Festival da Canção 2017 – As biografias dos 8 cantores da 2ª semifinal

sf2fc2017A RTP divulgou há instantes os 8 cantores concorrentes na segunda semifinal do Festival da Canção 2017 que terá lugar a 26 de fevereiro, em local a revelar.
Entre os nomes participantes vemos que Celina da Piedade e Márcia assumem também a interpretação, para além de serem compositoras. Entre os nomes mais conhecidos estão Rui Drumond (ESC2005) e Lena d’ Água (FC1980, Coros FC/ESC1978), que já participaram em anteriores edições. Muitos dos nomes da listagem da RTP vêm de programas de novos talentos e já foram entrevistados pelo nosso site onde manifestaram sempre a sua disponibilidade de estarem presentes no Festival da Canção como Pedro Gonçalves (ler aqui), Kika Cardoso (ler aqui), Fernando Daniel (ler aqui) e Deolinda Kinzimba (ler aqui).

Passamos então a divulgar quem serão os 8 cantores concorrentes, fazendo também um pequeno enquadramento de cada um destes nomes numa pequena biografia, revelando assim por ordem de atuação na segunda semifinal.

Semifinal 2 – 26 de Fevereiro

1 – David Gomes nasceu a 7 de Outubro de 1996 no Barreiro, onde vive. Começou a sua carreira musical na 2ª série do programa Uma Canção Para Ti, donde saiu vencedor da final e da finalíssima do mesmo. Em 2009 andou em tournée pelo país com os concorrentes do programa e depois fez parte do elenco da novela Mar de Paixão em 2010. Participou em inúmeros programas de televisão e foi um dos quatro vencedores do programa Biggs Talent. Entre 2014 e 2015 integrou a boysband Like Us, tendo lançado um trabalho discográfico. Participou também no elenco das séries Água de Mar e Mulheres Assim. Participou na última edição do programa The Voice Portugal, onde chegou até à fase das galas em direto. Traz-nos um tema em inglês da autoria de Toli César Machado, que irá abrir a 2ª semifinal.

2 – Lena d’ Água nasceu a 16 de Junho de 1956 e desde cedo mostrou aptidão para a música. Começou a cantar no bairro de Santa Cruz, em Benfica, onde morava e em 1976 tornou-se a primeira mulher portuguesa a ser vocalista de uma banda de rock: os Beatnicks. No final da década de 70, e depois da saída dos Beatnicks, faz coros para diversos artistas como Marco Paulo, Gemini ou António Calvário. Mas foi na década de 80 que Lena d’ Água teve o seu auge, primeiro como vocalista da banda Salada de Frutas, com o mega êxito Olha o Robot. Depois de divergências no seio do grupo a vocalista e Luís Pedro Fonseca saem e Lena prossegue um carreira a solo secundada da Banda Atlântida. É essa a fase de maior projecção de Lena d’ Água com temas como Vígaro Cá, Vígaro Lá, Perto de Ti, Dou-te Um Doce, Demagogia e a super balada que derreteu corações Sempre Que O Amor Me Quiser. Durante a década de 90 fez parte do magnífico espetáculo As Canções do Século, em cena até 1999, da autoria do maestro Pedro Osório, em que foi acompanhada por Rita Guerra e Helena Vieira. Participou no último Festival da OTI em 2000 com o tema Mar Portugal. Durante alguns anos participou em vários espetáculos de tributo a Billie Holliday e Elis Regina no Hot Club de Portugal. Após um período de interregno volta em 2014 com os Rock’n’Roll Station onde recria os seus grandes temas e edita um trabalho intitulado CarrosselLena d’ Água esteve presente pela primeira vez no Festival da Canção 1978, enquanto corista do tema Canção da Amizade, interpretado por Tonicha e Dai-Li-Dou dos Gemini, que acabou por vencer. Com o grupo ruma a Paris para participar no Festival Eurovisão da Canção desse ano. Concorre posteriormente ao Festival da Canção a solo em 1980, com o tema Olá Cega Rega, com autoria de Paulo de Carvalho, infelizmente nunca editado. Irá defender o tema composto por Pedro da Silva Martins.

3 – Beatriz Felício nasceu a 29 de Setembro em Lisboa. É um das novas promessas do Fado, tendo começado a cantar muito cedo. Entrou no mundo da música há mais de seis anos e desde aí que canta em casas de Fado e em vários espetáculos. O fado é tudo para ela e tem como referências Amália Rodrigues, Ana Moura e Adele. Participou em 2011 no programa Uma Canção Para Ti, na quarta série, onde foi uma das finalistas. O mesmo aconteceu quando em 2015 participou no The Voice Portugal, tendo chegado até à fase dos tira-teimas. Vai interpretar um tema composto propositadamente para este certame por Jorge Fernando.

4 – Pedro Gonçalves nasceu a 3 de Maio de 1997, tendo 19 anos. Vive no Porto e ficou conhecido pela sua participação na terceira edição do programa The Voice Portugal no passado ano, tendo tido como mentor Anselmo Ralph. É um excelente cantor, com uma enorme capacidade vocal, com interpretações com garra e sentimento, o que o valoriza sem dúvida enquanto cantor, porque transmite aquilo que sente. Tem um timbre melodioso que facilmente fica no ouvido, uma boa postura em palco, interagindo com o público e com uma grande versatilidade na interpretação de temas. Tem feito inúmeros covers no seu canal do YouTube, para além de compor os seus temas originais. Ao Festival da Canção irá interpretar um tema em inglês, um tema composto por João Pedro Coimbra.

5 – Helena Kendall nasceu e vive no Porto. A sua música insere-se no pop acústico, tendo já alguns temas editados e disponíveis na plataforma Soundcloud. Estes temas são em inglês e foram publicados no passado ano. Também toca guitarra. Ao Festival da Canção irá trazer um tema de João Só, totalmente composto por este artista, na sua terceira participação no certame.

6 – Celina da Piedade é acordeonista, cantora e compositora. Começou a estudar música aos 5 anos e pouco depois já atuava em público. Estudou no Conservatório de Setúbal e licenciou-se em Património Cultural. No ano 2000 integra o grupo Cinema Ensemble que toca com Rodrigo Leão, com quem ainda atualmente trabalha. Participou em inúmeros projetos, de entre os quais os Homens da Luta, com os quais participou no Festival da Canção 2011, não pertencendo no entanto à formação que rumou até à Eurovisão. Tem trabalhado com inúmeros nomes conhecidos da música portuguesa, fazendo parte do grupo Tais Quais. Tem revelado as raízes da música portuguesa nos seus projetos a solo, que já contam com dois trabalhos discográficos: Em Casa (2012) e O Cante das Ervas (2014). Tem levado esta sua música a todo o país e também ao estrangeiro que muito aprecia este género musical. Irá interpretar o seu tema, composto em conjunto com Alex Gaspar.

7 – Jorge Benvinda nasceu e reside em Beja. Com Nuno Figueiredo forma o grupo Virgem Suta em Beja, um grupo apoiado pela produção de Hélder Gonçalves dos Clã. Compuseram muitos temas até se tornarem conhecidos e hoje uma das bandas de referência das novas sonoridades musicais da música portuguesa. Começaram o seu caminho em 2008 e contam já com dois discos: Virgem Suta (2009) e Doce Lar (2012). O tema Ela Queria que apresentamos em baixo é um dos seus temas mais conhecidos, tendo sido já banda sonora da novela Santa Bárbara. No Festival da Canção 2017 irá interpretar um tema em português composto por Nuno Figueiredo.

8 – Ainda não está confirmado o/a intérprete de Noiserv (David Santos). Destaque aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: RTP, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s