A Nossa Playlist – Semana 58 com Cúmplices, José Cid, José Gonçalo, MariaFolia e Paulo de Carvalho

josegoncalo_cumplices_paulodecarvalho_mariafolia_josecidFazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da terceira temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso Facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por Luís Pereira, que nos levou até à selecção interna do Festival da Canção 1988, realizada nos Estúdios do Lumiar, donde escolheu o tema Cai Neve Em Nova Iorque, interpretado por José Gonçalo, com letra e música de José Cid e orquestração de Ramón Galarza. Nunca foi revelada a classificação deste certame, só se sabendo a canção vencedora, se bem que o autor e compositor tem referido muitas vezes que ficou em 2º lugar, apenas a meio ponto do 1º lugar.

Luís Pereira justifica assim a sua escolha:
Uma grande canção que foi popularizada pelo seu criador José Cid e que se tornou um dos grandes êxitos da música portuguesa. “Cai neve em Nova Iorque, há sol no meu país…” A saudade de quem está fora cantada de uma forma brilhante.

 

Avançamos para o século XXI e para o Festival da Canção 2012. O tema Será O Que Será tem letra e música de Rui Reis e de Johnny Galvão e produção de Ramón Galarza. Foi interpretado pelo grupo Cúmplices, composto por Pedro Portas Susana Gonçalves. Nos elementos de palco encontrava-se Berg. Classificou-se em 2º lugar com 16 pontos, sendo que foi o 5º lugar no televoto e obteve o 2º lugar no júri distrital, sendo o tema preferido dos jurados de Ponta Delgada e o segundo preferido dos júris de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa e Porto.

A escolha deste tema foi de Maria Fernanda Fonseca que comenta esta canção:
Uma canção interpretada em dueto, com muita interatividade, duas vozes que ligam muito bem, uma canção que não achando eu ser de grau de dificuldade interpretativa muito grande, resultou muito bem no palco, para além da letra e música serem muito agradáveis de ouvir. Merece estar neste meu lote de canções nesta temporada.

Na quarta-feira rumámos até ao Teatro Maria Matos, onde decorreu o Festival da Canção 1973, do qual Miguel Meira decidiu relembrar esta semana o tema Semente, interpretado por Paulo de Carvalho. Esta canção tem letra de Ary dos Santos, música de Fernando Guerra e orquestração e direcção de orquestra do maestro Thilo Krasmann. Classificou-se em 4º lugar com 62 pontos, tendo sido o tema favorito dos jurados Feijó Teixeira, Luís Andrade, Francisco d’ Orey e Henrique Mendes.

A escolha deste tema foi de Miguel Meira, que refere o seguinte:
O Festival da Canção 1973 foi um dos certames com maior qualidade e Paulo de Carvalho mais uma vez interpretava um tema que tinha tudo para vencer. Com uma letra crítica e mordaz de Ary dos Santos, com inúmeras metáforas a pedir a liberdade que viria em abril do ano seguinte. A música de Fernando Guerra, melodicamente muito bem construída, em crescendo, faz com que Paulo de Carvalho possa sobressair com toda a sua enorme capacidade vocal. Mais um grande tema que se perdeu na história e que nos dias de hoje pouco é recordada! Que a “Semente” lançada ao chão da música portuguesa nunca se perca!

Na quinta-feira Vasco da Câmara Pereira decidiu regressar ao Festival da Canção 2006 e ao tema Bem Mais Além, que foi interpretado pelo grupo MariaFolia, composto por Carlos Alberto Vidal, Filipa Lourenço, Mário Redondo, Sara Belo, Júlio Martín e Sílvia Filipe. Esta canção tem letra de António de Avelar Pinho e música e produção de José Marinho. Foi o quarto tema a desfilar nos Centro de Congressos de Lisboa e classificou-se em 5º lugar ex-aequo com 8 pontos, tendo obtido o 4º lugar no televoto e o último lugar no júri de sala.

O nosso colaborador Vasco da Câmara Pereira comenta assim esta sua escolha:
Os MariaFolia quiseram mostrar que o Portugal tradicional não se resume apenas ao Fado, que existe uma enorme variedade de tradições e géneros musicais no nosso pequeno país. Quiseram prestar tributo à grande cultura étnico-musical de uma das mais belas regiões portuguesas: Trás-os-Montes (digam as baboseiras que disserem certas vozes pouco informadas).
Com “Bem Mais Além”, essa homenagem foi conseguida de forma extraordinária e sob diversas vertentes: na composição musical; na coreografia alusiva às danças guerreiras dos Pauliteiros de Miranda; nos trajes Caretos, tão populares no entrudo; no poema, alusivo à força de carácter das gentes transmontanas.
Infelizmente esta não foi a opinião do júri, que optou por pontuar uma banalíssima cançoneta que nos iria envergonhar estrondosamente em Atenas. Do meu ponto de vista, esta foi a grande participação da noite e a enorme injustiça de 2006.

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa poll, na semana anterior. Assim o tema escolhido foi Um Grande, Grande Amor, interpretado por José Cid, no Festival da Canção 1980. Na nossa sondagem obteve 57% dos votos dos nossos leitores, uma votação por maioria face aos outros temas e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra e a música são de José Cid, a orquestração de Mike Sergeant e a direcção de orquestra do maestro Jorge Machado. Nos coros estiveram Ramón Galarza, Zé Nabo, Maria Armanda Ricardo, Maria Teresa e Lena Campos. Esta canção classificou-se em 1º lugar com 92 pontos, sendo o tema preferido dos jurados de Angra do Heroísmo, Aveiro, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Horta, Ponta Delgada, Portalegre, Porto, Vila Real e Viseu.

Esteja atento à nossa rubrica diariamente no nosso Facebook e recorde na próxima semana mais cinco temas que marcaram a história do Festival RTP da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s