Faleceu Camilo de Oliveira

camilo de oliveiraCamilo Venâncio de Oliveira faleceu esta noite em Lisboa aos 91 anos, vítima de doença prolongada. Nasceu a 23 de Julho de 1924 nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, em Buarcos, o teatro que existia no concelho da Figueira da Foz. Nascido nas tábuas do teatro a sua vida foi dedicada aos palcos do teatro, da revista e da televisão.

Estreou-se com apenas nove anos, ainda na sua terra natal, tendo saído depois para Lisboa em busca de uma carreira. A sua primeira revista foi em 1951 foi Lisboa é Coisa Boa. Contracenou com os maiores artistas da sua geração Beatriz Costa, Raúl Solnado, Vasco Santana, Ribeirinho, entre muitos outros.

Ficou conhecido sobretudo pelas suas personagens em televisão, tendo tido o seu auge com os papéis em Sabadabadu, em 1982, em que contracenou com Ivone Silva. Nesse ano, os seus personagens, Os Agostinhos, apresentaram as doze canções a concurso no Festival RTP da Canção.

Ao longo da sua vida fez cerca de 47 revistas, entre outras peças de teatro, em todos os teatros de Lisboa. Na televisão protagonizou uma série de sitcoms na RTP e na SIC, as quais ficaram na memória de todos: Camilo & Filho (1995); As Aventuras de Camilo (1997); Camilo na Prisão (1998); A Loja do Camilo (1999).

Depois da série Camilo, o Presidente reformou-se, aparecendo esporadicamente em alguns programas televisivos. Foi casado com a atriz Io Apolloni e atualmente vivia com a também atriz Paula Marcelo.

Camilo de Oliveira um do maiores atores da sua geração. Faleceu a noite passada pelas 20 horas, encontrava-se hospitalizado no Hospital Egas Moniz e luta contra dois cancros, na próstata e nos intestinos. Está preparada uma cerimónia fúnebre na Basília da Estrela, na próxima terça-feira.

Fonte: Jornal Público, Festivais da Canção.

Um pensamento sobre “Faleceu Camilo de Oliveira

  1. Pingback: Um adeus, um recomeço – Os óbitos de 2016 |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s