No dia em que você nasceu… João Paulo Cavadas, João Sanguinheira e Ricardo Verdelho

Hoje damos os parabéns a João Paulo Cavadas, João Sanguinheira e Ricardo Verdelho.

O nosso primeiro aniversariante de hoje é João Paulo Cavadas, nascida a 6 de julho de 1965, em Cantanhede, localidade onde ainda reside. É compositor e guitarrista e assume também as funções Diretor Pedagógico do Centro de Estudos Musicais de Cantanhede, onde também é professor de Guitarra Clássica e Guitarra Elétrica, de Formação Musical e Iniciação Ao Piano. Fez parte do grupo Sacerdotes de Alquimia como guitarrista, com o qual lançou um disco em 1997. Depois disso surgiu o grupo Nefelibatas em 1999, sendo João Paulo Cavadas o principal mentor do grupo e autor e compositor da maioria das canções. Com os Nefelibatas participou na 1ª semifinal do Festival da Canção 2001, com o tema Maré Nova, de sua autoria e que se classificou em 5º lugar com 26 pontos. Editaram o disco Perfume de Paz em 2004. Já a solo, João Paulo Cavadas lançou em 2018 o seu álbum Relaxe, em nome próprio.

Outro dos nossos aniversariantes de hoje é João Sanguinheira, nascido a 6 de julho, em Montargil, mas vive atualmente em Alverca. Integrou em 1984 o grupo ZEM, uma banda pop/rock com bastante sucesso na época. É guitarrista, tendo tocado com grandes nomes da música portuguesa, dos quais se destacam os Lucky Duckies e nos últimos anos tem feito para da banda que toca com Tony Carreira. Tem o seu estúdio de gravação, P’rá Música, com o qual já editou trabalhos de vários artistas como Liana, Sérgio Rossi, Ágata, entre outros. Participou pela primeira vez no Festival da Canção 2010, como compositor do tema Meu Mundo de Sonhos, interpretado por Dennisa, classificando-e em 8º lugar com 699 votos, na 1ª semifinal, não tendo sido finalista. Voltou no ano seguinte como compositor da canção Só Acontece Uma Vez, que Carla Ribeiro defendeu na semifinal online, não sendo mais uma vez finalista, ficando em 17º lugar com 4862 votos.

O nosso último aniversariante é Ricardo Verdelho, nascido a 6 de julho de 1979, em Lisboa, onde ainda reside. Estudou Produção Musical no Instituto Politécnico de Setúbal. É professor de Piano, Canto, Guitarra e Formação Musical. Foi durante muitos anos pianista residente dos programas da tarde da SIC. Participou na semifinal online do Festival da Canção 2011, como autor e compositor do tema Sonhos do Verbo Amar, interpretado por Nádia Correia, classificando-se em 15º lugar com 11651 votos, não sendo finalista. Produz alguns trabalhos de vários cantores no seu VerdelhoStudio. Tentou participar no Festival da Canção 2018, como autor e compositor de três temas, não tendo sido seleccionado.

Curiosidades deste dia 6 de julho:

Hoje é Dia Internacional do Beijo e têm início as populares Festas de São Firmino, em Pamplona, na Espanha.

Comemora-se hoje também a independência das ilhas Comores (1975) e do Malawi (1964).

A 6 de julho de 1484, Diogo Cão descobre a foz do Rio Congo.

Também neste dia, em 1560, é assinado o Tratado de Edimburgo entre a Escócia e a Inglaterra.

Neste dia, mas em 1785, o dólar é escolhido por unanimidade como a moeda oficial dos Estados Unidos da América.

Em 1885, a 6 de julho, Louis Pasteur testa com sucesso a sua vacina anti-rábica.

A 6 de julho de 1932 dá-se a abertura da primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Também neste dia, mas em 1939, as empresa e negócios pertencentes a judeus na Alemanha são obrigadas a fechar.

Neste dia, em 1957, John Lennon e Paul McCartney encontram-se pela primeira vez em Liverpool.

Estão também hoje de parabéns: Alberto Nepomuceno, compositor brasileiro (1864); Marc Chagall, pintor francês (1887); Frida Kahlo, pintora mexicana (1907); Bill Haley, músico americano (1925); Janet Leigh, atriz americana (1927); Thelma Reston, atriz brasileira (1939); George W. Bush, político americano (1946); Sylvester Stallone, ator e realizador americano (1946); Toquinho, músico brasileiro (1946); Arnaldo Baptista, músico e cantor brasileiro (1947); Geoffrey Rush, ator australiano (1951); Lauro Corona, ator brasileiro (1957) e Ricardo, futebolista português (1982).

Neste dia faleceram: Henrique II, rei de Inglaterra (1189); Thomas More, político e escritor inglês (1535); Castro Alves, escritor brasileiro (1871); Guy de Maupassant, escritor francês (1893); Louis Armstrong, cantor e músico americano (1971); Robert McNamara, político americano (2009); Matilde Rosa Araújo, escritora portuguesa (2010) e Maria José Nogueira Pinto, política portuguesa (2011).

Desejamos as maiores felicidades a João Paulo Cavadas, João Sanguinheira e Ricardo Verdelho, com tudo o que mais desejam a nível pessoal e profissional. Muitos Parabéns!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.