No dia em que você nasceu… Felipe Fontenelle, Lourdes Norberto e Rui Nova

2801Para o dia 28 deste mês de janeiro presenteamos mais três pessoas que fazem parte da História do Festival da Canção.

Felipe Fontenelle. É natural de São Paulo, Brasil, tendo nascido em 1977. Viveu em Lisboa desde 1988 e atualmente tem residência em Macau. É um profissional da música há alguns anos. Gosta de todo o tipo de música, em especial MPB (Música Popular Brasileira), Bossa Nova, Jazz e Soul. O seu primeiro disco foi editado em 2007 pela Universal Music Portugal e Brasil, um CD muito pessoal e intimista que foi preparado cuidadosamente ao longo de algum tempo com temas originais e de artistas que marcaram a sua vida como Tom Jobim e Chico Buarque, passando por Lenine, Cazuza e Legião Urbana e com participação da cantora Cristina Branco. Atualmente tem o cargo de Diretor na Empresa Backstage on The Road Limited. Esteve presente no Festival da Canção no ano 2001, integrado do grupo US2 no tema “Assim por ti”. Também fez parte dos coros nos Festivais de 2010 e 2012 no tema “Vida Minha”, tendo estado presente no palco do Eurofestival.

Também é hoje aniversariante Maria de Lourdes Martins Norberto, mais conhecida como Lourdes Norberto. Nasceu em Lisboa, em 1935 é uma grande atriz portuguesa. Estreou-se em 1941, com 9 anos de idade, no Teatro Nacional (Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro), numa adaptação para teatro de Os Maias, de Eça de Queirós, no papel de Rosider. Na mesma companhia interpretaria peças de autores como Ramada Curto, Schiller, Arthur Miller, Alfredo Cortês, Eça de Queirós (novamente em Os Maias, agora no papel de Maria Eduarda, que lhe valeu o Prémio da Crítica de 1963), Shakespeare, Tennessee Williams, Edward Albee, Miguel Franco, entre outros. Sobre esta grande Senhora do Teatro, também aconselhamos a consulta da sua riquíssima Biografia. Uma vida inteira dedicada à arte de representação, quer em palcos como também em televisão. E por falar na caixinha mágica, também foi apresentadora no Festival da Canção. Em 1969 esteve sozinha na apresentação do certame, de onde saiu vitoriosa a canção “Desfolhada” interpretada por Simone de Oliveira. A Câmara Municipal de Oeiras homenageou-a com a Medalha de Ouro da Autarquia e atribuindo o seu nome ao Auditório Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha. Foi também agraciada por Sua Excelência o Presidente da República, Jorge Sampaio como Grande-Oficial da Ordem do Mérito a 9 de Junho de 2000. Em 2006 recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Rui Nova é outro aniversariante deste dia. Nasceu em 1964, na Póvoa de Varzim onde reside, e iniciou a sua carreira artística em 1985. Animador de Rádio, teve como grandes influências António Sala, Olga Cardoso e Luís Arriaga… Rui Nova começou a cantar com o apoio de dois grandes amigos: José Cid e Carlos Paião. O primeiro disco surge em 1989, “Lá Fora a Cidade Dorme”, com a produção de Luís Filipe e canções assinadas por José Cid. Participou em diversos programas de Rádio e Televisão. Nomeado para o Grande Prémio do Disco da Rádio Renascença, participaria no “Despertar ao Vivo” de António Sala e Olga Cardoso. Em 1997 cria o seu próprio Estúdio e Editora onde passa a gravar os seus discos e a produzir para outros artistas. Em 2010 tem a sua participação no Festival RTP da Canção, com o tema “Uma Canção à Cid (o sol e as estrelas) “.
Rui Nova é ainda fundador da Norte Litoral TV uma webtv que serve os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que inclui ainda a Norte Litoral Rádio a emitir 24 horas por dia numa emissão paralela à webtv.

Para os aniversariantes procurámos também algumas curiosidades deste seu dia de aniversário:

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais. Celebra-se também o Dia de São Tomás de Aquino, um frade da ordem dos pregadores italianos.

Neste dia, em 1935, a Islândia torna-se no primeiro país do Mundo a legalizar o aborto.

No ano 2003, Ariel Sharon é reeleito Primeiro-Ministro de Israel.

São hoje também aniversariantes, Maitê Proença, nascida em 1958, atriz, apresentadora e escritora brasileira. Também Nicolas Sarkozy, nascido em 1955, advogado e político francês, 23º Presidente da França entre 2007 e 2012.

Lembramos neste dia o falecimento de Teófilo Braga nascido em 1843, político, escritor e ensaísta português.

O nosso site deseja para os três um feliz dia de aniversário, repleto de muito amor e carinho. Continuação de sucesso nas vossas vidas, e também muita saúde. Muitos Parabéns.

Fonte: Festivais da Canção | Autora: Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s