David Gomes em entrevista |exclusivo|

david-gomesDavid Gomes nasceu a 7 de Outubro de 1996 no Barreiro, onde vive. Começou a sua carreira musical na 2ª série do programa Uma Canção Para Ti, donde saiu vencedor da final e da finalíssima do mesmo. Em 2009 andou em tournée pelo país com os concorrentes do programa e depois fez parte do elenco da novela Mar de Paixão em 2010. Participou em inúmeros programas de televisão e foi um dos quatro vencedores do programa Biggs Talent. Entre 2014 e 2015 integrou a boysband Like Us, tendo lançado um trabalho discográfico. Participou também no elenco das séries Água de Mar e Mulheres Assim. Participou na última edição do programa The Voice Portugal, onde chegou até à fase das galas em direto.

David Gomes vai abrir a Segunda Semifinal do Festival da Canção com a canção My Paradise da autoria de Joana Duarte (letra) e de Toli César Machado (música).

Vamos passar a descrever a entrevista que David Gomes nos concedeu e que desde já agradecemos.

David Gomes começou por dizer que desde muito cedo, nomeadamente quando no programa da TVI, Uma canção para ti, interpretou canções vencedoras do Festival da Canção como Desfolhada, Menina e Lusitana paixão que tinha o desejo de um dia fazer parte deste evento. Porém, depois da sua participação na edição de 2016 do The Voice Portugal não imaginaria que seria precisamente este ano que isso aconteceria. Participou num casting para ser o intérprete da canção de Toli César Machado, entre outros candidatos e referiu que estava longe de imaginar que seria o eleito. O facto de vir, já este ano, a pisar o palco do Festival da Canção, David Gomes não hesitou em responder e passamos a citar: Será a concretização de um sonho e sentir que já fiz parte de um festival mesmo que não ganhe, posso dizer que participei e até pode não ser o último ano.

O jovem intérprete diz a sua preocupação é fazer uma boa performance e representar bem a canção que lhe entregaram e prossegue dizendo que a canção é da Joana e do Toli mas é ele que dá a cara, principalmente quando as canções têm sucesso são associadas ao intérprete e deu como exemplo que quando se fala da Desfolhada se associa logo este tema a Simone de Oliveira. A sua preocupação é fazer com que as pessoas gostem da canção e interpretá-la de modo a não desiludir a sua produção.

David Gomes descreve assim a sua canção: É pop rock é muito alegre, é divertida, está-se a tornar mais festivaleira, a música está a crescer porque nós ainda estamos a criar e há sempre coisas novas a aparecer. David Gomes sublinha que adora a música e volta a referir que é uma canção muito divertida, mencionando que tem uma letra complicada de se cantar porque tem muitas palavras, mas gosta imenso da letra realçando:  A Joana fez um ótimo trabalho. Este jovem cantor diz que está sempre a cantar a sua canção, mesmo em casa, para ter um bom desempenho no festival e refere: Mesmo que não ganhe quero que as pessoas gostem da música.

Sobre a apresentação em palco da sua canção David Gomes diz que as coisas ainda não estão definidas até porque há coisas que podem aparecer na final e que poderão não poder estar na semifinal.

David Gomes não estava ainda muito esclarecido sobre o processo de votação. Este intérprete demonstrou alguma preocupação com o voto do público referindo: Por vezes não são as pessoas mais sensatas que votam, apesar de confiar no seu público. Este jovem intérprete ressalvou que não terá muito que se preocupar com o voto feminino jovem porque ele é rapaz e igualmente jovem e tem muitas fãs dessa faixa etária. O seu receio é que votem mais pelo personagem do que pela performance.

Sobre o vestuário que irá apresentar em palco David Gomes ainda não sabe como vai ser, mas pelas suas palavras depreendemos que vai ser vestido pela equipa disponibilizada pela RTP, tendo acrescentado que já deu algumas sugestões.

No que concerne aos elementos que irão estar consigo em palco David ainda não sabe como irá ser mas referiu a palavra bailarinos. Certamente a sua canção irá contar com a participação de alguns bailarinos.

Quando lhe colocámos a questão com qual ou quais dos restantes 15 cantores faria um dueto extraconcurso David Gomes começou por responder que faria com qualquer um, mesmo com os que não conhece porque seria um desafio. Porém, não deixou de apontar dois nomes Fernando Daniel e Deolinda Kinzimba e citamos: Claro o Fernando Daniel faz parte da minha família do The Voice… claro que era com o Nandinho… com a Deolinda era capaz de surgir uma coisa gira, a Deolinda é uma diva.

Ainda a propósito de Fernando Daniel, David referiu que a sua vitória no The Voice foi justa.

Acerca da liberdade de idioma e o facto da canção que vai defender no Festival da Canção ser em inglês, este intérprete demonstrou ter alguns receios e espera que sejam os mais novos a votar que normalmente estão mais predispostos para a aceitação de canções em inglês. David Gomes fez menção aos comentários negativos sobre o facto de cantar em inglês e defende que Portugal, ao longo do seu percurso no Festival da Eurovisão, cantou em português e também em versões mistas de português e inglês mas nunca o fez inteiramente em inglês, concluindo que haveria que tentar esta vertente.

O cantor de Toli César Machado considera uma sorte não ter ficado na primeira semifinal porque lá estão três vencedores do The Voice, referindo-se a Rui Drumond, Deolinda Kinzimba e Fernando Daniel. David ressalvou que não quer com isto dizer que está a minimizar os intérpretes da sua semifinal, mas certamente aqui terá menos concorrência de intérpretes do referido formato televisivo. Este jovem cantor sublinhou que está a fazer os possíveis para tornar a sua canção o mais apelativa possível.

O facto de abrir o desfile considera ser uma grande responsabilidade, embora lhe agrade porque não terá que esperar muito pela sua atuação e os nervos são menores.

David Gomes não nos escondeu o seu sonho de representar Portugal na Eurovisão, na medida em que deseja tornar-se internacional. Caso venha a representar Portugal na Eurovisão quer muito trazer a melhor classificação de sempre Portugal, mesmo que não seja a tão almejada vitória.

Quando lhe pedimos para completar a frase: Representar Portugal na Eurovisão seria… tornar um sonho realidade apesar do cliché, era mostrar que Portugal é muito mais que aquilo que os outros países pensam.

David Gomes está confiante na sua canção e pensa que as coisas estão bem direcionadas, não menosprezando as canções dos outros concorrentes.

Este jovem intérprete de descendência angolana deixou-nos a seguinte mensagem: Quero que as pessoas confiem em mim e que votem em mim para eu ir à Eurovisão, prometo não as desiludir. Vou fazer com que Portugal seja lembrado. É uma promessa complicada, mas mesmo sem ir à Eurovisão eu quero ser um artista internacional e quero que saibam que sou português.

A propósito da sua paixão pela música David Gomes diz que tem duas casas uma é a da sua avó e a outra é o palco.

Fonte: Festivais da Canção | Entrevista de Carlos Portelo a David Gomes

3 pensamentos sobre “David Gomes em entrevista |exclusivo|

  1. Pingback: Canção nº1 – Segunda Semifinal – “My paradise” por David Gomes – O seu depoimento |

  2. Pingback: FC2017 – 2ª Semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  3. Pingback: A II Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s