Nuno Figueiredo em entrevista |exclusivo|

nuno-figueiredoNuno Figueiredo nasceu a 15 de março de 1974 no Porto, mas atualmente reside em Beja.
Com Jorge Benvinda forma o grupo Virgem Suta em Beja, um grupo apoiado pela produção de Hélder Gonçalves dos Clã. Compuseram muitos temas até se tornarem conhecidos e hoje uma das bandas de referência das novas sonoridades musicais da música portuguesa. Começaram o seu caminho em 2008 e contam já com dois discos: Virgem Suta (2009) e Doce Lar (2012). O tema Ela Queria que apresentamos em baixo é um dos seus temas mais conhecidos, tendo sido já banda sonora da novela Santa Bárbara.

Passamos a publicar a entrevista que Nuno Figueiredo amavelmente nos concedeu.

Festivais da Canção – Como surgiu e encarou o convite para participar no Festival da Canção 2017?
Nuno Figueiredo – O convite surgiu de forma totalmente inesperada, fui contactado pela organização do Festival, que me explicou a ideia, eu gostei bastante do desafio e aceitei-o. Foi um processo bastante simples. 

FC – Tem acompanhado os últimos Festivais da Canção? Quando foi a última vez que viu um Festival da Canção?
NF – Aquele que tenho mais presente terá sido um dos últimos, creio que em 2011 aquando da participação dos Homens da Luta. Recordo-me disso pelo burburinho que causou. 

FC – Que tipo de tema vai levar ao Festival da Canção?
NF – A canção anda à volta de algumas das características que nos definem enquanto povo. Isto de se ser português é assunto que dá pano para mangas e entusiasma-me escrever sobre assuntos do nosso quotidiano.

FC – Qual o conceito e estética musical que irá estar subjacente à sua proposta para a próxima edição do Festival da Canção?
NF – É uma canção pop com pormenores que me remetem para uma época da música que aprecio bastante e mais não vou revelar.

FC – Quem é ou irá ser o autor da letra do seu tema?
NF – Sou eu. Letra e música são de minha autoria.

FC – Para o próximo Festival da Canção a RTP deixou cair a obrigatoriedade de cantar em português, permitindo a cada equipa a escolha do idioma com que deseja concorrer. Qual é o idioma que a sua canção se vai apresentar no Festival da Canção 2017?
NF – Vai ser em Português.

FC – Já tem intérprete para a sua canção?
NF – Sim tenho. Fiz a canção propositadamente para a pessoa. Quando puder revelar, fá-lo-ei. Neste momento ainda não posso.

FC – Porque nos últimos anos o Festival da Eurovisão é também imagem e espetáculo que podemos esperar da sua participação neste âmbito?
NF – Pode-se esperar uma atuação coerente com a canção que vamos apresentar, não descurando obviamente a vertente espetáculo, mas tendo presente que o Festival é da canção e ela é que deverá ser o “espetáculo”. 

FC – Qual é a sua canção preferida ou canções preferidas entre todas as que passaram pelos Festivais RTP da Canção?
NF – Acho que o Playback do Carlos Paião. Gosto muito de muitas das suas composições.

FC – Este espaço é seu caso queira deixar uma mensagem para os nossos seguidores.
NF – Desejo a todos um fantástico 2017 e espero que o Festival da Canção deste ano vos entusiasme tanto ou mais do que me está a entusiasmar a mim. Saúde!

FC – Agradecemos a Nuno Figueiredo a sua disponibilidade na concessão desta entrevista.

Fonte: Festivais da Canção | Entrevista de Carlos Portelo a Nuno Figueiredo

5 pensamentos sobre “Nuno Figueiredo em entrevista |exclusivo|

  1. Pingback: Bruno Vasconcelos é o produtor do tema de Nuno Figueiredo |

  2. Pingback: Bruno Vasconcelos é o produtor do tema de Nuno Figueiredo no FC2017 |

  3. Pingback: Canção nº7 – Segunda Semifinal – “Gente Bestial” por Jorge Benvinda – As declarações |

  4. Pingback: FC2017 – 2ª Semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  5. Pingback: A II Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe uma Resposta

