No dia em que você nasceu… Ana Bola

Hoje é o dia de aniversário de Ana Bela dos Santos Simões, conhecida no meio artístico como Ana Bola, nascida a 2 de junho de 1952, em Lisboa. É uma das mais conceituadas atrizes do nosso país, sendo também argumentista. É casada com o músico Zé Nabo.

Estudou no Lycée Français Charles Lepierre e fez o curso de Secretariado no Instituto Superior de Línguas e Administração, em Lisboa. Fazia teatro amador, quando foi vista por Henrique Viana que a levou para o Teatro Adoque, em 1976. Destacou-se no teatro, mas sobretudo na televisão, em inúmeros programas onde participou como humorista, nomeadamente no Fungagá da Bicharada (1976), O Passeio dos Alegres (1981), Arroz Doce (1985), Parabéns (1993), Cabaret (1995) ou Herman SIC (2000).

No entanto foi em colaborações com Herman José ou nas séries em nome próprio que se destacou mais com inúmeras personagens que estão na memória de todos nós. Disso são exemplo os programas Humor de Perdição (1987), Casino Royal (1989), Os Bonecos da Bola (1993), A Mulher do Senhor Ministro (1994), Débora (1998), A Senhora Ministra (2000), VIP Manicure (2008), Estado de Graça (2011), Donos Disto Tudo (2015).

É dona de um sentido de humor invejável, que apresenta em todas as suas personagens. Já fez também publicidade, participou em filmes e esteve presente em duas telenovelas até hoje: Passerelle (1988) e Jura (2006). Entre 2014 e 2015 esteve em cena com a peça Ana Bola Sem Filtro, de sua autoria, que foi um enorme sucesso.

Ana Bola esteve presente por seis vezes no nosso Festival da Canção. A primeira delas foi integrada no grupo Os Amigos, no Festival da Canção 1977, intitulado As Sete Canções, onde defenderam o tema Portugal No Coração, tendo sido vencedores e representado o nosso país no Festival Eurovisão da Canção desse ano em Wembley, de cravos ao peito. Este grupo era formado também por Fernando Tordo, Luísa Basto, Paulo de Carvalho, Fernanda Piçarra e Edmundo Silva e o tema tinha letra de Ary dos Santos e música de Fernando Tordo.

Voltou a participar num novo grupo, As Alegres Comadres, formado por si em conjunto com Adelaide Ferreira, Mila Ferreira e Helena Isabel. Alegria em Mi Maior foi a canção que defenderam na primeira semifinal do Festival da Canção 1980, com letra de José Jorge Letria e música de Carlos Mendes, classificando-se em 5º lugar ex-aequo com 12 pontos, não tendo sido finalista. No ano seguinte, Ana Bola surgiu nos coros dos temas Play Back, interpretado por Carlos Paião, e Foste O Mar que Zélia Rodrigues defendeu. Play Back foi o grande vencedor do Festival da Canção 1981, com uma divertida coreografia e que depois representou Portugal, em Dublin, no Festival Eurovisão da Canção, onde Ana Bola esteve presente.

As suas presenças no Festival da Canção ainda teriam outras funções, sendo que no certame de 1984 assumiu o papel de jurada em conjunto com mais 17 figuras públicas, dando a vitória ao tema Silêncio e Tanta Gente, de Maria Guinot. Dez anos depois, em 1994, esteve na grande final do Festival da Canção 1994, no Teatro São Luiz, onde em conjunto com Vítor de Sousa, na pele de Dora e Dário, assumiram vários momentos humorísticos ao longo da noite. Foi também ela atriz num dos sketches cómicos do Festival Eurovisão da Canção 2018, fazendo o papel de Europa.

Curiosidades acerca deste dia 2 de junho:

A 2 de junho de 575 é eleito o Papa Bento I.

Também neste dia, mas em 1771, a Rússia concretiza a tomada da Crimeia.

Em 1888 é fundado no Porto, a 2 de junho, o Jornal de Notícias, que até hoje continua a informar os portugueses.

No ano de 1953, neste dia, dá-se a coroação da Rainha Isabel II, como rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Também neste dia, em 1963, o príncipe Faisal da Arábia Saudita decreta a abolição da escravatura na Arábia, o último país do mundo onde ainda existia.

A 2 de junho de 1979, o Papa João Paulo II visita a Polónia, a sua terra natal, tendo sido a primeira visita de um Papa a um país comunista.

No ano 2014, também neste dia, o rei espanhol Juan Carlos decide abdicar do trono a favor do seu filho, que assume o trono como Filipe VI.

Neste dia também estão de parabéns: Nicolau Nasoni, arquiteto italiano (1691); Marquês de Sade, escritor francês (1740); Thomas Hardy, escritor inglês (1840); Sofia Aparício, modelo e atriz portuguesa (1970) e Caio Blat, ator brasileiro (1980).

Também neste dia faleceram: Giuseppe Garibaldi, patriota italiano (1882); Santiago Bernabéu, futebolista e empresário espanhol (1978); Rex Harrison, ator inglês (1990) e António Rosa Coutinho, militar português (2010).

Para Ana Bola o nosso site deseja-lhe as maiores felicidades, com um dia muito bem passado, cheio de saúde e de tudo o que mais desejar. Muitos Parabéns!

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.