No dia em que você nasceu… José Pedro Soares, Marco Paulo, Mário Rui e Pamela Murphy

Hoje damos os parabéns a quatro aniversariantes: José Pedro Soares, Marco Paulo, Mário Rui e Pamela Murphy.

O nosso primeiro aniversariante é José Pedro Soares. Nasceu a 21 de janeiro de 1974 em Mogofores e reside na Anadia. Estudou Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, faz disso a sua profissão. Presentemente executa o cargo de Presidente na Comissão Vitivinícola da Bairrada. O seu gosto pela música fez com que participasse em vários grupos. Nos anos 90 surgiram os Meninos da Sacristia, onde foi baixista e um dos vocalistas. Este grupo participou no Festival da Canção 1997, com o tema Canção Urgente, tendo sido os preferidos do televoto e classificando-se em 6º lugar. Foram durante algum tempo a banda que acompanhou José Cid nos seus concertos ao vivo. Atualmente continuam a dar espetáculos sempre que solicitados. José Pedro Soares fez também parte do grupo Alma Lusa, enquanto elemento de palco, tocava gaita de foles. Venceram o Festival da Canção 1998 com a canção Se Eu Te Pudesse Abraçar, com letra e música de José Cid e participaram posteriormente na Eurovisão nesse ano, no Reino Unido, onde se classificaram em 12º lugar. A sua última participação foi no Festival da Canção 2001, como baixista do grupo Vudoo, que interpretou o tema Na Aldeia Global, classificando-se em 3º lugar na 1ª semifinal, mas não tendo sido finalistas.

Marco Paulo é o nome artístico de João Simão da Silva. Nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão e estreou-se ainda pequeno nas festas de Alenquer a interpretar o tema Campanera de Joselito. Teve aulas de canto com Corina Freire, tendo sido ouvido por Cidália Meireles, que o trouxe para a televisão. Tornou-se um dos mais populares cantores da música ligeira portuguesa, tendo comemorado em 2016 os seus 50 anos de carreira, depois de em 1966 ter editado o seu primeiro disco intitulado Não Sei. Muitos foram os êxitos que se seguiram, do clássico ao romântico, Marco Paulo é sem dúvida alguma uma das melhores vozes que temos no nosso país e dono de uma carreira invejável, com mais de 4 milhões e meio de discos vendidos. Para além de cantor, foi também apresentador de programas televisivos na RTP, primeiro em 1994, com Eu Tenho Dois Amores e mais tarde no ano seguinte de Marco Paulo com Música no Coração, que foram líderes de audiências aos domingos à tarde. Marco Paulo participou por duas vezes no Festival da Canção, a primeira delas em 1967, nos Estúdios da Tóbis, quando interpretou o tema Sou Tão Feliz, com letra de António de Sousa Freitas e música de Nóbrega Sousa. Regressou depois já em pleno apogeu da sua carreira, em 1982, com o tema É O Fim do Mundo, da autoria de Fernando Guerra e João Henrique. Em 1989 foi o representante português no Festival da OTI em Miami com tema Rosa Morena, de Mário Martins e Nuno Nazareth Fernandes.

Mário Rui Teixeira nasceu a 21 de janeiro de 1963. É compositor e maestro, casado com Carla Andrino e pai da atriz Marta Andrino. Tem o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, tendo terminado em 1990. Tem trabalhado com inúmeros artistas sendo atualmente o diretor musical do Teatro Politeama, trabalhando há vários anos com Filipe La Féria. Também tem colaborado em inúmeros programas televisivos dos vários canais, quer como pianista, quer como diretor musical. Editou o seu primeiro trabalho em 2015, denominado Albatroz. Participou por duas vezes no Festival da Canção. Em 1992 foi o compositor do tema Baloiço Ao Vento que São interpretou nas semifinais. Voltou no ano seguinte como compositor e orquestrador de Pranum, cantada por Cláudia Veloso, ficando também este tema pelas semifinais. Foi elemento de palco enquanto pianista nos dois temas.

A nossa última aniversariante é Pamela Murphy. Nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Londres, tendo aí estudado piano. No Verão de 1967 vem para Portugal e conheceu Luís Pinto de Freitas no Algarve, que na altura fazia parte dos Claves, com quem casou. Formaram o duo LP (Luís e Pamela), atuaram ao vivo inúmeras vezes e gravaram canções para um programa de rádio em 1968. Um ano depois atuou no programa Zip Zip, na RTP e a editora Philips propôs-lhe a gravação de um disco. Surgiu assim um EP, em 1970, com quatro temas, duas versões e dois originais com autoria sua e de Luís Pinto de Freitas, tendo sido este o único disco que a cantora gravou. Continuou a cantar durante a década de 70 e em 1980 fez parte da última formação do grupo Fantástica Aventura, com o qual concorreu na primeira semifinal do Festival da Canção 1980, com o tema Ai, Ai, Tão, Tão, com letra de António Avelar de Pinho e música de Luís Pinto de Freitas. Nesta formação do grupo estavam dois casais Luís Pinto de Freitas e Pamela Murphy e também José Campos e Sousa e Judy Brennan. O grupo classificou-se em 9º lugar nessa semifinal e infelizmente o tema nunca foi editado. Desde então tem tocado e cantado com Luís Pinto de Freitas, sendo mais esporádicas as suas presenças em palco.

Curiosidades deste dia 21 de janeiro:

Hoje é o Dia de Santa Inês, virgem e mártir e é Feriado Municipal em Vila do Bispo, no Algarve.

Neste dia, em 1911, ocorre o primeiro Rali de Monte Carlo.

A 21 de janeiro de 1921 é fundado o Partido Comunista Italiano e neste dia, em 1927, é apresentado em Nova Iorque o primeiro filme sonoro The Jazz Singer de Alan Crosland.

Em 1976 é efetuado o primeiro voo comercial do avião Concorde.

São também hoje aniversariantes: Christian Dior, estilista francês (1905); Telly Savalas, ator americano (1922); Lola Flores, cantora espanhola (1923); Benny Hill, comediante inglês (1924); Plácido Domingo, tenor espanhol (1941); Geena Davis, atriz americana (1956); Manolo Jiménez, treinador espanhol (1964); Carla Salgueiro, atriz portuguesa (1975); Emma Button, cantora inglesa das Spice Girls (1976) e Michel Teló, cantor brasileiro (1981).

Faleceram neste dia Luís XVI, rei de França (1793); Lenine, político russo (1924); George Orwell, escritor inglês (1950); Cecil B. DeMille, realizador americano (1959); Peggy Lee, cantora americana (2002) e Luiz Carlos Tourinho, ator brasileiro (2008).

O nosso site deseja a José Pedro Soares, Marco Paulo, Mário Rui e Pamela Murphy, um feliz aniversário repleto de coisas muito boas e que desejam. As maiores felicidades e sucessos nas vossas vidas. Muitos Parabéns.

 

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s