No dia em que você nasceu… José Jorge Letria, Pedro Granger e Toli César Machado

Hoje são três os nossos aniversariantes: José Jorge Letria, Pedro Granger e Toli César Machado.

O nosso primeiro aniversariante é José Jorge Letria, nascido a 8 de junho de 1951, em Cascais. É um jornalista, político e escritor português. A sua carreira dividiu-se nos primeiros anos entre a escritor e com cantor de intervenção, sobretudo na década de 70, tendo publicado inúmeros discos. Tem vários livros editados desde romances, a livros para crianças, muitos deles premiados a nível internacional. Desde 1970 até 2003 passou como redactor e editor por inúmeros jornais como o Diário de Lisboa, Musicalíssimo, Diário de Notícias ou o Jornal de Letras. Foi igualmente professor de jornalismo. Também se destacou com autor de programas de rádio e de televisão, tendo o mais conhecido sido a Rua Sésamo, do qual fez parte da equipa de criadores portugueses. A sua experiência durante o 25 de abril de 1974 fê-lo publicar vários livros acerca deste tema, nomeadamente para crianças e jovens. Atualmente é Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. Dos muitos prémios que já recebeu destacam-se Oficial da Ordem da Liberdade (1997), pelo Presidente da República Jorge Sampaio, Medalha de Honra do Município de Cascais (2002), Prémio Gulbenkian, entre muitos outros.

José Jorge Letria esteve presente por quatro vezes nosso Festival da Canção como letrista. A primeira participação foi no Festival da Canção 1972, como co-letrista do tema Esta Festa das Cidades (7º lugar), em parecia com Nuno Gomes dos Santos, canção interpretada por João Henrique. Voltou a participar em 1979 como letrista do tema O Fogo Desta Idade (5º lugar na 1ª semifinal), interpretado brilhantemente por Samuel. No ano seguinte é a vez de Alegria Em Mi Maior ter letra sua, uma tema para a voz das Alegres Comadres (Ana Bola, Adelaide Ferreira, Helena Isabel e Mila Ferreira), com o qual se classificam em 6º lugar na 1ª semifinal. Voltou muitos anos mais tarde, no Festival da Canção 2006, com O Amor É Uma Fonte, parceria com José Marinho na composição para a voz do saudoso Beto, ficando em 5º lugar ex-aequo.

Pedro Granger é outro dos nossos aniversariantes de hoje. É um lisboeta de gema, nascido a 8 de junho de 1979. É ator, apresentador e faz dobragens em português para filmes de animação. É ator tendo começado no final da década de 90 por participar na novela A Lenda da Garça, na RTP. Seguiram-se várias produções quer na RTP, quer na SIC ou na TVI, destacando-se os seus personagens em Jardins Proibidos, Dei-te Quase Tudo, Fascínios ou Sedução, das quais foi protagonista. A ficção da TVI tem nele uma mais valia enquanto ator tendo estado no elenco das novelas A Impostora e A Herdeira. Também fez cinema e teatro e dobragens para vários filmes de animação como Carros, Alvin e os Esquilos, entre outros. Foi apresentador de vários programas de televisão como Ídolos (2003/2005) ou O Elo Mais Fraco (2011). Apresentou o Festival da Canção 2012 com Sílvia Alberto e nesse ano integrou a comitiva portuguesa até Baku, no Azerbaijão, como comentador da Eurovisão. Em 2018 foi também parte integrante do Festival Eurovisão da Canção, como apresentador da Blue Carpet e também moderador das Conferências de Imprensa.

Toli César Machado nasceu no Porto a 8 de junho. Passou a sua infância em Coruche. Formou no início de 1981 o Grupo Novo Rock, conhecido como GNR, que até hoje se encontram em atividade. Começou por tocar bateria, sendo que depois até 2011 esteve onze anos sem tocar esse instrumento. Os GNR já têm mais de 35 anos de carreira e Toli César Machado, como integrante da banda, tem feito parte dos concertos deste grupo por todo o país. Para além de baterista é também guitarrista. Paralelamente a tocar neste grupo é também compositor, sendo o responsável de muitos dos êxitos dos GNR. Para além disso foi orquestrador de temas para António Variações e tocou também com Manuela Moura Guedes, no início dos anos 80. Participou no Festival da Canção 2017 como compositor do tema My Paradise que David Gomes interpretou na 2ª semifinal. Editou em 2018 o seu primeiro disco como compositor intitulado Espírito.

Também hoje são aniversariantes os nossos colaboradores André Miguel GodinhoJoão Velada. O site Festivais da Canção deseja-lhes as maiores felicidades, que tenham um dia recheado de tudo o que de melhor desejam. Parabéns para vocês.

Curiosidades acerca deste dia 8 de junho:

Hoje é Dia Mundial dos Oceanos.

A 8 de junho de 452, Átila, o Huno, invade a Itália e em 570 é fundada a religião islâmica em Meca.

Também neste dia mas em 1191, Ricardo Coração de Leão, Rei de Inglaterra, chega à Terra Santa, para a sua cruzada.

Neste dia é lançado o famoso livro 1984 de George Orwell.

Hoje estão também de parabéns: Robert Schumann, compositor alemão (1810); Frank Lloyd Wright, arquiteto americano (1867); Santiago Bernabéu, futebolista espanhol (1895); Marguerite Yourcenar, escritora francesa (1903); Suharto, político indonésio (1921); Barbara Bush, primeira-dama americana (1925); Nancy Sinatra, cantora e atriz americana (1940); Camacho Costa, ator português (1946); Sónia Braga, atriz brasileira (1950), Mick Hucknall, cantor inglês, vocalista dos Simply Red (1960); Eduardo Moscovis, ator brasileiro (1968); Seu Jorge, músico brasileiro (1970); Alex Band, cantor americano, vocalista do grupo The Calling (1981); Maxi Pereira, futebolista uruguaio (1984).

A 8 de junho de 1951 nascia no País de Gales, a cantora Bonnie Tyler, conhecida pelo seu enorme potencial vocal e canções de muito sucesso durante a década de 80 como Total Eclipse Of The Heart. Representou o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2013, com o tema Believe In Me (vídeo aqui), classificando-se em 19º lugar. Também hoje temos o aniversário da cantora Katerina Garbi, nascida em 1961, uma das maiores vozes da canção grega que também ela esteve neste certame eurovisivo em 1993, com o tema Ellada Hora Tou Fotos (vídeo aqui), classificando-se num honroso 9º lugar.

Outra aniversariante de hoje é Maria Menounos, nascida em 1978 nos Estados Unidos, mas com origens gregas. Foi ela a escolhida para apresentar ao lado de Sakis Rouvas o Festival Eurovisão da Canção 2006 (vídeo aqui). Outro dos nossos aniversariantes é o francês Amaury Vassili, nascido a 8 de junho de 1989 em Rouen. Interpretou o tema Sognu (vídeo aqui), no Festival Eurovisão da Canção 2011, ficando em 15º lugar na grande final.

Neste dia faleceram Maomé, profeta do Islamismo (632); Luís XVII, rei de França (1795) e Abraham Maslow, psicólogo americano (1970).

Desejamos a José Jorge Letria, a Pedro Granger e a Toli César Machado muitos parabéns! Um dia feliz e desejos de continuação de muito sucesso nas vossas vidas!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.