No dia em que você nasceu… Alice Cruz, Daniel Oliveira e Pirata

Hoje presenteamos mais três aniversariantes que marcaram a história do Festival da Canção: Alice Cruz, Daniel Oliveira e Pirata.

Homenageamos hoje Alice Cruz, nascida a 30 de janeiro de 1940 com o nome de Maria Alice Amorim Cruz, na Póvoa do Varzim. Começou a trabalhar em Angola como locutora, tendo vindo para a metrópole e entrando para RTP em 1963. Lá fez um dos percursos mais notáveis na apresentação, quer como locutora de continuidade, apresentadora de programas de variedades ou de concursos. Entrou para os quadros da RTP em 1967. Em 1970 apresentou o programa A Hora de Almoço, quando se estreou este horário na televisão portuguesa. Outro dos seus programas de mais sucesso foi Domingo À Noite, apresentado a partir do Teatro Maria Matos, onde partilhou a apresentação com Henrique Mendes, Eládio Clímaco e Maria Margarida. Foi também a apresentadora da primeira série do programa No Tempo Em Que Você Nasceu, com Artur Agostinho. Apresentou no início da década de 80 os Jogos Sem Fronteiras, nomeadamente em 1981 e 1982, tendo feito também os comentários de algumas emissões. Apresentou os Festivais da Canção 1972, 1973, 1982 e 1986, sendo uma das apresentadora preferidas de muitos portugueses. Entre 1988 e 1991 assumiu a direcção da revista Guia. Foi casada com o locutor e apresentador Rui Romano. Faleceu aos 54 anos de idade, a 10 de junho de 1994, vítima de atropelamento perto de Sobral de Monte Agraço, e a título póstumo o Presidente da República Mário Soares concedeu-lhe a Ordem de Mérito em dezembro desse ano. Tem um jardim com o seu nome em São Domingos de Benfica. A sua presença amável, simpática, generosa e bastante profissional ainda hoje é lembrada e faz falta na televisão portuguesa.

Daniel Oliveira nasceu a 30 de janeiro de 1981, em Lisboa, com o nome completo de Daniel Carlos Ferreira de Oliveira. Começou a sua carreira na SIC, ainda jovem, como colaborador do programa Os Donos da Bola. Em 2000 foi um dos rostos iniciais da SIC Notícias, tendo também sido repórter em alguns programas da SIC. Em 2003 passou para a RTP, onde participou em vários programas tais como Só Visto ou Há Volta. Apresentou o Festival da Canção 2006 a partir do Centro de Congressos de Lisboa. Regressou à SIC em 2008, como coordenador executivo de conteúdos de entretenimento e desde 2011 que exerce o cargo de subdiretor de conteúdos de entretenimento deste canal, sendo também o diretor do canal SIC Caras. Desde 2009 que tem assumido o programa Alta Definição, considerado como um dos programas de entrevistas com mais sucesso de todos os tempos. Daniel Oliveira já entrevistou pessoas de todos os quadrantes e o seu lado humano e a sua capacidade de comunicação fazem dele um dos melhores do seu tempo. Afinal o que dizem os teus olhos?

Pirata é o nome artístico de António José Silva, nascido a 30 de janeiro de 1957. Vive atualmente em Cascais e é o vocalista do grupo Ténis Bar, um dos grupos mais conhecidos da zona cascalense. A música é a sua vida apesar de profissionalmente percorrer outro caminho. Começou a cantar aos sete anos e não tardou a escrever as suas próprias músicas. Na escola, apaixonou-se loucamente pelo circo e o seu personagem predileto era o Coquinha, o Pirata do Ar e por isso a sua alcunha foi de Pirata, sendo depois este o seu nome artístico. Já percorreu o nosso país em inúmeros concertos com os Ténis Bar e atua praticamente todos os anos nas Festas do Mar de Cascais. Participou no Festival da Canção 2011, com o tema Para Ti, tendo sido desclassificado. Trabalha atualmente na EMAC, empresa municipal de ambiente de Cascais e continua a ter inúmeros concertos em vários bares e locais na linha de Cascais.

Curiosidades acerca deste dia 30 de janeiro:

No Brasil é o Dia da Não Violência e o Dia da Saudade.

A 30 de janeiro de 1648 foi assinado o Tratado de Vestefália, que põe fim à Guerra dos Oitenta Anos.

Neste dia, mas em 1948, Mahatma Gandhi é assassinado por um extremista hindu.

Em 1969 dá-se a ultima apresentação pública da banda Beatles antes de se separarem.

Em 2007, a Microsoft lança o sistema operativo Windows Vista.

Também estão hoje de parabéns: Franklin Delano Roosevelt, político americano (1882); Gene Hackman, ator americano (1930); Vanessa Redgrave, atriz americana (1937); Maria Filomena Mónica, escritora portuguesa (1943); Otávio Augusto, ator brasileiro (1945); Phil Collins, cantor inglês (1951); Filipe VI, rei de Espanha (1968); Maria Luísa Mendonça, atriz brasileira (1970); Christian Bale, ator inglês (1974) e Dani, futebolista português (1982).

Neste dia faleceram Damião de Góis, historiador português (1574) e Mahatma Gandhi, político e pacifista indiano (1948).

Para Daniel Oliveira e Pirata, o nosso site apresenta os maiores Parabéns, desejando que passe um dia repleto de tudo quanto melhor deseja, muita saúde, tranquilidade, e carinho. Muitas felicidades. Para Alice Cruz aqui deixamos a nossa singela homenagem e uma eterna saudade.

Fonte: Festivais da Canção | Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s