No dia em que você nasceu… Maria de Lurdes Resende e Nuno Junqueira

2901Hoje destacamos os aniversariantes Nuno Junqueira e Maria de Lurdes Resende.

Nuno Junqueira nasceu no ano 1976, reside em Leiria, é um músico, produtor, autor, compositor, cantor e entertainer.
Atualmente é músico e produtor na empresa N’ Audio Produções – Estúdio de Gravação.
Esteve presente no Festival da Canção no ano 2001, interpretando um tema totalmente de sua autoria, “Chamar Por Ti”, esteve na final tendo obtido um 8º lugar na classificação geral. Foi também nesse ano autor e compositor do tema “Mundo Colorido”, interpretado por Izamena na 3ª semifinal.

Presenteamos também Maria de Lurdes Resende. É natural do Barreiro, onde nasceu em 1927, é uma grande conhecida cantora de Portugal.
Recebeu vários prémios de popularidade, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. Começou por cantar na igreja de Santa Cruz, no Barreiro, onde o seu pai era organista amador. Em 1945, aos 18 anos, prestou provas na Emissora Nacional onde em 1945 tem a sua estreia. Em 1948 recebeu o Prémio de Cançonetista no Concurso de Artistas Ligeiros da Rádio. Em 1950 actua em Paris, no âmbito do Plano Marshall.

Em 1952 desloca-se ao Brasil onde actua nas principais estações de rádio e televisão. No ano de 1954 grava os primeiros discos de 45 rotações para a editora «Estoril» onde recriava músicas de sabor folclórico da autoria do maestro Belo Marques. Em 1955 obteve a vitória no prémio da Canção de Sucesso, realizado em Génova, com a canção “Alcobaça”, com letra de Silva Tavares e música do maestro Belo Marques. Ainda neste ano é eleita “Rainha da Rádio” num concurso promovido pela revista Flama. No ano seguinte é “Rainha do Espectáculo” num concurso da revista Plateia.

Em 1957 participa na primeira emissão da RTP. Concorre ao II Festival da Canção Portuguesa, realizado no Porto, recriando a canção de Luiz Piçarra “Amar É Sina”. Grava “O Papá e a Mamã” e “Carnaval do Estoril” com António Calvário. Em 1962 vence novamente o título de Rainha da Rádio. Vence também o Prémio de Imprensa desse ano.

Em 1964 estreia-se como apresentadora de televisão, ao lado de Artur Agostinho, num concurso da RTP. Em 1966 recebe os 1º e 2º prémios do Festival Internacional da Canção, realizado em Toronto – Canadá.

Participa no Festival RTP da Canção de 1967 com o tema “Não Quero O Mundo” onde obtém um terceiro lugar na classificação e numa das semifinais desse mesmo festival interpretou o tema “Assim será o nosso amor”. É eleita a “Maior Cançonetista Portuguesa” pela Imprensa Angola.

Sobre Maria de Lurdes Resende, também aconselhamos a visualização da sua fabulosa biografia, pois é recheada de uma vida completamente dedicada à canção nacional e com temas inesquecíveis como por exemplo “Alcobaça”, “ Uma Casa à Beira Mar” e muitos, muitos mais.

Para os aniversariantes, procurámos curiosidades e História deste seu dia de aniversário:

Comemora-se hoje em Portugal o Dia da Incontinência Urinária.

Também hoje é o Dia Internacional do Hanseniano, uma doença infeciosa que causa danos graves na pele e nervos.

Em 1945 é fundado o Jornal Desportivo Português “A Bola” por Cândido de Oliveira, no qual colaboraria até à sua morte em 1958.

Também neste dia, em 1825, é fundada a Faculdade de Medicina no Porto.

É hoje também aniversariante a conhecida apresentadora de televisão e atriz norte americana, Oprah Winfrey.

Neste dia ocorreu em 2006 uma tempestade de neve no centro e sul de Portugal, incluindo a cidade de Lisboa.

Em 2015 morre o músico português José da Ponte.

O nosso site, apresenta aos aniversariantes os nossos maiores Parabéns. Que seja um dia passado com alegria, saúde e recheado de todas as coisas boas que desejam. Felicidades!

Fonte: Festivais da Canção | Autora: Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s