No dia em que você nasceu… Axel, Luís de Matos e Sara Campina

Neste dia 23 de agosto temos três aniversariantes: Axel, Luís de Matos e Sara Campina.

Axel nasceu em Cascais, a 23 de agosto de 1978. É filho do também cantor e produtor musical Fernando Correia Marques. Desde muito cedo começou a demonstrar o seu interesse pela música, tendo participado num Festival de Música Infantil em Setúbal, onde obteve um segundo lugar. Colaborou como corista em alguns trabalhos e gravou em 1997 o seu primeiro tema: Coração Traidor. Participou no Festival da Canção 1998 com a canção Só, À Tua Espera e depois disso é convidado para gravar o seu primeiro disco, donde saíram os sucessos Como É Que Eu Sei e Mais e Menos. Os êxitos e os trabalhos discográficos somaram-se, a par com uma carreira como comentador desportivo. Voltou a participar no Festival da Canção 2011 com Boom, Boom, Yeah, que foi um enorme êxito e teve inúmeras versões. Reuniu os seus êxitos em 2013 no álbum 15 Anos. Recentemente tem feito também um enorme sucesso no Brasil, onde passa largas temporadas a promover o seu trabalho, editando o seu disco para o mercado desse país.

Outro dos nossos aniversariantes é o ilusionista e apresentador Luís de Matos. Nasceu em Lourenço Marques, em Moçambique, a 23 de agosto de 1970, tendo deixado este país aos 5 anos, rumando a Portugal. Fez a sua primeira ilusão aos 11 anos. Estudou Produção Agrícola na Escola Superior Agrária de Coimbra. Começou a aparecer na televisão em 1990 como convidado de rubricas dos programas matinais da RTP, mas depois ganhou o seu próprio espaço televisivo tendo apresentado vários programas de sucesso como Isto É Magia (1992), Noite Mágica (1994), Ilusões com Luís de Matos (1996) ou Luís de Matos Ao Vivo (2001). Em todos estes programas o ilusionismo marcou presença e Luís de Matos era o apresentador e argumentista dos mesmos. É um dos mais prestigiados ilusionistas a nível mundial, tendo já recebido vários prémios a nível internacional, sendo também Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, distinção dada em 2014. Como apresentador foi convidado para apresentar as semifinais do Festival da Canção 1994, em conjunto com Ana do Carmo, no Teatro São João no Porto e no Teatro São Luiz em Lisboa. No ano seguinte é também um dos apresentadores das duas emissões rodadas em Portugal dos Jogos Sem Fronteiras, com Anabela Mota Ribeiro e Eládio Clímaco. Tem feito tournées por todo o mundo e em 2017 apresentou a série de programas Impossível com Luís de Matos.

Sara Campina é a nossa última aniversariante de hoje. Nasceu a 23 de agosto de 1987 em Lisboa e vive na Parede. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo tirado o curso de Línguas e Literaturas Modernas. A sua carreira começou aos 8 anos, sendo que desde cedo que se lembra de cantar em casa, estreando-se no programa Os Principais na RTP, onde interpretou o tema Baby Can I Hold You. Voltou a participar na 2ª série do programa em 1999, já com 12 anos, onde foi a grande vencedora, onde cantou Povo Que Lavas No Rio de Amália Rodrigues. No ano seguinte Filipe La Féria convida-a para participar no musical Amália, no qual desempenha o papel de Celeste Rodrigues em criança. Desde aí que a sua paixão pelo teatro musical cresceu. Participou no programa À Procura de Sally, onde foi finalista para desempenhar o papel principal no musical Cabaret em 2008 com encenação de Diogo Infante. Foi também cantora residente no programa Dá-me Música, na RTP, em 2009. Fez parte do elenco do musical A Pequena Sereia no Teatro Politeama. A par com a profissão de cantora e atriz, Sara Campina trabalha também na TAP. Nos últimos anos tem feito coros para vários artistas como Mónica Sintra e Toy, para além de fazer também dobragens de desenhos animados. Participou no Festival da Canção 2014 como elemento dos coros do tema Quero Ser Tua, interpretado por Suzy, que foi a grande vencedora da noite. Com ela participou também no certame eurovisivo no mesmo ano.

Curiosidades deste dia 23 de agosto:

Hoje é Dia Internacional do Combate à Injustiça e também Dia do Internauta.

A 23 de agosto de 1940, começam os bombardeamentos dos alemães a Londres durante a 2ª Guerra Mundial.

Também neste dia, mas em 1990, a Alemanha Ocidental (RFA) e a Alemanha Oriental (RDA) anunciam a sua união a 3 de outubro desse ano.

Hoje estão também de parabéns: Luís XVI, rei de França (1754); Gene Kelly, ator e dançarino americano (1912); Nelson Rodrigues, escritor brasileiro (1912); Tônia Carrero, atriz brasileira (1922); António de Oliveira Marques, historiador português (1933); Barbara Eden, atriz americana (1934); Susana Vieira, atriz brasileira (1942); Noor, rainha da Jordânia (1951); Paula Toller, cantora e compositora brasileira (1962); Glória Pires, atriz brasileira (1963); River Phoenix, ator americano (1970) e Catarina Wallenstein, atriz portuguesa (1986).

Também é hoje aniversariante a cantora grega Vicky Leandros, nascida em 1949. Representou duas vezes o Luxemburgo na Eurovisão, tornando-se numa das cantoras mais famosas. A primeira delas foi em Viena, em 1967, com o tema L’ Amour Est Bleu (vídeo aqui), classificando-se em 4º lugar e depois foi a grande vencedora do certame em 1972, com Après Toi (vídeo aqui).

Roberto Bellarosa nasceu a 23 de agosto de 1994 em Wanze, na Bélgica e também é hoje aniversariante. Representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção 2013, com o tema Love Kills (vídeo aqui), ficando em 12º lugar na grande final.

Faleceram neste dia: Rodolfo Valentino, ator italiano (1926); Didier Pironi, automobilista francês (1987) e Jack Sher, realizador americano (1988).

Desejamos a Axel, Luís de Matos e Sara Campina um excelente dia de aniversário, com tudo o que mais desejarem a nível pessoal e profissional. Muitos Parabéns!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.