Entrevista a João Paulo Ferreira do grupo Viva La Diva |exclusivo|

joao-paulo-pecasJoão Paulo Ferreira nasceu no Brasil a 22 de Dezembro de 1986, tendo iniciado a carreira internacional em 2015, com atuações no México, Panamá e Costa Rica. Nesse mesmo ano estreia-se em Portugal num recital. É contratenor e juntamente com Luís Peças têm feito parte do grupo EnCanto. Irá estar como cantor no tema Nova Glória, interpretada pelo grupo Viva La Diva, composto também por Kika Cardoso, para além do já mencionado Luís Peças. Este tema é da autoria de Nuno Gonçalves.

Passamos a transcrever a entrevista que João Paulo Ferreira nos concedeu.

Festivais da Canção – Que significado tem para si pisar do palco do Festival da Canção pela primeira vez?
João Paulo Ferreira – Sem dúvida que é uma experiência muito boa, e como qualquer atuação será de grandiosa responsabilidade, algo muito diferente de tudo aquilo em que já participei dentro da minha carreira como cantor.

FC – Como encarou o convite do seu compositor para participar no Festival da Canção deste ano?
JPF – Fiquei muito feliz! Sempre soube que o Nuno Gonçalves é um compositor magnífico e adoro as suas músicas. Agradeço pela confiança em apostar em mim numa competição tão importante.

FC – Quais são as expectativas para a sua canção neste Festival?
JPF – Sinto-me confiante diante de uma canção tão recheada de sensibilidade. Por isso acredito nela, estou defendendo com carinho. Uma expectativa esperançosa para um festival como este.

FC – Como descreve o seu tema poeticamente?
JPF – A música tacteia os ouvidos com muitas cores, ultrapassando barreiras, nada triste. Um sentimento profundo, anti-solidão, um presságio do amanhã que será um dia ainda maior e tão preenchido de esperança. Um triunfo das guerras íntimas numa transmutação vitoriosa do momento presente, almejando uma força às vezes desconhecida, que só o nosso coração percebe.

FC – Fale-nos da sua canção e tente enquadrá-la num ou em mais dos estilos musicais existentes.
JPF – Tenho uma certa dificuldade em pôr rótulos nesta canção, também não faço nenhuma associação aos grupos como Il Divo ou Il Volo, é algo mais diferente, não foge do estilo do compositor, tem a magia “The Gift” sobre a atmosfera da canção. Estou encantado!!!

FC – Este ano a RTP decidiu optar por um novo modelo de votação, sendo que a escolha dos finalistas irá ser por televoto e por votação de um júri de sala. Concorda com este método de votação? Porquê?
JPF – Concordo plenamente, também acho mais que justo.

FC – A RTP decidiu dar liberdade na escolha do idioma para apresentar os temas a concurso. Há quem defenda que para se triunfar na Eurovisão teríamos que apresentar um tema em inglês, no entanto, outros referem que se deve cantar sempre na nossa língua, defendendo assim as nossas tradições e identidade. Em qual destas duas correntes se insere?
JPF – Cantar em Português é verdadeiramente uma honra sem limites. Na minha opinião quem faz o mercado é a qualidade e não uma moda que os “media” tentam exacerbar como um padrão “made in english”. Tudo tem o seu valor quando não caímos nas garras do achismo.

FC – Complete a frase: “Representar Portugal na Eurovisão seria…”
JPF – …uma honra.

Agradecemos a João Paulo Ferreira a concessão desta entrevista e desejamos sorte para a participação no Festival da Canção 2017.

Veja no vídeo em baixo um dos temas interpretados por João Paulo Ferreira, La Tarantula, ao vivo na Basílica de São Martinho Tours, em França.

Fonte: João Paulo Ferreira, Festivais da Canção

4 pensamentos sobre “Entrevista a João Paulo Ferreira do grupo Viva La Diva |exclusivo|

  1. Pingback: FC2017 – 1ª Semifinal – A ficha técnica com ligações às entrevistas recebidas |

  2. Pingback: Canção nº 8 – Primeira Semifinal – “Nova glória” por Kika Cardoso – As suas palavras |

  3. Pingback: FC2017 – 1ª semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  4. Pingback: A I Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s