Recordar Ary na RTP

Ary dos Santos Carlos do CarmoNo dia 18 deste mês assinalou-se o 33º ano da morte de Ary dos Santos, o maior poeta que passou pelos Festivais da Canção, contribuindo e muito para o sucesso e credibilização do certame.

Ary dos Santos é um dos maiores poetas de sempre deste país que ele tanto amava. Um poeta inconformado, revoltado e genial que colocou nos seus textos todos estas características recorrendo a metáforas e outras figuras de estilo, como só ele sabia.

Trabalhou com os maiores compositores deste país como Nuno Nazareth Fernandes e Fernando Tordo. Muitos foram os cantores que cantaram os seus poemas como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Fernando Tordo, Intróito, Maria Armanda, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, Simone de Oliveira e Tonicha, entre muitos outros.

Ary viu quatro das suas canções representarem Portugal na Eurovisão:
1969 – Desfolhada com música de Nuno Nazareth Fernandes por Simone de Oliveira
1971  – Menina com música de Nuno Nazareth Fernandes e interpretação de Tonicha
1973 – Tourada com música e interpretação de Fernando Tordo
1977 – Portugal no coração com música de Fernando Tordo e interpretação de Os Amigos.

Para assinalar o triste dia em que Ary dos Santos partiu (18/01/1984), certamente para uma outra dimensão, o programa das tardes da RTP, Agora Nós, dedicou na passada 5ª feira uma parte da sua emissão a recordar Ary dos Santos, tendo como convidados Henrique Feist e Nuno Feist que nos recordaram algumas das muitas canções que Ary assinou e à conversa estiveram Nuno Nazareth Fernandes e Vítor de Sousa que declamou Auto-Retrato do homenageado.

Trazemos até si estes momentos de homenagem sempre merecida a Ary dos Santos que foi feita na RTP na 5ª feira e um terceiro vídeo referente à Homenagem feita no programa Cabaret de Filipe La Féria onde este encenador fez a letra da canção Rua da Saudade com música de João Paulo Soares. Neste grande momento televisivo estiveram Simone de Oliveira, Carlos Quintas, Wanda Stuart, Henrique Feist e Nuno Guerreiro.

Fonte: RTP, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s