Festival da Canção 2017 – As biografias dos 8 cantores da 1ª semifinal

fc2017_sf1A RTP divulgou há instantes os 8 cantores concorrentes, na primeira semifinal do Festival da Canção 2017 que decorrerá a 19 de fevereiro em local a designar.
Entre os nomes participantes vemos que Márcia assume também a interpretação, para além de ser compositora. Entre os nomes mais conhecidos estão Rui Drumond (ESC2005), que já participou na Eurovisão. Muitos dos nomes da listagem da RTP vêm de programas de novos talentos e já foram entrevistados pelo nosso site onde manifestaram sempre a sua disponibilidade de estarem presentes no Festival da Canção como Kika Cardoso (ler aqui), Fernando Daniel (ler aqui) e Deolinda Kinzimba (ler aqui).

Passamos então a divulgar quem serão os 8 cantores concorrentes, fazendo também um pequeno enquadramento de cada um destes nomes numa pequena biografia, revelando assim por ordem de atuação na primeira semifinal.

Semifinal 1 – 19 de Fevereiro

1 – Márcia é o nome artístico de Ana Márcia de Carvalho Santos, nascida em Lisboa a 19 de fevereiro de 1982. O seu estilo musical está entre o pop, o rock e o folk. O seu primeiro trabalho original data de 2009, em nome próprio. Depois disso tem mais três discos: (2011), Casulo (2013) e Quarto Crescente (2015). É cantora e compositora e fez parte do grupo Real Combo Lisbonense, entre 2008 e 2012. Destacam-se entre os seus temas alguns duetos com músicos conhecidos como A Pele Que Há Em Mim (com J. P. Simões) e Deixa Ser (com David Fonseca). Irá interpretar o tema com letra e música de sua autoria.

2 – Golden Slumbers é o nome do grupo composto pelas irmãs Catarina e Margarida Falcão, vocalistas desta banda. Editaram o seu primeiro trabalho discográfico em Fevereiro do ano passado, intitulado The New Messiah, com 10 temas todos em inglês, numa estética acústica alternativa. No festival irão interpretar o tema com letra e música de Samuel Úria, um tema em português.

3 – Fernando Daniel nasceu a 11 de Maio. É de Aveiro mas vive atualmente em Estarreja. É cantor e instrumentista, tocando piano e guitarra. Atua com frequência em bares e já participou noutros formatos televisivos como o Factor X. Continua a lutar pelo seu sonho, que é sem dúvida a música. Tem alguns originais já gravados, para além de algumas covers também gravadas. Sonha daqui a algum tempo ter o seu próprio trabalho gravado e que toda a gente cante as suas músicas. O seu percurso no The Voice Portugal começou com o tema When We Were Young, de Adele, quando mal tinha começado a cantar as cadeiras dos quatro mentores viraram. O seu vídeo deste tema já chega quase aos 10 milhões de visualizações dada a popularidade do cantor. Decidiu ficar na equipa de Mickael Carreira e sagrou-se o grande vencedor deste programa, como um dos mais aplaudidos cantores. Irá ser o intérprete do tema criado por Nuno Feist, com letra de Nuno Marques da Silva.

4 – Deolinda Kinzimba é natural de Luanda, nascida a 11 de Maio de 1995. Vive em Portugal há alguns anos, para onde veio estudar. Foi uma das primeiras concorrentes a passar as Provas Cegas com uma interpretação magnífica do tema I Have Nothing de Whitney Houston no programa The Voice Portugal 2015. Conseguiu virar as cadeiras dos quatro mentores mas a escolha recaiu sobre Mickael Carreira. Ao longo do programa teve interpretações sempre magníficas e sagrou-se a grande vencedora. Editou recentemente a sua primeira música original intitulada Primeira Vez. No nosso Festival irá interpretar o tema composto por Rita Redshoes com letra do Senhor Vulcão, pseudónimo de Bruno Pereira.

5 – Rui Drumond é o nome artístico de Rui Alberto Martins Golias Drumond de Sousa nasceu a 18 de Dezembro de 1980 em Torres Vedras. Começou a sua carreira em 1998, no programa Chuva de Estrelas, com uma imitação dos Red Hot Chili Peppers, no tema Under The Bridge. Ficou bastante conhecido depois da sua participação no programa Operação Triunfo em 2003, apresentado por Catarina Furtado. Na sequência deste programa é convidado para cantor residente em inúmeros programas como Dança Comigo, A Minha Geração ou A Melhor Canção de Sempre. Participou também em vários espetáculos musicais. Em 2014 voltou a apostar nos programas de talentos e conquista o público no The Voice Portugal, logo após a sua prova cega, sendo ele o vencedor deste programa. Editou um primeiro trabalho, Parte de Mim, donde emergiu um tema original da autoria de Catarina Furtado e Ernesto Leite, intitulado Espelho. Juntamente com Luciana Abreu, o cantor representou Portugal em Kiev, com o tema Amar, onde depois de alguns problemas de som nos ficámos pela semifinal. Editou recentemente o tema Guardo-te Aqui, que tem divulgado em vários programas de televisão. Irá interpretar um tema cheio de bom feeling com letra e música de Héber Marques.

6 – Ana Bloom ou Lisa Garden é cantora, reside no Norte do país e tem experiência no campo da música. Editou alguns temas em 2010, num estilo pop dance, que marcou a sua carreira. Um dos seus temas, Okay D Jay fez parte da 7ª série de Morangos Com Açúcar. Vai interpretar um tema em inglês, num estilo pop dançável e partilha a autoria do tema com Pedro Saraiva, este último assinando a composição.

7 –Salvador Sobral estudou Psicologia no ISPA em Lisboa, mas a música falou mais alto e tem-se revelado nos últimos tempos como uma promessa da música portuguesa. Estudou Jazz em Barcelona e viveu nos Estados Unidos. O seu primeiro trabalho tem por título Excuse Me e entre temas jazz encontramos várias influências, desde a música cubana à brasileira. Foi editado em Março de 2016 e neste ano continua em tournée com vários concertos pelo nosso país. É irmão de Luísa Sobral, que irá assinar a composição. Tal como a irmã participou no programa Ídolos, na 3ª série em 2009, onde foi um dos finalistas, classificando-se em 7º lugar.

8 – Kika Cardoso é a vocalista do grupo Viva La Diva. Nasceu a 25 de Fevereiro de 1981, em Maputo, Moçambique. Reside em Alverca e tornou-se conhecida após a sua participação no programa Factor X, tendo sido a grande vencedora. A sua capacidade vocal e a sua forte interpretação fizeram dela uma das apostas da música nacional. Editou já alguns temas, estando a preparar um trabalho discográfico. O seu último tema I Will Love Him faz parte da banda sonora da novela A Impostora, da TVI. Ao Festival da Canção trará uma Nova Glória, o tema com letra e música de Nuno Gonçalves, em português. Com ela surgem os contratenores Luís Manuel Peças e João Paulo Ferreira, oriundos de Alcobaça. Luís Peças nasceu a 31 de Outubro de 1969 e tem atuado com regularidade em diversos palcos europeus e norte-americanos, apresentando-se em festivais. Em Portugal, tem sido presença assídua em recitais no Mosteiro de Alcobaça, donde é originário. Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa. João Paulo Ferreira Peças nasceu no Brasil a 22 de Dezembro de 1986, tendo iniciado a carreira internacional em 2015, com atuações no México, Panamá e Costa Rica. Nesse mesmo ano estreia-se em Portugal num recital com Luís Peças.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: RTP, Festivais da Canção

2 pensamentos sobre “Festival da Canção 2017 – As biografias dos 8 cantores da 1ª semifinal

  1. Boa noite!
    Entristece me que não tenham convidado o Bruno Correia, que também saiu vencedor de um programa de talentos há ano e meio. Com uma voz única o Bruno seria um excelente representante de Portugal, não menosprezando os outros cantores. Mas a voz deste artista tem um alcance incrível, capaz dos mais intimidantes agudos e dos mais íntimos graves! Voz capaz de abraçar qualquer tema e ser um sucesso!
    Tenham em conta esta voz numa próxima vez! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s