No dia em que você nasceu… António José, Maria de Lurdes Resende e Nuno Junqueira

Hoje estão de parabéns Maria de Lurdes Resende e Nuno Junqueira e homenageamos também António José, que seria também ele hoje aniversariante.

Homenageamos hoje António José, letrista e cantor português, nascido em Setúbal a 29 de janeiro de 1929, com o nome de António José Lampreia. Começou a sua carreira como cantor tendo gravado alguns discos, sobretudo nas Melodias de Sempre. Fez parte do Quarteto Scalabis, onde se apresentou no Clube Radiofónico de Portugal. Depois disso dedicou-se à escrita de canções, onde foi um dos mais afamados letristas dos anos 60, tendo escrito para nomes como Maria de Fátima Bravo, Artur Garcia, Duo Ouro Negro, Tonicha, Simone de Oliveira, Tony de Matos, Amália Rodrigues e Marco Paulo. O seu primeiro êxito foi Rua da Luz, em 1959, para a voz de Maria de Fátima Bravo. Venceu o VIII Festival da Canção Portuguesa, na Figueira da Foz, como autor do tema Olhos de Veludo, interpretado por Artur Garcia. Participou em seis Festivais da Canção como letrista: em 1964 assinou a letra do tema Finalmente (8º lugar), interpretado por Artur Garcia; em 1966 foi o letrista de Nada e Ninguém (8º lugar), que Tony de Matos cantou; no ano seguinte foi a vez de Quando Amanhecer (4º lugar) pelo Duo Ouro Negro e Porta Secreta (5º lugar) defendida por Artur Garcia terem letra sua; em 1968 assinou a letra dos temas Calendário (7º lugar) cantada por Tonicha e Dentro de Outro Mundo (8º lugar) interpretada por Simone de Oliveira; no ano seguinte fez a letra para Sombra de Ninguém (6º lugar) defendida por Artur Garcia. Terminou as suas presenças no Festival da Canção 1985, assinando a letra do tema Entre Céu e Mar (9º lugar), interpretada por Nelo Silva. Foi autor das marchas vencedoras da Grande Marcha de Lisboa, entre 1994 e 1997 e durante muitos anos trabalhou ao balcão na Grande Feira do Disco, em Lisboa. Faleceu a 20 de dezembro de 2013, deixando uma obra considerável da qual se destacam os êxitos: Procuro e Não Te Encontro, Nasci Contra o Vento, Eu Tenho Dois Amores, A Bia da Mouraria, Sombras da Madrugada e obviamente Porta Secreta.

Hoje é também o aniversário de Maria de Lurdes Resende. É natural do Barreiro, onde nasceu a 29 de janeiro de 1927. Começou como cantora em 1945, na Emissora Nacional. Atingiu uma enorme popularidade nos anos 50 e 60, tendo gravado inúmeros discos. Em 1950 atuou em Paris no âmbito do Plano Marshall. Começou a editar discos em 1954 para a editora Estoril, passando depois pela Alvorada, Riso e Ritmo e Marfer. Em 1955 e 1962 foi eleita Rainha da Rádio pela revista Flama. Participou no I e II Festival da Canção Portuguesa em 1958 e 1960. Participou posteriormente no Festival da Canção 1967, alcançando o 3º lugar com o tema Não Quero o Mundo e com Assim Será o Nosso Amor, ficou-se pela primeira semifinal. Gravou mais de 200 canções, sendo que se destacam no seu repertório os temas Alcobaça, Moleirinha, Feia, Não, Não e Não, Leiria e O Papá e a Mamã. Recebeu variadíssimos prémios entre os quais o Prémio Bordalo em 1962, a Medalha de Prata das autarquias de Alcobaça, Barreiro e Lamego e também a Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Barreiro. Tem uma rua em Alcobaça com o seu nome e foi distinguida com a Ordem de Mérito em 1970. Retirou-se da vida artística, já não aparecendo em público há alguns anos.

O nosso último aniversariante é Nuno Junqueira. Nasceu a 29 de janeiro de 1976 e vive em Leiria. É cantor, autor compositor e produtor musical. Participou como autor e compositor no Festival da Canção 2001 com dois temas: Mundo Colorido, interpretado por Izamena, na 3ª semifinal, classificando-se em 3º lugar, não sendo finalista e também com Chamar Por Ti, cantado pelo próprio e que ficou em 8º lugar na grande final. Atualmente tem o seu próprio estúdio de gravações N’ Áudio Produções, onde colabora com vários cantores, entre os quais David Antunes.

Curiosidades acerca deste dia 29 de janeiro:

Comemora-se hoje em Portugal o Dia da Incontinência Urinária e é também o Dia Internacional da Lepra.

A 29 de janeiro de 1886, Karl Benz patenteia o primeiro automóvel a gasolina.

Também neste dia, em 1825, é fundada a Faculdade de Medicina no Porto.

Em 1945 é fundado o jornal desportivo A Bola por Cândido de Oliveira, no qual colaboraria até à sua morte em 1958.

Neste dia, mas em 1996, o presidente Jacques Chirac anuncia o fim definitivo do teste de armas nucleares francesas.

A  29 de janeiro de 2006 deu-se uma tempestade de neve no centro e sul de Portugal, incluindo a cidade de Lisboa.

Hoje estão também de parabéns: Tom Selleck, ator americano (1945); Jerry Adriani, cantor e compositor brasileiro (1947); Oprah Winfrey, apresentadora americana (1954); Tássia Camargo, atriz brasileira (1961); Edward Burns, ator americano (1968); Álex Ubago, cantor espanhol (1981); Adam Lambert, cantor americano (1982) e Simon Vukčević, futebolista montenegrino (1986).

Neste dia faleceram Collen McCullogh, escritora australiana (2015) e Zé da Ponte, músico português (2015), que participou em inúmeros Festivais da Canção como compositor, destacando-se as vitórias com Não Sejas Mau Para Mim (1986), Lusitana Paixão (1991) e Amar (2005).

O nosso site apresenta aos aniversariantes Maria de Lurdes Resende e Nuno Junqueira os nossos Parabéns. Que seja um dia passado com alegria, saúde e recheado de todas as coisas boas que desejam. Felicidades! Para António José a nossa homenagem pela importância que teve na música portuguesa.

Fonte: Festivais da Canção | Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s