No dia em que você nasceu… Andrea Soares, António de Sousa Freitas, Nuno Cardoso e Rui Andrade

Damos as nossas boas vindas a este Novo Ano. Que seja um ano muito positivo, que se concretizem sonhos, que haja mais amor, tolerância e paz. Continuamos a celebrar e a homenagear figuras do nosso Festival da Canção, e neste primeiro dia do ano temos quatro pessoas às quais devemos prestar a nossa singela homenagem e dar os parabéns.

Começamos por Andrea Soares. Nasceu em Lisboa a 1 de janeiro de 1982. Cresceu a ouvir música e durante a adolescência começou a cantar em bares de karaoke. Aos 19 anos concorreu ao programa Popstars, na SIC, donde saiu vencedora com as suas colegas e formou a girlsband NonStop. Tiveram um enorme sucesso em Portugal e lançaram dois discos. Participaram no Festival da Canção 2006, do qual saíram vencedoras com o tema Coisas de Nada, representando o nosso país na Eurovisão, em Atenas. Classificaram-se em 19º lugar com 26 pontos, na semifinal, não tendo sido finalistas. Pouco depois a banda terminou e a partir daí Andrea Soares começou a ser solicitada para partilhar alguns temas de música house. Em 2012 fundou com Liliana Almeida o projeto Kaya com influências da música africana e portuguesa, um projecto de fusão musical que foi muito bem recebido.

Homenageamos também hoje António de Sousa Freitas. Nasceu também neste dia 1 de janeiro de 1921, em Buarcos, perto da Figueira da Foz. Começou o seu percurso literário enquanto estudante de Direito em Coimbra, onde não terminou a licenciatura. Foi um dos mais conceituados poetas dos anos 50 e 60, tendo escrito temas para inúmeros cantores como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, Maria de Lurdes Resende, Maria Clara, entre muitos outros. Colaborava especialmente em parceria com Nóbrega e Sousa e Joaquim Luís Gomes. Foi diretor de serviços de informação médica e a par com essa profissão foi colaborador pontual de inúmeros jornais e revistas como a Flama, Século Ilustrado, Diário Popular, entre outros. Fez também textos para a rádio na antiga Emissora Nacional e colaborou com a RTP. Foi homenageado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz com a Medalha de Mérito em ouro e tem uma placa com o seu nome no Casino da Figueira, por ter sido ele o letrista do célebre tema Figueira da Foz, que Maria Clara interpretou. Para além de inúmeros prémios foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique em 1985 pelo presidente Ramalho Eanes. Participou como letrista em quatro Festivais da Canção: em 1966 com Eu Nunca Direi Adeus, interpretada por Sérgio Borges (2º lugar) e com Caminhos Perdidos cantada por Madalena Iglésias (6º lugar); em 1967 escreve a letra de Sou Tão Feliz para a voz de Marco Paulo (6º lugar); em 1970 assinou a letra de Folhas Verdes, interpretada por Maria da Glória (6º lugar); e por fim em 1973 participou com Menina de Luto cantada pelo grupo Mini Pop (7º lugar). Faleceu a 30 de junho de 2004, no Hospital Pulido Valente, vítima de doença prolongada.

Nuno Cardoso Felner nasceu no Porto, a 1 de Janeiro de 1975. É cantor e ficou conhecido do grande público depois de participar com Fábia Amarante no programa Família Superstar. Formaram um dueto, tendo editado dois trabalhos discográficos. Participaram por duas vezes no Festival da Canção: em 2009 com Não Demores (Quero-te Aquecer), classificando-se em 7º lugar ex-aequo, e em 2010 com Amar (Vieste Para Me Salvar), sendo que esta última não foi finalista. O duo fez uma pausa, mas Nuno Cardoso seguiu uma carreira a solo, agora como Nuno Felner, tendo editado em 2016 o seu primeiro trabalho a solo, intitulado Contigo, no entanto Fábia Amarante continua a fazer parte dos seus espetáculos ao vivo, onde em muitos deles revivem a dupla Nuno & Fábia.

O nosso último aniversariante de hoje é Rui Andrade. Nasceu neste dia, em 1985 e é natural de Amarante, sendo que reside em Lisboa desde 2009. Para além de cantor, o seu percurso é marcado também pela presença em inúmeros musicais e peças de teatro. Teve formação musical durante a juventude e aulas de canto. Concorreu à primeira edição dos Ídolos, tendo sido este o seu pontapé de saída para se tornar conhecido. Fez parte do elenco de inúmeros musicais de Filipe La Féria, dos quais se destacam Jesus Cristo Super Star, Música No Coração, West Side Story, Um Violino no Telhado, Piaf, Uma Noite em Casa de Amália ou Grande Revista À Portuguesa. Na televisão fez parte do elenco principal da 7ª série de Morangos com Açúcar, o que lhe deu uma enorme visibilidade junto do público mais jovem. Participou também com destaque no programa da TVI, A Tua Cara Não Me É Estranha. Em 2017 esteve em cena nas comédias God e Mais Respeito Que Sou Tua Mãe, com Joaquim Monchique. Participou três vezes nos Festivais da Canção, classificando-se sempre em 3º lugar: em 2011 com Em Nome do Amor, em 2012 na defesa de Amor a Preto e Branco, e em 2014 interpretando Ao Teu Encontro. Ainda neste último ano faz parte dos elementos de palco do tema Shine, da Rússia, no Festival Eurovisão da Canção 2014. É um apaixonado pelo fenómeno eurovisivo, sendo presença assídua no Eurovision Live Concert em Setúbal.

Curiosidades deste dia 1 de janeiro:

Este é o Dia Mundial da Paz, além de ser o dia da Fraternidade Universal, sendo por isso um Feriado internacional, adotado por quase todos os países do planeta. É também chamado o Dia de Ano Novo.

Em 1899 dá-se a independência de Cuba e em 1912 forma-se a República da China. A 1 de janeiro de 1934, a ilha de Alcatraz é transformada numa prisão federal americana, conhecida também como O Rochedo.

Neste dia, mas em 1939, Bill Hewlett e David Packart fundam a empresa Hewlett-Packart, conhecida como HP e líder em hardware para computadores e ainda relacionado com isto em 1983 é criada a Internet, que veio revolucionar a conexão entre pessoas e o acesso à informação.

Em 1942 é assinada por 26 países a declaração das Nações Unidas. A 1 da janeiro ficaram independentes inúmeros países: Sudão (1956); Camarões (1960); Samoa Ocidental (1962); Brunei (1984) e Aruba (1986).

Em 1958, neste dia, e depois da assinatura do Tratado de Roma no ano antes, é criada a Comunidade Económica Europeia, posteriormente designada por União Europeia. A maior parte dos países aderiu no dia 1 de janeiro de vários anos, sendo que Espanha e Portugal fizeram parte desta comunidade em 1986.

Também neste dia Fulgêncio Batista, ditador cubano, é deposto pelas forças de Fidel Castro, durante a revolução cubana em 1959.

A 1 de janeiro de 1980 dá-se um grande sismo nos Açores que provoca a morte a 73 pessoas e também neste dia, mas em 1993 dá-se a separação oficial da Checoslováquia em dois países: a República Checa e a Eslováquia.

Em 1999, neste dia, é introduzido o Euro como moeda oficial em onze países membros da União Europeia, sendo que os restantes países vão aderindo também neste primeiro dia em vários anos.

A 1 de janeiro de 2011, Dilma Rousseff é proclamada a primeira mulher a presidir o Brasil e em 2017, António Guterres é eleito secretário-geral das Nações Unidas.

Para além dos nossos aniversariantes, neste dia nasceram também: Lourenço de Médicis, político italiano (1449); Eduardo Dusek, cantor e compositor brasileiro (1958) e Gabriela Alves, atriz brasileira (1972).

Neste primeiro dia do ano faleceram: Luís XII, rei de França (1515); Johann Bach, compositor alemão (1782) e Yara Amaral, atriz brasileira (1989).

Aos nossos aniversariantes Andrea Soares, Nuno Cardoso e Rui Andrade, o nosso site endereça votos de Parabéns. Que tenham um dia cheio de felicidade, recheado de muito amor e carinho e com continuação dos maiores sucessos. A António de Sousa Freitas a nossa homenagem pela importância que teve na música portuguesa.

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s