Nuno Gonçalves em entrevista |exclusivo|

Nuno Gonçalves

Nuno Gonçalves

Nuno Miguel Cândido Gonçalves é um músico português, fundador da banda The Gift, originária de Alcobaça, em 1994.
Ao longo dos tempos tem sido responsável por muitos dos maiores êxitos do grupo entre eles Music, Driving You Slow, Fácil de Entender, Primavera e o seu último sucesso Clássico.
Colaborou já com Rodrigo Leão e produziu os discos do grupo Loto e de Jel, dos Homens da Luta. Em 2009 liderou o projeto Hoje, assinando a escolha do repertório, os arranjos e a direção musical do disco Amália Hoje, dado uma nova sonoridade a muitos dos clássicos de Amália Rodrigues, interpretados por Sónia Tavares. Nuno Gonçalves é o pianista do grupo The Gift, que continuam a fazer inúmeros concertos por todo o Portugal.

Vamos passar a descrever a entrevista que Nuno Gonçalves nos concedeu.

Nuno Gonçalves em entrevista a Festivais da Canção disse que quando recebeu o telefonema, por parte de Nuno Galopim e de Henrique Amaro, a convidá-lo para o Festival da Canção estava em Nova Iorque a gravar o novo videoclip dos The Gift que foi divulgado há dias. Curiosamente na véspera de receber este convite quando estava a jantar e a ouvir um grupo de jazz easy listening disse para Sónia Tavares que este poderia ser o tipo de música para o novo Festival da Canção e no dia seguinte o convite surgiu e foi prontamente aceite por este compositor, referindo melhor timing era impossível recebi o convite em Nova Iorque e foi prontamente aceite por mim.

O compositor não tem assistido aos últimos Festivais da Canção e um dos principais motivos é o facto de estar a residir em Madrid desde 2008, tendo assistido às finais espanholas para o Festival da Eurovisão, realçando que a qualidade das canções do nosso país vizinho, na corrida para o ESC, é sempre muito baixa.

Sobre as canções que têm concorrido em Portugal Nuno Gonçalves refere que temos tido um papel honesto, mas que faltava um twist, sangue novo, qualquer injeção de algo mais vibrante da parte dos compositores portugueses.
Sobre os compositores participantes no Festival da Canção 2017 Nuno Gonçalves afirma que são todos muito bons, cada um no seu estilo e isto pode ser um pontapé de saída para que num prazo de 10 a 20 anos Portugal possa cimentar o seu papel de construtor de canções que era um papel que tínhamos nos anos 60 e 70 e que se perdeu.

Sobre a sua canção para o Festival o compositor revela que será algo como faz para os The Gift e citamos gosto de arranjos étnicos, de colocar muitos instrumentos, gosto de por cordas, gosto de por trompas, gosto de ter um ar clássico muito presente nas canções… é uma canção alegre, algo sentimental, não é de todo uma canção triste, não é uma canção para sair de casa aos pulos, é uma canção de esperança com alguma portugalidade.

Nuno Gonçalves é também o autor da letra e revelou que a canção está feita, é em português e se chama Nova glória.

Quem vai subir ao palco para interpretar a sua canção é um grupo, mas não serão os The Gift assegurou-nos, Segundo informação do compositor, este grupo foi criado propositadamente para a defesa da sua canção no Festival e espera que o grupo prossiga para além do evento. O nome do grupo ainda não está completamente definido.

Nuno Gonçalves refere que tem assistido aos Festivais da Eurovisão, não na íntegra com os três espetáculos, mas tem acompanhado muito do que se tem feito, nomeadamente os vencedores, tendo estar a par das inovações do que tem acontecido na Eurovisão. Este músico defende que seria um erro estar a condicionar a construção de uma canção em prol do que se tem feito na Eurovisão, citamos: Não devemos ser influenciados por quem ganha ou pelo que tem sido a experiência nos últimos anos.

Nuno Gonçalves mencionou que as canções que têm vencido o Eurofestival nos últimos anos têm sido canções fortes e de qualidade, referiu que a canção vencedora do ano passado teve um cariz mais político, destacando a canção interpretada por Conchita Wurst, caso tivesse sido cantada, por exemplo, pela Adele seria um hit, tenho que admitir que gosto da canção, é um clássico.

No que concerne à apresentação em palco da sua canção, Nuno Gonçalves refere que tem algumas coisas pensadas, mas que terá que debater com os intérpretes e citamos: Imagino uma coisa baseada na pop art… uma coisa muito simples, muito minimal, colorida e com alguma elegância… sobriedade no meio da cor.

Entre todas as canções que participaram nos Festivais RTP da Canção Nuno Gonçalves elegeu No teu poema como a sua canção preferida, remetendo para a versão incluída no álbum de As 3 Marias em conjunto com Simone de Oliveira, apelidando esta versão de notável, tendo-o feito redescoberto o respetivo original.

Este compositor refere que a prioridade é relançar o Festival da Canção como um produto de qualidade primeiro internamente, mesmo que a classificação da canção portuguesa não seja a melhor.

Por outro lado defende que o céu é o limite e que se não acreditasse na sua canção para singrar na Eurovisão não a teria composto.

Nuno Gonçalves deixou a seguinte mensagem para os nossos leitores: Que acompanhem que vibrem com as novas canções, que apoiem para que todos juntos consigamos que nos próximos eventos, nos próximos anos, levantar um bocadinho a fasquia, quer de qualidade, quer de audiências, tornar de novo o Festival apelativo, com qualidade.
A finalizar esta sua mensagem Nuno Gonçalves fez questão de mencionar que atualmente o ser apelativo é muitas vezes sinónimo de falta de qualidade, defendendo o oposto, ou seja, que se pode e deve ser apelativo precisamente pela qualidade.

Agradecemos a Nuno Gonçalves a disponibilidade e simpatia na concessão desta entrevista.

Fique com os The Gift aqui, como no Festival da Canção irá estar a canção de Nuno Gonçalves, ou seja, em português porque afinal é mais Fácil de entender.

Fonte: Festivais da Canção | Entrevista de Carlos Portelo a Nuno Gonçalves

5 pensamentos sobre “Nuno Gonçalves em entrevista |exclusivo|

  1. Pingback: Viva La Diva – Os intérpretes da canção de Nuno Gonçalves |

  2. Pingback: FC2017 – 1ª Semifinal – A ficha técnica com ligações às entrevistas recebidas |

  3. Pingback: Canção nº 8 – Primeira Semifinal – “Nova glória” por Kika Cardoso – As suas palavras |

  4. Pingback: FC2017 – 1ª semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  5. Pingback: A I Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s