No dia em que você nasceu… Joana Almeida, Jorge Quintela e Luiz Caracol

Hoje comemoram o seu aniversário Joana Almeida, Jorge Quintela e Luiz Caracol .

Joana Almeida nasceu no Porto a 9 de janeiro de 1984 e reside em Lisboa. É cantora e atriz, tendo feito parte de inúmeros projetos quer em teatro, cinema, anúncios ou em dobragens. Participou no Festival da Canção 2008, integrada no grupo Blá, Blá, Blá, e defendeu o tema Magicantasticamente (5º lugar). Voltou a participar no nosso Festival da Canção em 2014, como elemento de palco do tema Mea Culpa (2º lugar), interpretado por Catarina Pereira. Participou no musical 74.14 e fez também sucesso na peça E Morreram Felizes Para Sempre. Teve participações especiais em várias novelas como Tu & Eu, Rosa Fogo ou Sol de Inverno. Em 2017 fez parte do elenco do cluedo teatral 1908, na Quinta da Nova Assunção, em Belas, e esteve como a magnífica Manuela no filme Al Berto, que foi um enorme êxito.

Jorge Quintela é outro dos nossos aniversariantes. Nasceu a 9 de janeiro de 1964 e é compositor e orquestrador. Tem trabalhado com grandes nomes da música portuguesa. Teve cinco participações no nosso Festival da Canção. Em 1990 foi orquestrador do tema Uma Rainha (6º lugar), interpretada pelo grupo Onda Média e em 1991 assina a letra e a música em co-autoria do tema Bye Lili, Bye (4º lugar) interpretada por Tó Leal e Gustavo Sequeira e também foi o orquestrador do tema. No mesmo Festival foi co-compositor e orquestrador do tema vencedor da noite: Lusitana Paixão, interpretado por Dulce Pontes, que depois representou o nosso país na Eurovisão, em Roma, classificando-se num brilhante 8º lugar. No ano seguinte concorreu novamente como orquestrador do tema Boa Noite Tristeza (4º lugar), defendido por Isabel Campelo. A sua última participação no Festival da Canção foi em 1998 como compositor e orquestrador do tema Uma Lua Em Cada Mão (3º lugar), que Sofia Barbosa cantou.

O nosso último aniversariante é Luiz Caracol, de nome Luís Carvalho, nascido a 9 de janeiro de 1976 em Elvas. Os seus pais tinham chegado há pouco de Angola e o ambiente em que foi criado foi sempre de mescla cultural entre Portugal, Angola e o Brasil, o que vai posteriormente influenciar a sua música. Em 1996 entrou para a Academia de Música e dois anos mais tarde para o Hot Club de Portugal, onde estudou até 2001. Tocou em alguns bares e clubes no início de carreira. Fez parte de inúmeros projectos como os Tribo Urbana ou Luiz e a Lata, com estes últimos editou dois discos, tendo tido algum sucesso. Em 2009 foi convidado por Sara Tavares para fazer parte da sua banda e acompanhá-la na sua tournée internacional. Editou já dois discos a solo Devagar (2013) e Metade e Meia (2017) que são uma mistura de géneros musicais oriundos das suas influências de música jazz à world music.

Participou a primeira vez no Festival da Canção 2001, como vocalista do grupo Tribo Urbana, interpretando o tema Poder Voar, que se classificou em 5º lugar. Voltou alguns anos mais tarde ao evento, em 2007, também como vocalista do projeto Luiz e a Lata, e defendeu o tema Ai Pode, ficando em 8º lugar.

Curiosidades deste dia 9 de janeiro:

Nos Estados Unidos hoje é o Dia do Astronauta.

No ano de 1154, a 9 de janeiro, Sintra recebe o foral de D. Afonso Henriques.

Também a 9 de janeiro de 1905 dá-se o domingo sangrento em São Petersburgo, quando os manifestantes marcham até ao Palácio de Inverno para fazer um pedido ao Czar Nicolau II e são recebido a tiro.

Em 1981, Francisco Pinto Balsemão substitui Diogo Freitas do Amaral no lugar de Primeiro-Ministro de Portugal.

Neste dia, mas no ano de 2007, Steve Jobs lança o primeiro iPhone.

Para além dos nossos aniversariantes estão também hoje de parabéns: Papa Gregório XV (1554); Luísa Todi, cantora lírica portuguesa (1753); Simone de Beauvoir, filósofa francesa (1908); Richard Nixon, presidente americano (1913); Paulo Goulart, ator brasileiro (1933); Joan Baez, cantora americana (1941); Jimmy Page, guitarrista inglês (1944); Claudio Caniggia, futebolista argentino (1967) e Catherine Middleton, duquesa de Cambridge (1982).

Também destaque neste dia para o aniversário do cantor italiano Domenico Modugno, nascido a 9 de janeiro de 1928 e que obteve inúmeros sucessos na música italiana. Participou três vezes no Festival Eurovisão da Canção: em 1958, com Nel Blu Dipinto di Blu (3º lugar), em 1959 com Piove (6º lugar) e por fim em 1966 com Dio Come Ti Amo (17º lugar). Faleceu a 6 de agosto de 1994.

Lara Fabian nasceu também a 9 de maio de 1970. É uma das cantoras mais conhecidas no mundo inteiro. De origem belga cedo começou no mundo da música tendo participado no Festival Eurovisão da Canção 1988 com o tema Croire, classificando-se em 4º lugar. Teve inúmeros sucessos dos quais se destacam Je T’Aime, I Will Love Again ou Love By Grace. Fez um dueto com Tony Carreira em 2017.

O nosso site endereça aos três aniversariantes Joana Almeida, Jorge Quintela e Luiz Caracol, votos de um dia muito feliz, com tudo quanto de bom desejam. Felicidades. Muitos Parabéns.

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s