No dia em que você nasceu… Camilo de Oliveira, Janot, Margarida Mercês de Mello, Ricardo Spínola e Romana

Hoje é o dia de aniversário de JanotMargarida Mercês de Mello, Ricardo Spínola e de Romana. Se fosse vivo também o grande comediante Camilo de Oliveira faria hoje o seu aniversário.

Camilo de Oliveira nasceu a 23 de Julho de 1924 nos camarins do Teatro do Grupo Caras Direitas, em Buarcos, o teatro que existia no concelho da Figueira da Foz. Nascido nas tábuas do teatro a sua vida foi dedicada aos palcos do teatro, da revista e da televisão. Estreou-se com apenas nove anos, ainda na sua terra natal, tendo saído depois para Lisboa em busca de uma carreira. Ficou conhecido sobretudo pelas suas personagens em televisão, tendo tido o seu auge com os papéis em Sabadabadu, em 1982, em que contracenou com Ivone Silva. Nesse ano, os seus personagens, Os Agostinhos, apresentaram as doze canções a concurso no Festival RTP da Canção. Ao longo da sua vida fez cerca de 47 revistas, entre outras peças de teatro, em todos os teatros de Lisboa. Na televisão protagonizou uma série de sitcoms na RTP e na SIC, as quais ficaram na memória de todos: Camilo & Filho (1995); As Aventuras de Camilo (1997); Camilo na Prisão (1998); A Loja do Camilo (1999). Foi casado com a atriz Io Apolloni e atualmente vivia com a também atriz Paula Marcelo. Faleceu dia 2 de Julho de 2016 devido a dois cancros.

João Lança é o único filho de Linda de Suza. É cantor e começou a estudar música aos 14 anos de idade. Aos 18 começa a compor ainda em França, depois a gravação de discos. No início da sua carreira começou a cantar com a sua mãe e depois a solo. Vem para Portugal em 1997/1998 e gravou vários trabalhos discográficos dos quais destacamos os seguintes: Não pares de sonhar, com músicas suas e letras de Pedro Malaquias, Fernando Girão e de Célia Lawson; A Força para Ficar, álbum onde incluiu a canção Aqui ou Além, que levou em 1998 ao Festival da Canção e por fim João Lança, o seu último trabalho editado, que está à venda na FNAC. Como referimos em 1998, João Lança concorreu ao Festival da Canção, com o nome artístico de Janot, com o tema Aqui ou Além, com música sua e de Carlos Maria de Carvalho e letra de Pedro Malaquias, tendo-se classificado em 8º lugar.

Margarida Mercês de Mello é outra das nossas aniversariantes de hoje. Nasceu em Luanda em 1953 e começou a trabalhar na RTP em 1978, como locutora de continuidade, ainda com o nome de Margarida Andrade. Foi apresentadora de inúmeros programas de televisão e atualmente faz locução para documentários. Também como apresentadora esteve presente no Festival, nos anos 1985 ao lado de Eládio Clímaco, e em 1993 tendo como colega António Sala. Fez os comentários do Festival Eurovisão da Canção 1988 e 2003 e foi porta-voz do júri português em 1993 e em 2001.

Ricardo Spínola nasceu na cidade de Tete, Moçambique, a 23 de Julho de 1970, viveu no Funchal e desde cedo veio para o continente tendo trabalhado com Filipe La Féria como ator e cantor. É casado com Henrique Feist, seu companheiro há muitos anos, desde os tempos da Maldita Cocaína. Participou nos programas Entretenimento Total, Cabaret e em algumas peças das quais se destacam Rapazes Nus A Cantar, na sua primeira versão. Ricardo Spínola foi elemento de palco da canção Do Outro Lado da Vida que Vanessa Silva interpretou no Festival da Canção 2008. Ficou também conhecido por ser uma das vozes do Dragon Ball. Neste momento é assistente de produção na Artfeist Produções Artísticas.

Por fim presenteamos também Carla Alexandra Pereira de Sousa – Romana – assim é mais conhecida. Nasceu em 1981 e é uma cantora portuguesa. Esta cantora, embora não sabendo o porquê, não é das que mais vezes aparece nas nossas televisões a cantar. No entanto, e o nosso site sabe, tem um vasto percurso na música, com 11 álbuns editados e várias compilações. Na estação de televisão TVI teve uma grande participação em reality shows desde o ano 2002 no Big Brother Famosos 1, até ao dia 1 de janeiro de 2016, tendo sido uma das finalistas do programa A Quinta, onde obteve um terceiro lugar. Ficou também bastante conhecida pela presença no programa A Tua Cara Não Me É Estranha, onde teve excelentes interpretações. Também passou pelo Festival da Canção. No ano 2009, Romana interpretou o tema Acordem Olhos Doirados, onde obteve um sétimo lugar.

Também para estes aniversariantes algumas curiosidades deste dia:

Diz-se que o dia certo do nascimento da grande diva portuguesa Amália Rodrigues é este dia 23. No entanto há registos escritos do seu nascimento no dia 1.

Também neste dia, em 1944, nasceu Maria João Pires, uma pianista de enorme sucesso a nível do nosso país, mas também no estrangeiro.

No ano 2004 morre Carlos Paredes, compositor e grande guitarrista português.

No ano 2011 morre também Amy Winehouse, uma cantora e compositora britânica, que ficou conhecida pelo seu visual extravagante, com um penteado demasiado alto e forte sombra negra a delinear os seus olhos.

Aos quatro aniversariantes de hoje, o nosso site deseja as maiores felicidades e que tenham um dia repleto com tudo o que melhor desejam. Muitos Parabéns. A Camilo de Oliveira a nossa homenagem!

Fonte: Festivais da Canção | Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s