Prémios Festivais da Canção 2016 – As homenagens do ano

premios_016Vamos começar por passar em revista o ano de 2016 nos mais variados aspetos culturais, tendo sempre como fio condutor e agregador os Festivais da Canção e da Eurovisão.

Neste último dia do ano, a primeira categoria é a que reúne os homenageados deste ano, distinções estas feitas por organismos nacionais e estrangeiros em prol dos agentes culturais portugueses que mais se distinguiram no ano que agora finda.

Os prémios e as homenagens de 2016:

No dia 29 de Janeiro a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana organizou um Tributo a Carlos Paião. O nosso destaque aqui.

O nosso site lembrou o músico Resende Dias na passagem do centenário do seu nascimento, com cinco artigos publicados entre 06/01 e 10/01,

Jorge Fernando foi condecorado a 18 de Fevereiro no Palácio de Belém, pelo então Presidente da República Professor Cavaco Silva. O nosso destaque aqui.

No dia 24 de Fevereiro Catarina Furtado e Simone de Oliveira foram homenageadas pela revista Eles e Elas. O nosso destaque aqui.

Agir venceu o Prémio José da Ponte atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. O nosso destaque de 27/02 aqui.

A cantora, autora e compositora Dina foi também por nós homenageada antes dos grandes concertos de Lisboa e Porto onde se despediu dos palcos devido a motivos de saúde. Entre 21/01 e 17/03 recordámos os grandes marcos na carreira de Dina. Pode aceder aqui aos vários artigos onde recordámos Dina. Esta intérprete foi alvo de várias homenagens nos espetáculos de Lisboa e Porto a que pode aceder aqui e aqui.

A propósito dos 40 anos de carreira do cantor e compositor Carlos Mendes dedicamos-lhe sete destaques entre 23/01 e 09/03, onde recordámos alguns dos seus grandes êxitos.

Nicolau Breyner também foi alvo da nossa atenção com artigos, entre 14/03 e 16/03, onde destacámos alguns dos muitos depoimentos de várias figuras públicas, como reação à sua morte que a todos apanhou desprevenidos.

Francisco Nicholson deixou-nos a 12/04 deste ano e foi alvo de algumas homenagens nas peças jornalísticas das estações de televisão. O nosso enfoque aqui.

A SPA, na cerimónia do dia 20 de maio, homenageou Carlos Alberto Moniz, Emanuel e Manuel Alegre. O nosso destaque aqui.

Mariza foi considerada pela revista britânica Songlines como a melhor Artista. Aceda aqui ao nosso destaque de então. Esta intérprete portuguesa foi nomeada em setembro para um Grammy, na Categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo de Língua Portuguesa, pelo seu CD Mundo. O destaque aqui.

Marco Rodrigues viu o seu CD Fados do Fado ser nomeado para um Grammy na Categoria Melhor Álbum Folk. O destaque aqui.

A cantora e atriz Vanessa Silva foi aqui lembrada pelos seus 20 anos de carreira com destaques que publicámos entre 10/06 e 28/06. Vanessa Silva foi homenageada no programa Fátima Lopes pela anfitriã onde não faltaram a presença e os testemunhos dos amigos.

Lembrar Amália foi o título que demos a uma modesta homenagem que fizemos entre 23/06 e 28/06.
Amália Rodrigues foi homenageada no Olympia de Paris, onde tantas vezes foi aplaudida, no dia 9 de Outubro com um grande espetáculo que esgotou esta mítica sala de espetáculos parisiense. Por esse palco e a homenagear Amália estiveram Simone de Oliveira, Nuno Feist, Anabela, Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Joana Amendoeira e Pedro Moutinho, entre outros. O nosso destaque aqui.

Carlos do Carmo mereceu a nossa atenção ao longo de 16 destaques publicados entre 18/07 e 04/08.
O atual Presidente da República Professor Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Carlos do Carmo, no dia 3/12 o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito. O nosso destaque aqui.

Dulce Pontes foi agraciada com o Prémio Tenca de Oro galardão que recebeu a 27 de Agosto. O nosso destaque aqui.

Maria Guinot foi distinguida, pela organização do Eurovision Live Concert, no decorrer da edição de 2016, na pessoa da sua familiar Catarina Guinot.

A OGAE Portugal foi também agraciada pela organização do Eurovision Live Concert que decorreu no Anfiteatro José Afonso, no dia 10 de Setembro.

O site Festivais da Canção foi mencionado com elogiosas palavras, por parte de Guilherme Santos o ideólogo e organizador do Eurovision Live Concert.

A 17 de Setembro Piedade Fernandes foi homenageada pela Câmara Municipal de Setúbal frente aos Paço de Concelho pela Presidente da respetiva edilidade, Maria das Dores Meira.  A notícia aqui.

Nuno Gomes dos Santos foi homenageado pelo Presidente da Câmara de Almada, no dia 17 de Dezembro, no Teatro Joaquim Benite num grandioso espetáculo onde estiveram colegas e amigos. Um espetáculo denominado: 50 anos de cantigas, 25 anos de livros.

Nunca é demais homenagear os artistas portugueses pela sua obra que enriquecem a nossa cultura e dignificam o nome de Portugal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s