No em que você nasceu… Ana Zanatti, Eduardo Nascimento, Francisco Nicholson, Luís Bettencourt e Pedro Saraiva

Hoje, dia 26 de Junho, comemoram o seu aniversário – Ana Zanatti, Eduardo Nascimento, Luis Gil Bettencourt e Pedro Saraiva. Prestamos também homenagem a Francisco Nicholson, também hoje aniversariante.

São vários os nossos aniversariantes de hoje. Começamos por Ana Zanatti, nasceu em Lisboa no ano 1949, é atriz, escritora e apresentadora de televisão em Portugal.
Foram vários os Festivais da Canção que apresentou, nomeadamente nos anos 1976, 1980, 1986, 1987 e 1992. O seu trabalho em todas as áreas mencionadas é tão vasto e rico que é com orgulho que dizemos que estamos perante uma grande Figura Nacional, uma mulher de sucesso, que sabe estar e de uma nobreza de postura exemplar. 

Eduardo Nascimento, outro aniversariante de hoje, nasceu em Luanda em 1943 participou no Festival da Canção em 1967, com duas composições e venceu com o tema “O Vento Mudou” e representou o nosso país na Eurovisão em Viena. Como curiosidade, foi o primeiro concorrente de raça negra a pisar o grande palco da Europa.  

Luís Gil Bettencourt, também é hoje aniversariante, um açoriano, nasceu em 1956, na Praia da Vitória, na ilha Terceira. É um músico, compositor e produtor musical, que mantém uma atividade na organização de eventos culturais. Detentor de uma razoável discografia, já obteve alguns prémios e reconhecimentos na música em Portugal. Participou no Festival da Canção no ano 1986, com o tema “Cais de Encontro”.

Pedro Saraiva nasceu a 26 de junho no Porto. Foi o vocalista do grupo DR SAX nos anos 90 que trouxe até às pistas de dança da altura muitos temas bem conhecidos como Eu Não Me Esqueci ou Voulez-Vous Coucher Avec Moi. Desde há alguns anos que artísticamente se assume como SirAIVA, sendo artista, compositor e DJ, com uma nova sonoridade, misturando o funk pop com o disco house. Já lançou vários trabalhos discográficos dos quais se destaca o tema Brinca na Barriga, bastante conhecido. Participou pela segunda vez no Festival da Canção este ano com o tema Without You, interpretado por Lisa Garden, depois de ter assinado o tema Amor A Sério, que Daniela Galbin interpretou na semifinal online do Festival da Canção 2011.

Também hoje prestamos a nossa homenagem a Francisco Nicholson, nasceu neste dia no ano 1938, e deixou-nos em abril deste ano. Também ele com várias participações como autor de temas do Festival, nos anos 1964, 1967, 1969, 1970 e 1994. Foi ator, guionista e fez variadas séries e novelas no nosso país.

Algumas curiosidades deste dia 26 de Junho: 

Em 1948 nasce José Barata Moura, cantor, escritor e professor muito reconhecido em Portugal. 

Em 1982 morre Alfredo Marceneiro, um fadista de uma voz inconfundível tornando-se um marco deste género de canção em Portugal. 

Em Portugal celebra-se o Dia Internacional da Multimédia. 

Internacionalmente é o Dia Internacional contra o Abuso e Trafico Ilícito de Drogas. 

Aos nossos aniversariantes o nosso site deseja um dia feliz, passado com alegria, saúde e muito carinho. Parabéns a todos, e continuação de sucessos nas vossas vidas e as nossas homenagens a Francisco Nicholson.

Fonte: Festivais da Canção | Autora: Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s