portuguesa (1945); Alice Cooper, músico americano (1948); Zeca Pagodinho, cantor e compositor brasileiro (1959) e Natalie Imbruglia, cantora australiana (1975).

Desejamos aos nossos quatro aniversariantes, Guido Craveiro, João Matos, João Pina e José Cid, muitos parabéns e um excelente dia bem passado, com muita alegria, saúde e tudo o que mais desejarem a nível pessoal e profissional.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.