No dia em que você nasceu… José Carvalho e Nuno Pinto

1202Hoje fazem anos José CarvalhoNuno Pinto.

José Carvalho nasceu em 1959, no Alandroal. Em 1972 iniciou os seus estudos musicais nos Salesianos, em Évora e a partir daí a música tornou-se na sua vida, tendo uma carreira multifacetada. Continuou a sua formação na Academia de Música de Sacavém e mais tarde no Hot Club de Portugal, onde tem uma formação na área do jazz. Começou a sua carreira profissional em 1975, fazendo parte nesta década da banda Hobnob. Como cantor participou em vários programas televisivos e esteve por cinco vezes nos Festivais RTP, durante as décadas de 80 e 90. Como músico e produtor já trabalhou com grandes nomes nacionais como Paulo de Carvalho, Rui Veloso, Carlos Mendes, Carlos do Carmo, entre outros. Em 2004 criou a produtora Artes e Produções, que foi responsável pelo programa musical das Festas de Lisboa, pelo Carnaval de Sesimbra e por muitos outros espetáculos pelo país. Colaborou com Vitorino em homenagens a Zeca Afonso e teve vários projetos no género jazzístico nomeadamente em colaboração com André Sarbib e Miguel Braga. Editou vários trabalhos discográficos dos quais sobressaem Latino (1994), donde saiu o êxito Chá Chá em Lisboa, Coisas do Amor (1995), Está No Ar (1997) e mais recentemente Boleros (2005), onde colaborou com Filipa Pais, Vitorino e Janita Salomé. Com o Quinteto Jazz de Lisboa editou dois discos: Viragens, em 1999 e Coisas do Fado, em 2001. Atualmente vive no Alandroal, onde tem a sua produtora Todas As Artes.
Destacamos as suas participações nas finais do Festival da Canção 1993 com Foi aparecida e em 1994 com Lisboa, minha linda cidade.

Nuno Miguel Pinto, nasceu em Vila Real de Trás-Os-Montes, a 12 de fevereiro de 1990, ano em que foi decretado pelo ONU, o Ano Internacional da Alfabetização.
Com apenas 26 anos, Nuno Pinto, é este o nome pelo qual o cantor é conhecido, começou o seu percurso musical muito cedo, e com apenas 13 anos começou a cantar em público. Primeiro em Karaokes, seguindo depois para o Conservatório de Música e de seguida a cantar em bandas de garagem. Mas a sua grande oportunidade na música aconteceu aos 17 anos, com a sua participação no programa Operação Triunfoda RTP, tendo sido um excelente aluno desta academia e ficado em 3º lugar no programa.
Também na RTP, Nuno Pinto foi cantor residente do programa A Minha Geração apresentado por Catarina Furtado.
Participou no Festival da Canção 2010, com a canção Fogo lento da autoria de Américo Faria, Fogo Lento e em 2010 produz um álbum com 3 canções Oh Solidão, Até Ao Fim do Céu e Paradoxo.
Nuno Pinto é um cantor de estilo Pop e Pop/Rock, e teve mais uma vez a oportunidade de mostrar todo o seu talento no programa The Voice Portugal, em 2014, onde não se classificou nos lugares do podium.

Vamos destacar alguns acontecimentos do dia 12 de fevereiro ao longos dos tempos:

O biólogo britânico Charles Darwin nasce a 12 de fevereiro de 1809.

A 12 de fevereiro de 1938, nasce Martinho da Vila, cantor e compositor brasileiro.

A atriz Dora Leal também comemora o seu aniversário a 12 de fevereiro.

As Sete Canções do Festival RTP da Canção 1977 são apresentadas ao grande público neste dia.

Em 1986 os governos de França e Inglaterra assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty para a construção do Eurotúnel.

Treze anos depois o presidente norte-americano Bill Clinton é absolvido das acusações de perjúrio e obstrução da justiça, durante o caso de assédio sexual contra a estagiária Monika Lewinsky.

Em 12 de fevereiro do ano 2002, assiste-se ao falecimento do jogador de futebol José Travassos, que, para além do seu enorme talento nesta modalidade desportiva, destacou-se também por ter sido o primeiro jogador português a jogar numa seleção europeia.

Hoje é o dia do aniversário de Nuno Pinto. O site Festivais da Canção, apresenta-lhe os Parabéns, com votos que possa concretizar muitos dos seus sonhos e que obtenha o maior sucesso, quer na sua vida profissional, quer na pessoal.

Recorde a participação de José Carvalho no Festival da Canção 1994 e de Nuno Pinto no Festival da Canção de 2010.

Fonte: Festivais da Canção | Autora: Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s