FC2017 – Liberdade de idioma – Português prevalece sobre o Inglês

ukptNo primeiro ano em que a RTP deixou cair a obrigatoriedade de se cantar em português no Festival da Canção e no Festival da Eurovisão apenas três dos 16 compositores optaram por não apresentar a sua canção na língua de Ary dos Santos.

Segundo os compositores presentes no Festival da Canção de 2017 nos confirmaram iremos ter 13 temas em português dos compositores Celina da Piedade (SF2), David Santos (SF2), Héber Marques (SF1), João Só (SF2), Jorge Fernando (SF2), Luísa Sobral (SF1), Márcia (SF1), Nuno Feist (SF1), Nuno Figueiredo (SF2), Nuno Gonçalves, Pedro da Silva Martins (SF2), Rita Redshoes (SF1) e Samuel Úria (SF1).
Os compositores que optaram pelo idioma inglês foram João Pedro Coimbra (SF2), Pedro Saraiva (SF1) e Tolí César Machado (SF2).

Assim, na Primeira Semifinal apenas a canção de Pedro Saraiva será em inglês e na Segunda Semifinal serão as canções de João Pedro Coimbra e de Toli César Machado a optarem pela língua do Brexit…

O idioma escolhido para o Festival da Canção pode não ser o mesmo que a canção vencedora irá apresentar em Kiev, tudo estará em aberto, a escolha pertence à equipa da canção vencedora.

Não deixamos de estranhar que alguns dos compositores que usualmente fazem canções em inglês, agora para o Festival da Canção, optaram por apresentar temas em português. Porém, muitos dos compositores e intérpretes da música portuguesa que começaram as suas carreiras por interpretarem e comporem maioritariamente em inglês estão a optar pelo português, porque como diz uma canção é mais Fácil de entender.

Vamos recordar aqui a prestação de Rita Guerra no Festival da Eurovisão 2003 onde a cantora optou por apresentar a nossa canção , Deixa-me sonhar (só mais uma vez) em bilingue (Português e Inglês).

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s