No dia em que você nasceu… Nicolau Breyner, Rui Rechena, Rui Veloso e Tiago Ribeiro

Estamos quase a terminar este mês de Julho e continuamos a presentear mais cantores e não só, que estiveram presentes no nosso Festival da Canção.

O primeiro aniversariante de hoje é Rui Rechena. Nasceu neste dia 30 de Julho de 1966 e é baixista. Fez parte do grupo Homens da Luta, com os quais venceu o Festival da Canção 2011 com o tema A Luta É Alegria. No entanto, tal como Celina da Piedade, não participou na Eurovisão. Desde 2011 que é um dos fundadores do grupo Amor Electro, no qual é baixista, e que tem obtido inúmeros sucessos.

Rui Veloso nasceu a 30 de Julho de 1957. Apesar de ter nascido em Lisboa, desde cedo que viveu no Porto. Começou desde cedo a tocar e a cantar e aos 23 anos lançou o seu primeiro trabalho que se tornou um verdadeiro sucesso: Ar de Rock. É considerado o pai do rock português e influenciou um número vasto de artistas. Trabalhou em parceria com Carlos Tê com quem fez muitos dos sucessos da música portuguesa como Chico Fininho, Porto Côvo, Cavaleiro Andante, Porto Sentido, Não Há Estrelas No Céu, A Paixão, Lado Lunar, Jura, Todo o Tempo do Mundo, entre tantos outros. Participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1980 como elemento de palco do tema Olá Cega Rega, interpretado por Lena d’ Água na primeira semifinal. Depois, em 1986, compôs o tema Dessas Juras Que Se Fazem, hoje conhecido como o sucesso Jura, que Né Ladeiras interpretou, tendo Rui Veloso também estado em palco na banda que a acompanhava.

Neste dia presenteamos também Tiago Ribeiro. É um Ribatejano, nascido em Samora Correia, em 1988, localidade onde ainda hoje reside. É cantor e músico. Já fez parte do grupo Hi-Fi Energy Music como vocalista e esteve presente no Festival da Canção 2014. fazendo parte do coro do tema Nas Asas da Sorte, uma canção interpretada por Zana, onde obteve um 4º lugar na final. Foi também um dos finalistas do programa Portugal Tem Talento, na SIC e participou também no programa Rising Star, na TVI. Atualmente tem uma carreira a solo, tendo editado este ano o seu primeiro single: Não Me Deixes a Gostar de Ti.

Também neste dia nascia em Serpa no ano 1940, o cantor, ator e realizador Nicolau Breyner, que infelizmente nos deixou de uma forma abrupta, no dia 14 de março de 2016. Um Homem com um curriculum grandioso em todas as áreas do espetáculo em Portugal e uma grande perda para o nosso país. Faria hoje 77 anos. Esteve presente no nosso Festival da Canção no ano de 1968, como intérprete da canção Pouco Mais, um tema com letra de César de Oliveira e musica de João Vasconcelos. Foi apresentador do Festival da Canção 1977 ao lado do seu amigo Herman José, no Festival de 1990 em parceria com Ana do Carmo e no Festival da Canção 1994 dividiu a apresentação deste evento com Ana Paula Reis. Até sempre Nico!

Também para eles curiosidades deste seu dia de aniversário:

No ano 1848 é inaugurada em Lisboa a iluminação a gás com cerca de 26 candeeiros colocados junto à zona do Chiado.

No ano de 1928 nasceu na Amareleja a atriz Eunice Muñoz.

Neste dia, mas em 1947, nascia também Arnold Schwarzenegger, um ator, treinador de culturismo, empresário e também desempenhou o cargo de 38º Governador do Estado da Califórnia.

Em 1977 nascia em Rijeka, na Croácia, o compositor Andrej Babić, autor das músicas das canções Senhora do Mar, Canta por Mim, Sobrevivo, Vida Minha e Mea Culpa.

Elena Gheorghe, a representante da Roménia no Festival da Eurovisão 2009, nasceu a 3 de Julho de 1985, em Bucareste, a capital deste país.

No ano 2007 morre Ingmar Bergman, um dramaturgo e cineasta sueco. O seu nome está associado a alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos.

É desta forma que desejamos a Rui Rechena, Rui Veloso e Tiago Ribeiro um dia repleto de coisas muito boas, saúde e continuação de sucessos. Muitos Parabéns! Onde quer que esteja a nossa homenagem a Nicolau Breyner.

Fonte: Festivais da Canção | Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s