No dia em que você nasceu… Alex Smith, José Arrais e Nuno Gomes dos Santos

1001Neste dia 10 de janeiro são três os nossos aniversariantes: Alex Smith, José Arrais e Nuno Gomes dos Santos.

O nosso primeiro aniversariante de hoje é Alex Smith. Nasceu a 10 de janeiro de 1982 em Manchester com o nome de Alexandre Smith Amaral. Veio para o Porto ainda em criança. Descobriu a paixão pela música depois de ter sido guarda-redes no Futebol Clube do Porto. É licenciado em Ciências Farmacêuticas. Inscreveu-se em 2007 na 3ª edição da Operação Triunfo, que o tornou conhecido, sendo muitas das vezes o favorito do público. Participou de seguida no Festival da Canção 2008, com o tema Obrigatório Ter, com autoria de Pedro Malaquias e Jan van Dijck, classificando-se em 2º lugar, com 6928 votos. Foi cantor residente na banda da Praça da Alegria em 2009 e nesse ano editou o seu primeiro trabalho intitulado Igual a Mim. Atualmente é gerente comercial na Alliance Healthcare Portugal e relações públicas da discoteca Eskada no Porto.

José Arrais nasceu a 10 de Janeiro de 1961. Vive em Tercena e trabalha na Associação Irmãos Menonitas de Portugal. É tenor e colaborou em programas com jovens com Dale Chappell, sendo que era um grupo mais do estilo gospel, que atuava mais em eventos religiosos. Participou no Festival da Canção 1996, como elemento do grupo SomSeis, em que interpretou A Canção da Paz, classificando-se em 3º lugar com 76 pontos. Este tema tinha letra de Rosa Lobato de Faria e música de Thilo Krasmann.

O nosso último aniversariante é Nuno Gomes dos Santos, nascido a 10 de janeiro de 1947 em Lisboa. É cantor, autor, compositor e escritor, tendo participado em inúmeros Festivais da Canção. É licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi jornalista em diversos jornais do nosso país. Foi um dos membros fundadores do grupo Intróito e foi um dos participantes mais assíduos do nosso Festival da Canção, quer como cantor, quer como elemento do coro ou como letrista ou compositor. Como intérprete teve duas participações no certame, integrado no grupo Intróito, com Verdes Trigais (3º lugar) em 1970 e com Palavras Abertas (5º lugar) em 1971, uma composição sua. Fez coros para os dois temas de Hugo Maia de Loureiro nos Festivais de 1970 e 1971, e também para o tema vencedor do certame de 1971, Menina, indo a Dublin à Eurovisão nesse ano. No ano seguinte voltou a participar como co-letrista de Esta Festa das Cidades (7º lugar), que João Henrique cantou.

Na década de 80 participou em seis certames. No Festival da Canção 1980 foi letrista e compositor do tema Um Abraço Mais Nada (4º lugar), que Helena Isabel defendeu na primeira semifinal. No ano seguinte foi autor da letra de Tempo de Partir (6º lugar), que Samuel interpretou. Assinou também as letras de E Afinal Quem És Tu (3º lugar), cantado por Helena Isabel no certame de 1983 e de Que Coisa É Esta Vida (4º lugar), defendida por Paco Bandeira no ano seguinte. No Festival da Canção 1985 foi letrista do tema Meu Amor, Minha Dor, Meu Jardim (2º lugar) que Eduarda interpretou e também de Malmequer, Sim ou Não (7º lugar), do grupo Aguarela. Voltou a participar como letrista no Festival da Canção 1987, no tema Imaginem Só (3º lugar) cantado por Ana Alves.

Para as semifinais do Festival da Canção 1992, Nuno Gomes dos Santos assinou a letra de dois temas: Chuva de Alegria (8º lugar), interpretado por Isabel Campelo, e Barco dos Navegantes (6º lugar), este último também com música sua e interpretação de Luísa Basto. A partir do ano seguinte faz as letras dos temas apresentados por Jan van Dijck nos Festivais seguintes, onde alcançou bastante sucesso: em 1993, com No Dia Seguinte (6º lugar), interpretado por Paulo Brissos; em 1994, Pedro Miguéis canta Todos Nós Alguma Vez (2º lugar); em 1995 com Ainda É Tempo (4º lugar), também defendida por Pedro Miguéis; em 1996, voltou o mesmo intérprete dos dois anos anteriores para cantar Prazer em Conhecer (5º lugar) e por fim em 1997 fez a letra para Nosso Canto Chão (8º lugar), defendida pelo grupo Oriundi. Ainda nesse ano faz também a letra da canção Da Primeira Vez (2º lugar), com música de João Mota Oliveira e interpretação de Sónia Mendes. A sua última participação nos Festivais da Canção foi em 1998, quando assinou a letra do tema Só O Mar Ficou (2º lugar) que Teresa Radamanto interpretou.

Nuno Gomes dos Santos comemorou em 2016, 50 anos de carreira nas cantigas e 25 anos de livros editados, com um grande espetáculo no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Lisboa, em que estivemos presentes. Leia a nossa reportagem aqui.

Curiosidades deste dia 10 de janeiro:

Hoje é o Dia de São Camilo e dia da Festa de São Gonçalo, em Amarante.

A 10 de janeiro de 1875 é fundado o Partido Socialista Português e também neste dia, em 1907, a Torre de Belém é classificada como Monumento Nacional em Portugal.

Neste dia, em 1946, tem lugar em Londres a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas, com a presença de 51 nações.

Para além dos nossos aniversariantes estão também de parabéns neste dia: Bernard Lee, ator inglês (1908); Júlio Pomar, pintor português (1926); Rod Stewart, cantor inglês (1945); Linda Lovelace, atriz americana (1949) e Pat Benatar, cantora americana (1953).

Neste dia faleceram: Coco Chanel, estilista francesa (1971) e David Bowie, cantor e músico inglês (2016).

O nosso site deseja para Alex Smith, José Arrrais e Nuno Gomes dos Santos um feliz dia de aniversário, repleto de muito amor e carinho. Continuação de sucesso nas vossas carreiras, e também saúde. Muitos Parabéns!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Um pensamento sobre “No dia em que você nasceu… Alex Smith, José Arrais e Nuno Gomes dos Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.