No dia em que você nasceu… Dulce Neves, Felipe Fontenelle, Lourdes Norberto, Marta Ferreira, Miguel Rodrigues Pereira e Rui Nova

Para o dia 28 deste mês de janeiro presenteamos mais seis pessoas que fazem parte da História do nosso Festival da Canção: Dulce Neves, Felipe Fontenelle, Lourdes Norberto, Marta Ferreira, Miguel Rodrigues Pereira e Rui Nova.

A nossa primeira aniversariante de hoje é Dulce Neves. Nasceu a 28 de janeiro de 1960 em Mansoa, no norte da Guiné Bissau. Fez o curso de secretariado em 1976 e foi funcionária do Banco Nacional da Guiné-Bissau durante dez anos. Esteve em Portugal no final da década de 70, onde integrou o grupo Férias, com o qual participou no Festival da Canção 1977 com o tema Férias, classificando-se em 7º lugar. Iniciou uma carreira a solo nos anos 80, tendo sido distinguida com vários prémios durante essa década. Foi nomeada por decreto presidencial como Embaixadora da Música Moderna Guineense em 2000. Tem quatro trabalhos editados em disco, o último deles Udjus di Mininus, de 2016, que lhe valeu a distinção de melhor artista do ano.

Hoje está também de parabéns Felipe Fontenelle, natural de São Paulo, Brasil, onde nasceu a 28 de janeiro de 1977. Viveu em Lisboa desde 1988 e atualmente tem residência entre Macau e o nosso país. O seu percurso na música já tem vários anos, tendo influências do jazz, da bossa nova, do soul e da MPB. O seu primeiro trabalho em nome próprio foi editado em 2007 com temas originais e outros que marcaram a sua vida de Chico Buarque e Tom Jobim, passando por outros artistas brasileiros. Tem atuado em diversos palcos ao longo dos anos, quer em Portugal, quer em Macau, onde é bastante reconhecido. Participou pela primeira vez no Festival da Canção 2001, no duo Us2, onde interpretou o tema Assim Por Ti. Fez coros em várias para várias canções do Festival da Canção, nomeadamente em 2010 e 2012, tendo sido elemento do palco dos temas interpretados por Nucha, Filipa Galvão Telles, Rui Nova, Nuno & Fábia e Nina Pinto em 2010 e de Gerson Santos, Joana Leite, Arménio Pimenta, Carlos Costa e da canção vencedora Vida Minha, em 2012, integrando posteriormente a comitiva para a Eurovisão em Baku, do tema interpretado por Filipa Sousa. Editou em 2017 o seu segundo disco intitulado M de Memória, que tem divulgado ao longo do tempo.

Lourdes Norberto, de seu nome completo Maria de Lourdes Martins Norberto, também nasceu a 28 de janeiro de 1935 em Lisboa, onde ainda reside. É uma das melhores atrizes portuguesas, tendo-se estreado com nove anos, em 1941, no Teatro Nacional, numa adaptação de Os Maias. Nessa companhia continuou por muitos anos, onde representou os mais variados autores, desde Ramada Curto a Shakespeare ou a Tennesse Williams. Venceu o Prémio da Crítica em 1963 para melhor atriz de teatro. A sua vida tem sido dedicada à representação, quer nos palcos de teatro, quer em televisão onde desempenhou papéis de destaque em séries e novelas como Tragédia da Rua das Flores (1981); Ricardina e Marta (1989); Roseira Brava (1995); Vidas de Sal (1996); Jardins Proibidos (2000/2014); Dei-te Quase Tudo (2006) ou mais recentemente em A Impostora (2016). Apresentou sozinha o mítico Festival da Canção 1969, o primeiro fora dos estúdios da RTP, no Teatro São Luiz, em Lisboa. A Câmara Municipal de Oeiras homenageou-a com a Medalha de Ouro da autarquia, atribuindo também o seu nome ao Auditório Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha. Foi também agraciada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Ordem do Mérito em 2000 e em 2006 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Outras das nossas aniversariantes é Marta Ferreira. Nasceu no Porto, a 28 de janeiro de 1992, cidade onde ainda reside. Estudou Gestão de Marketing no Instituto Português de Administração de Marketing. Atualmente trabalha na Ritmo TV, em Vila Nova de Gaia e é assistente de loja de várias operadoras por cabo. Ficou conhecida do grande público quando participou no Festival da Canção Júnior 2007, com o tema Por Ti, Aqui (Outra Vez), com letra e música de sua autoria. Participou na 3ª edição dos Ídolos em 2009, tendo chegado à terceira fase do programa, os trios. Continua a cantar e a compor vários temas que podem ser ouvido no seu canal do YouTube.

Hoje faz também anos Miguel Rodrigues Pereira. Nasceu a 28 de janeiro de 1961 no Porto. A sua ligação ao certame acontece no Festival da Canção 1981, do qual foi letrista do tema Amor em Agosto, composto por António Barbieri, e interpretada por Joana & Pedro, classificando-se em 7º lugar, e sendo uma das canções mais conhecidas desse ano. Um tema que segundo as publicações da altura já tinha concorrido no ano anterior e tinha sido eliminado pelo júri de selecção e que pretendia trazer gente nova ao Festival. Da carreira de Miguel Rodrigues Pereira pouco se sabe, sendo que atualmente vive na Malásia.

Rui Nova é outro aniversariante deste dia. Nasceu a 28 de janeiro de 1964, na Póvoa de Varzim, onde ainda reside, e iniciou a sua carreira artística em 1985. É animador de rádio e teve como grandes influências António Sala, Olga Cardoso e Luís Arriaga. Rui Nova começou a cantar com o apoio de dois grandes amigos: José Cid e Carlos Paião. O primeiro disco surgiu em 1989, intitulado Lá Fora a Cidade Dorme, com a produção de Luís Filipe e canções assinadas por José Cid. Participou em diversos programas de rádio e televisão e foi nomeado para o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença. Participou no Despertar ao Vivo de António Sala e Olga Cardoso. Em 1997 criou o seu próprio estúdio onde passou a gravar os seus discos e a produzir para outros artistas. Participou no Festival da Canção 2010, num tema com sua autoria e de Noé Gavina, Uma Canção À Cid (O Sol e as Estrelas), tendo sido finalista. Rui Nova foi o fundador da Norte Litoral TV, uma webTV que serve os concelhos da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde e inclui também a Norte Litoral Rádio, que emite 24 horas por dia. É presença assídua no Casino da Póvoa, onde dá espetáculos com regularidade. Com Ana Oliveira formou o projecto Cumplicidades que tem feito bastantes atuações, onde interpretam grandes clássicos da música.

Curiosidades acerca deste dia 28 de janeiro:

Hoje é o Dia Mundial dos Corais da Amazónia e também o Dia Internacional da Protecção de Dados Pessoais. Também hoje é dia de São Tomás de Aquino.

A 28 de janeiro de 1908, membros do Partido Republicano Português falham a tentativa de golpe de Estado contra a ditadura de João Franco.

Neste dia, em 1935, a Islândia torna-se no primeiro país do mundo a legalizar o aborto.

Em 2003 Ariel Sharon é reeleito Primeiro-Ministro de Israel.

São também hoje aniversariantes: Jackson Pollock, pintor americano (1912); Castro Gonzaga, ator brasileiro (1918); Nicolas Sarkozy, político francês (1955); Maitê Proença, atriz brasileira (1958); Marcello Antony, ator brasileiro (1964); Sarah McLachlan, cantora canadiana (1968); Susana Feitor, atleta portuguesa (1975); Nick Carter, cantor americano (1980) e Sandy, cantora brasileira (1983).

Neste dia 28 de janeiro faleceram: Carlos Magno, rei dos Francos (814); Henrique VIII, rei de Inglaterra (1547); Roberto Ivens, explorador português (1898) e Teófilo Braga, político e escritor português (1924).

O nosso site deseja para os nossos seis aniversariantes um feliz dia de aniversário, repleto de muito amor e carinho. Continuação de sucesso nas vossas vidas, e também muita saúde. Muitos Parabéns Dulce Neves, Felipe Fontenelle, Lourdes Norberto, Marta Ferreira, Miguel Rodrigues Pereira e Rui Nova.

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s