No dia em que você nasceu… David Guerreiro, Helena Isabel e Miguel Gizzas

davidguerreiro_helenaisabel_miguelgizzasHoje são três os nossos aniversariantes. Começamos por David Guerreiro, nascido a 6 de Fevereiro de 1987. Vive no Seixal e é Terapeuta da Fala, profissão que desempenha com distinção a par com a profissão de cantor. Esteve presente no Festival da Canção 2014, como elemento do coro do tema Nas Asas da Sorte, interpretado por Zana. Em conjunto com esta equipa e com direcção de Marco Quelhas fez parte do musical Mundus em 2015. Tem o projecto Portugal Ao Luar, onde interpreta temas bem conhecidos de todos num formato acústico.

Helena Isabel é uma mais conceituadas atrizes do nosso país. Nasceu em Lisboa, a 6 de Fevereiro de 1952. A sua carreira começou em 1965 quando pela primeira vez apareceu no programa Riso & Ritmo, mas só no início dos anos 70 ganha notoriedade ao participar no concurso Miss Portugal 1971. Nos primeiros anos de carreira em Teatro fundou o Teatro Adóque e integrou posteriormente os Bonecreiros e o Grupo 4. Depois disso seguiram-se uma série de peças de teatro, participações em filmes e nos anos 80 o destaque quando fez parte do elenco fixo dos programas de Herman José. É presença assídua nas telenovelas portuguesas tendo participado em Vila Faia (1982) e mais recentemente em inúmeras novelas da TVI. Esteve presente como cantora quatro vezes no nosso Festival da Canção, a primeira delas em 1974, onde interpretou o tema Canção Solidão. Voltou em 1980 integrada no grupo As Alegres Comadres, onde cantaram Alegria em Mi Maior, não passando das semifinais. Nesse mesmo ano fez também parte do grupo S.A.R.L. e voltou a solo em 1983 com a balada E Afinal Quem És Tu, que alcançou o 3º lugar. Esteve ainda integrada no Quinteto Paulo de Carvalho, que em 1984 defendeu o tema (Já) Pode Ser Tarde. A sua última passagem pelo Festival da Canção data de 1986, como letrista do tema Uma Balada de Amor, que Fátima Padinha interpretou. Foi casada com Paulo de Carvalho e tem um filho: Bernardo Costa, conhecido como Agir.

O nosso último aniversariante de hoje é Miguel Gizzas, oriundo de Lisboa e vive em Cascais. É cantor e escritor sendo ele o responsável pelo primeiro romance musical editado intitulado Até Que O Mar Acalme, em livro e CD. Editou no ano passado o seu segundo trabalho que tem tido um enorme sucesso: O Dia Em Que O Mar Voltou. Ao nosso Festival da Canção trouxe o tema Amor Cruzado, que posteriormente integrou o seu primeiro CD e também faz parte do primeiro romance que escreveu. Participou na semifinal online do Festival da Canção 2011, não tendo sido finalista.

Curiosidades deste dia 6 de fevereiro:

Em 1336 dá-se o casamento por procuração do herdeiro do trono português D. Pedro, o Justiceiro, com D. Constança Manuel.

No ano de 1608 nasce o Padre António Vieira.

Em 1685 faleceu o rei Carlos II de Inglaterra.

Em 1778, durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, é assinado em Paris o tratado de aliança e o tratado de amizade e comércio com a França, que reconhece oficialmente a nova república.

Precisamente dez anos depois, Massachusetts torna-se o sexto estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.

Decorria o ano de 1911 quando neste dia nascia o ator e político norte-americano Ronald Reagan e seis anos depois viria a nascer a atriz húngara Zsa Zsa Gabor.

Em 1922 é eleito o Papa Pio XI, o 260º papa, que sucedeu ao Papa Bento XV e trinta anos depois o mundo assiste à coroação da rainha Isabel II do Reino Unido.

Em 1959 é realizado o primeiro lançamento de um míssil, com sucesso, do Cabo Canaveral e em 1974, a Ilha Granada nas Caraíbas torna-se independente.

Neste mesmo dia, em 1965, tinha lugar o II Grande Prémio TV da Canção em que Simone de Oliveira se consagrou vencedora com o tema Sol de Inverno.

A nossa equipa de trabalho deseja aos aniversariantes um óptimo dia, com tudo o que mais desejarem, sucesso, saúde e muitas felicidades. Parabéns aos três!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autor: Carlos Portelo e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s