No dia em que você nasceu… Jorge Marques, Mário Contumélias e Mário Sereno

Hoje damos os parabéns a Jorge Marques e a Mário Sereno e homenageamos o letrista Mário Contumélias.

Jorge Marques nasceu na Alemanha a 3 de junho de 1973 e aos 7 anos começou a aprender teclas e canto coral. É cantor, autor e compositor. Desde cedo que também começou a compor os seus próprios temas. Durante a adolescência e já em Portugal, iniciou o gosto pela guitarra, dadas as suas influências vindas do rock. Foi aí que começou a escrever os seus primeiros temas. É professor de música em vários colégios e escolas, para além de tocar diversos instrumentos. Participou em inúmeros projetos musicais como os Flor-de-Lis, com o qual vence o Festival da Canção 2009 e representa Portugal no certame da Eurovisão desse ano. Fez também parte dos Negócio da China, dos Donna Maria e atualmente faz parte do grupo LOQ. Editou o seu primeiro trabalho a solo, intitulado Porque Apetece e tem feito inúmeros concertos.

Mário Sereno nasceu também neste dia 3 de junho de 1972 em Lisboa e reside no Seixal. É músico e vocalista da banda Klássicos, onde atua por vários bares e discotecas. É também DJ e relações públicas. Foi um dos finalistas do concurso para novos talentos, Seleção Nacional e por isso participou no Festival da Canção 1995, interpretando o tema Vem Um Tempo, com autoria de Pedro MalaquiasLuís Fernando e Paulo Gonzo, onde obteve um 6º lugar.

Mário Manuel da Silva Contumélias nasceu a 3 de junho de 1948 em Setúbal e aos 14 anos veio viver para Lisboa. Licenciou-se em Antropologia Social no ISCTE e foi doutorado em Sociologia. Foi jornalista, escritor e poeta e tem inúmeros livros publicados, entre romances e contos infantis. Começou a sua atividade jornalística no jornal O Século, tendo-se mudado posteriormente para o Diário de Notícias. Mais tarde chefiou as redacções do Correio da Manhã, do qual foi fundador e posteriormente do jornal O Século. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1975 e 1976. Quando deixou as redacções em 1989 e foi coordenador pedagógico do CENJOR (Centro de Formação de Jornalistas) durante mais de 20 anos. Foram seus alunos Catarina FurtadoNuno MarklPedro PintoJosé Gabriel Quaresma, entre outros.

Dirigiu e fundou várias empresas de comunicação e em 1999 deixou a vida empresarial para se dedicar ao Ensino. Foi professor de Sociologia e Antropologia até ao final de 2010, quando começou a dedicar-se à investigação em Ciências Sociais e à escrita por inteiro. Tem vários trabalhos editados, sobretudo de literatura infantil, na qual se destacou.

Como poeta escreveu também inúmeras canções. Um dos marcos da sua carreira é a versão do tema O Areias (1982), interpretado por Suzy Paula. Participou em seis Festivais da Canção, sendo o primeiro em 1978, sendo autor do tema O Largo do Coreto, interpretado por José Cid. Voltou no ano seguinte com letrista do tema Cantiga de Amor, que Isabel Soares interpretou na 2ª semifinal. Nesse mesmo ano conseguiu chegar à grande Final com a canção O Comboio do Tua, um êxito de Florência e também com Quando Chego A Casa, interpretado por Manuel José Soares. Este último foi o seu grande parceiro de composição, sendo ele o autor das músicas dos temas dos quais Mário Contumélias fez a letra.

No Festival da Canção 1980 assinou novamente a letra do tema Concerto Maior, interpretado por Manuel José Soares e também do tema Agosto Em Lisboa, cantado por Zélia Rodrigues, ambos presentes na grande Final desse ano. Em 1981 voltou a ter uma letra sua no certame, desta vez o belíssimo tema Daqui Deste País, interpretado pelo grupo Bric-À-Brac. Para os Broa de Mel assinou a letra de No Calor da Noite, tema que concorreu ao Festival da Canção em 1983, este tema com música de Luís Duarte. A sua última participação no Festival foi em 1984, quando fez a letra de Num Olhar, composto por Júlio Costa, para a voz de Marisa. Faleceu a 13 de abril de 2017, aos 68 anos de idade, em sua casa, vítima de doença prolongada.

Curiosidades deste dia 3 de junho:

É o Dia de Santo Ovídeo, Bispo de Braga e mártir católico e é Feriado Municipal em Ponta Delgada.

A 3 de junho de 1534, a Calheta é elevada a vila e concelho dos Açores.

Neste dia, mas em 1822, D. Pedro recusa fidelidade à Constituição Portuguesa e convoca a primeira Assembleia Constituinte do Brasil.

Também neste dia, em 1926, é estabelecido em Portugal um regime militar.

Em 1961, a 3 de junho, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o primeiro-ministro soviético, Nikita Kruschev, encontram-se pela primeira vez em Viena de Áustria, representando a primeira aproximação no contexto da Guerra Fria.

Neste dia, mas em 1974, Isaac Rabin é eleito primeiro-ministro de Israel e em 1986 os Queen lançam o álbum A Kind Of Magic nos Estados Unidos da América.

A 3 de junho de 2006, o Montenegro proclama a sua independência da Sérvia, após o resultado do referendo de 21 de maio desse ano.

Neste dia estão também de parabéns: Jorge V, rei do Reino Unido (1865); Josephine Baker, cantora, atriz e dançarina americana (1906); Paulette Goddard, atriz americana (1910); Tony Curtis, ator americano (1925); Raúl Castro, político cubano (1931); Suzi Quatro, cantora americana (1950); Luigi di Baggio, futebolista e treinador italiano (1971) e Rafael Nadal, tenista espanhol (1986).

A 3 de maio deixaram-nos Georges Bizet, compositor francês (1875); Franz Kafka, escritor checo (1924); Papa João XXIII (1963); Roberto Rosselini, realizador italiano (1977); Anthony Quinn, ator americano (2001); David Carradine, ator americano (2009) e Muhammad Ali, pugilista americano (2016).

Aos nossos aniversariantes, Jorge Marques e Mário Sereno, endereçamos votos de um excelente dia, cheio de tudo o que de bom desejam, passado com muita saúde e tranquilidade. Muitos Parabéns! A Mário Contumélias a nossa homenagem neste dia do seu aniversário.

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.