No dia em que você nasceu… Guido Craveiro, João Pina, João Matos e José Cid

guidocraveiro_joaopina_joaomatos_josecidNeste dia 4 de Fevereiro são quatro os nossos aniversariantes. O primeiro deles é Guido Craveiro, nascido a 4 de Fevereiro de 1976, nascido em Colónia e vive atualmente em Pulheim, também na Alemanha. É compositor e no seu estúdio já trabalhou com cantores de renome do panorama musical. Em 2009 foi ele o compositor do tema Sonhar Sem Limites, interpretado por Angie, na semifinal online. 

Outro dos aniversariantes do dia é João Pina, nascido a 4 de Fevereiro de 1985. Vive em Lisboa e é músico profissional e atualmente é vocalista do grupo Alma. Tem feito parte da banda de Anselmo Ralph, fazendo coros para este cantor. Participou no Festival da Canção 2010 como vocalista do grupo The Agency com o tema As Coisas São, tendo sido um dos melhores temas desse ano.

João Matos é outro dos nossos aniversariantes de hoje. Foi fundador da Blim Records e tem trabalhado com vários artistas do panorama musical português, entre os quais se destaca Áurea. A sua primeira participação no Festival da Canção data de 2007, onde foi um dos compositores do primeiro tema da noite: Desta Vez, interpretado por Filipa Cardoso e Edmundo Vieira. Voltou ao certame em 2014 como um dos letristas e compositores do tema O Teu Segredo que Lara Afonso defendeu na semifinal.

José Cid foi um dos nomes grandes que passou por variadíssimos Festivais da Canção. Nasceu na Chamusca, a 4 de Fevereiro de 1942. É um dos maiores nomes da música portuguesa, enchendo as salas e os recintos por onde actua ainda hoje. Representou Portugal na Eurovisão duas vezes, em 1980 com Um Grande, Grande Amor e em 1998, integrado no grupo Alma Lusa, com Se Eu Te Pudesse Abraçar. Como intérprete foi um dos míticos cantores a participar inúmeras vezes: 1968, 1974, 1978, 1980, 1981 e 1993. Concorreu também por diversas vezes somente como autor e compositor para outras vozes nos anos de 1988, com o tema Cai Neve em Nova Iorque, 1995, 1996, 1997, 2007, 2011 e 2015. É impossível quando se fala em Festivais não associar ao nome de José Cid e aos grandes temas Balada para D. Inês, No Dia em Que O Rei Fez Anos, A Rosa Que Te Dei ou O Meu Piano.

Os acontecimentos marcantes a 4 de Fevereiro:

Neste dia, mas no ano de 1783, a Grã-Bretanha declara o fim da guerra contra a sua antiga colónia, os Estados Unidos da América.

Seis anos depois, George Washington é eleito por unanimidade como o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América.

Em 1794 é abolida a escravatura nas colónias francesas.

Cinco anos depois nasce em Portugal o escritor Almeida Garrett.

No ano de 1933, uma multidão de 50 mil pessoas manifesta-se no Hyde Park, em Londres, contra o desemprego.

Cinco anos depois, Adolf Hitler auto-proclama-se como comandante supremo das forças armadas alemãs.

No ano de 1943 nasce o político Alberto João Jardim.

Neste dia, em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, começa a Conferência de Ialta, com a presença do presidente americano Franklin Roosevelt, do primeiro-ministro inglês Winston Churchill e do líder soviético Josef Estaline.

Em 1948 dá-se a independência do Sri Lanka e em 1961 estala a luta armada pela independência de Angola que marcou o início da Guerra Colonial Portuguesa. Em 1976 a então capital de Moçambique, Lourenço Marques, passa a chamar-se Maputo.

Quinze anos depois os Queen editam o álbum Innuendo, o último antes da morte de Freddie Mercury.

Neste dia, em 2003, é promulgada a Constituição da Sérvia e do Montenegro.

Um ano depois, em 2004, a rede social Facebook é criada apenas para a Universidade de Harvard.

Desejamos aos nossos quatro aniversariantes muitos parabéns e um excelente dia bem passado, com muita alegria, saúde e tudo o que mais desejarem.

Fonte: Festivais da Canção | Autores: Carlos Portelo e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s