No dia em que você nasceu… Inês Vaz, Nuno Norte, Rita Redshoes, Sara Belo e Telmo Miranda

Hoje, dia 10 de julho, é o aniversário de Nuno Norte, Inês Vaz, Rita Redshoes, Sara Belo e de Telmo Miranda.

Nuno Norte, nasceu na Marinha Grande em 1977, é um compositor e cantor português. Foi o vencedor da primeira edição do “Ídolos” que ocorreu 2003/2004, onde ficou a ser conhecido do grande público.
Participou no Festival da Canção nos anos 2009 e 2011, respetivamente com o tema “Lua sem Luar” de Paulo Abreu Lima e “São os Barcos de Lisboa”, uma canção de Carlos Massa, letra e música. Recentemente Nuno Norte editou um novo trabalho discográfico.

Inês Vaz reside em Lisboa, fez parte do grupo Lisboa Não Sejas Francesa no Festival da Canção de 2008, com o tema “Porto de Encontro”. Esta acordeonista integra a atual formação dos Flor-de-Lis sempre que existem espetáculos desta banda que nos representou no ESC em 2009, embora nessa altura a acordeonista fosse Ana Sofia Campeã. Foi co-compositora do tema “Amor em Preto e Branco”, que Rui Andrade interpretou no Festival 2012.

Rita Redshoes é o nome artístico de Rita Pereira, nascida em Lisboa, a 10 de julho de 1981. É cantora, letrista, compositora e multi-instrumentalista, toca piano, guitarra, bateria, metalofone e sintetizador. A sua carreira começou ainda na escola onde era baterista de uma banda em 1996. Continuou a fazer parte de alguns projetos musicais até que em 2003 foi convidada para teclista da banda que acompanhava David Fonseca ao vivo. Em 2006 fez um dueto com este cantor que se tornou um grande sucesso. Em 2007 alterou o seu nome para Rita Redshoes, numa inspiração do filme O Feiticeiro de Oz, e lançou o seu primeiro trabalho a solo no ano seguinte, com 12 músicas cantadas em inglês, intitulado Golden Era. Ao longo dos seus quatro trabalhos Rita Redshoes tem privilegiado a língua inglesa, à exceção deste seu último trabalho editado no mês passado que conta com três temas em português. Golden Era (2008), Lights & Darks (2010), Life Is A Second Love (2014) e Her (2016) são os seus quatro trabalhos discográficos. Participou como compositora do tema O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos, interpretado por Deolinda Kinzimba no Festival da Canção 2017.

Sara Belo também nasceu neste dia. Vive atualmente em Bruxelas mas é de Queluz. É licenciada em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema onde foi professora de Voz. Frequentou o Curso de Canto do Conservatório e terminou o Mestrado em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras. É actriz e cantora de vários tipos de música, desde a ópera, ao jazz ou ao pop. Já trabalhou com grandes nomes como João Mota, João Lourenço, Cláudio Hochman, entre outros. Participou no Festival da Canção 2006, como elemento do grupo MariaFolia. com o tema Bem Mais Além.

Telmo Miranda nasceu em 1973 em Lisboa, cidade onde também reside. É um músico e cantor português, já trabalhou em teatro de Revista e teve a sua participação no Festival em 1997, com uma canção de autoria de José Manuel Coelho, “Madrigal de Lianor”. Anteriormente tinha feito coros no Festival da Canção e Eurovisão, do tema “O Meu Coração Não Tem Cor”, que Lúcia Moniz interpretou. Este cantor tem um CD editado que se intitula “Para Ti” com originais de Ernesto Leite.

Como curiosidades deste dia temos: 

É Feriado Municipal no concelho de Miranda do Douro.

É o Dia Mundial da Lei.

No Brasil é o Dia da Pizza.

Neste dia em 1859, o Big Ben soou pela primeira vez em Londres.

Em 1973 dá-se a independência das Bahamas.

Neste dia 10 de Julho comemora-se a data do falecimento de Maria de Lourdes Pintassilgo, uma engenheira química, a única mulher que desempenhou o cargo de Primeiro-Ministro em Portugal, tendo chefiado o V Governo Constitucional.

Precisamente a 10 de Julho de 2016 a Seleção Portuguesa de Futebol consagra-se Campeã Europeia de Futebol do derrotar a seleção francesa, em Paris.

Aos nossos aniversariantes de hoje, endereçamos votos de um dia feliz, passado com alegria e repleto de coisas muito boas. Muitos Parabéns.

Fonte: Festivais da Canção | Autores:  Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s