No dia em que você nasceu… Alex Gaspar, Carla Ribeiro e Maria Guinot

Hoje é o seu aniversário! Dia 20 de Junho Alex GasparCarla Ribeiro e Maria Guinot celebram o seu aniversário. Hoje presenteamos Alex Gaspar, Carla Ribeiro e Maria Guinot.

Alex Gaspar nasceu a 20 de Junho de 1979 e é letrista e compositor. Tem trabalhado em parceria com Celina da Piedade nos seus inúmeros projetos, sendo autor, compositor e produtor e muitos temas desta intérprete. Foi co-letrista e co-compositor do tema Primavera, que Celina da Piedade interpretou na grande final do Festival da Canção 2017.

Carla Ribeiro, é natural de Lisboa e reside na cidade de Odivelas.
É cantora e participou por 4 vezes no Festival da Canção e duas como elementos de palco da delegação Portuguesa ao Festival da Eurovisão.
Das 4 vezes, como concorrente, a primeira foi no ano 2001, aqui integrada no grupo Eden com o tema “Na Promessa desse Olhar”.
Seguiu-se o ano 2009, na semifinal online integrada no grupo Infantes de Sagres com o tema “O Beijo de Quando te Vais Embora”.
Seguiu-se 2011, aqui a solo e também na semifinal online no tema, “Só Acontece Uma Vez”.
Por último em 2014, a solo, com o tema “Mais para Dar”, uma boa canção apesar de não ter conseguido lugar na final.
Os anos em que esteve presente no palco da Europa foram em 2012 nos coros de “Vida Minha” e em 2015 acompanhando Leonor Andrade com “Há Um Mar Que Nos Separa”, a última vez que Portugal esteve presente no Eurofestival.

Maria Guinot, é natural de Lisboa e nasceu em 1945. É uma autora, compositora e cantora portuguesa.
Dotada de uma voz muito melodiosa, esta cantora interpretou temas muito bonitos, da sua autoria, ao longo da sua carreira.

Em 1981 participa pela primeira vez no Festival da Canção com o tema “Um Adeus, Um Recomeço”, onde obtém um terceiro lugar na classificação final.
Participou também no Festival da Canção da Rádio Comercial, com três temas, um dos quais deu origem ao nome do single “Falar Só por Falar”.
Em 1984, vence então o Festival da Canção com um tema lindo “Silêncio e Tanta Gente”, apesar de na Europa ter sido um grande sucesso, a canção não foi além de um 11º lugar no certame.
No Festival da Canção de 1987 concorre apenas como compositora do tema “Imaginem Só” a que Ana Alves deu voz.

Maria Guinot está retirada da vida artística devido a um problema de saúde, a última aparição pública que se conhece foi para assistir à final do Festival da Canção de 2014, no Convento do Beato em Lisboa.

Curiosidades para este dia de aniversário destas duas cantoras do nosso país:

É o Dia da Bandeira da Argentina.

É o Dia Mundial do Refugiado.

Em Portugal é Feriado Municipal no Corvo – Açores, Ourém, Paredes e Praia da Vitória – Açores.

Hoje também é aniversariante Xanana Gusmão, nascido em 1946, um político Timorense, e um dos principais ativistas pela independência do seu país.

Também Nicole Kidman é aniversariante neste dia, nasceu nos Estados Unidos, é uma grande atriz e produtora de cinema.

Cláudia Vieira, também nasceu neste dia 20, atriz, modelo e apresentadora. Apesar de ainda muito nova apresenta uma longa carreira nestes três géneros aqui descritos.

O cantor francês Amir Haddad celebra também hoje o seu aniversário, tendo nascido a 20 de Junho de 1984. Representou a França com o tema “J’ai cherché” no Festival Eurovisão da Canção deste ano.

É desta forma que hoje apresentamos a Alex Gaspar, Carla Ribeiro e Maria Guinot os nossos Parabéns. Muitas felicidades e muito sucesso nas suas vidas e em particular as melhoras para Maria Guinot.

Fonte: Festivais da Canção | Autora: Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s