A Nossa Playlist – Semana 54 com Francisco Andrade, Gonçalo Tavares, Green Windows, Nina Pinto e Quinteto Paulo de Carvalho

franciscoandrade_goncalotavares_greenwindows_ninapinto_quintetopaulodecarvalhoFazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da terceira temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por Luís Pereira, que nos levou até ao Festival da Canção 2004, na Operação Triunfo 2, em directo dos estúdios da Endemol na Venda do Pinheiro, donde escolheu o tema Caminhos Singelos, interpretado por Francisco Andrade, com letra de Rosete Caixinha, música de Múcio Sá e orquestração de José Marinho. Este tema foi o primeiro a desfilar nas duas galas e classificou-se em 3º lugar com 31003 votos do público. Foi a canção preferida da região do grande Porto e também das chamadas internacionais.

Luís Pereira justifica assim a sua escolha:
A interpretação de Francisco Andrade faz deste tema uma canção especial. Não sendo a ideal para representar Portugal na Eurovisão é uma composição agradável e que merece estar nesta playlist.

Avançamos onze anos para o Festival da Canção 2015. O tema Tu Tens Uma Mágica tem letra de Gonçalo Tavares José Cid e música e interpretação também de Gonçalo Tavares. A produção esteve a cargo de Ramón Galarza. Foi um dos temas apurados na primeira semifinal, através do voto dos compositores e também o mesmo sucedeu na final, passando à finalíssima também com o voto de qualidade dos compositores. Não foi revelada a classificação geral, sendo que este tema ficou no Top 3.

A escolha deste tema foi de Maria Fernanda Fonseca que comenta esta canção:
Voto nesta canção porque acho que Gonçalo Tavares merece. E porquê? É uma canção onde se encontra ali influência musical do seu tio José Cid, para além da música ser inteiramente de sua autoria.
É uma canção fresca, leve, mas a forma como Gonçalo Tavares está na música, não estando interessado em competições com colegas, sem vedetismos pompa e circunstância, e a forma simpática com que nos recebeu e concedeu as entrevistas, merece muito o meu reconhecimento e os desejos que continue a ser a pessoa que é, e com os maiores sucessos.

 

Na quarta-feira rumámos novamente até aos Estúdios do Lumiar, onde decorreu o Festival da Canção 1977, intitulado As Sete Canções, do qual Miguel Meira decidiu relembrar esta semana o tema Rita, Rita, Limão, interpretado pelo grupo Green Windows, composto por Luís Espinho, Joana Mendes, Maria José Almeida e Fátima Padinha. Esta canção tem letra de Margarida Moniz Pereira, música de António Moniz Pereira, orquestração do Quarteto 1111 e direcção de orquestra do maestro José Calvário. Neste festival esta canção classificou-se em 2º lugar com apenas 56080 votos, atribuídos pelos telespectadores que votaram através de cupões publicados na imprensa.

A escolha deste tema foi de Miguel Meira, que refere o seguinte:
Em 1977 houve sem dúvida uma viragem no género musical dos Festivais, assumindo este um carácter mais pop. Um dos temas ideais para representar Portugal no Festival da Eurovisão seria sem dúvida “Rita, Rita, Limão”, na interpretação destas quatro grandes vozes: Luís Espinho, Joana Mendes, Maria José Almeida e Fátima Padinha, que compunham a última formação dos Green Windows. Um tema alegre e jovial a mostrar um Portugal saído de Abril em direcção à modernidade das sonoridades musicais do disco pop.

Na quinta-feira Vasco da Câmara Pereira decidiu regressar ao Festival da Canção 2010 e ao tema Meu Coração Não É Meu, que foi interpretado por Nina Pinto. Esta canção tem letra de Augusto Madureira e música de Marios Gligoris. Nos coros estavam Ana Rita Inácio, Filipa Ruas, Carla Ribeiro, Felipe Fontenelle e Pedro Coelho. Foi o sétimo tema a desfilar na 2ª semifinal no Campo Pequeno e classificou-se em 7º lugar com 972 votos do público, que votou por televoto, não tendo sido um dos temas finalistas.

O nosso colaborador Vasco da Câmara Pereira comenta assim esta sua escolha:
Não é de todo fácil falar ou fazer uma crítica sobre uma canção interpretada por alguém por quem temos um enorme respeito e uma descomunal amizade. Seja como for, não escolhi esta canção pelos afetos, mas pela sua qualidade.
Sem ser faccioso, posso dizer sem qualquer dúvida que “Meu coração não é meu” é uma das canções mais bonitas que alguma vez concorreu ao Festival, quer em termos melódicos, quer em termos poéticos e orquestrais. Pena que não hajam mais canções com esta qualidade a competir ou a levantar a bandeira portuguesa no ESC nos últimos anos.
Adorei quando ouvi os primeiros segundos online, adorei quando a ouvi na sua totalidade e continuo a adorar seis anos mais tarde: “todos os fados são meus e é toda minha a saudade”. 
Os meus sentidos parabéns a toda a equipa envolvida: BRAVO!

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa poll, na semana anterior. Assim o tema escolhido foi (Já) Pode Ser Tarde, interpretado pelo Quinteto Paulo de Carvalho, composto por Paulo de Carvalho, Helena Isabel, Miguel Braga, André Sarbib e Carlos Araújo, no Festival da Canção 1984. Na nossa sondagem obteve 48% dos votos dos nossos leitores, com uma grande diferença da segunda classificada e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra e música são de Paulo de Carvalho e a orquestração foi do Quinteto Paulo de Carvalho. Esta canção classificou-se em 7º lugar com 9 votos do júri de sala, não tendo sido apurada para a final desse ano.

Esteja atento à nossa rubrica diariamente no nosso Facebook e recorde na próxima semana mais cinco temas que marcaram a história do Festival RTP da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s