No dia em que você nasceu… Alice Cruz e Daniel Oliveira

3001Daniel Carlos Ferreira de Oliveira, mais conhecido por Daniel Oliveira, vai ser o nosso último aniversariante deste mês de janeiro. Nasceu em Lisboa, em Alcântara, em 1981 é um jornalista e apresentador de televisão em Portugal.

Com apenas 14 anos foi campeão nacional de xadrez categoria de rápidas. Um ano antes, criou um jornal chamado “Penalty”, que viria a despertar a atenção de responsáveis da SIC, que o chamaram três anos mais tarde para colaborar no programa “Os Donos da Bola”. Foi assistente de produção, produtor, produtor editorial e jornalista de 1997 a 1998, tendo depois integrado a redação da revista TV 7 Dias, onde desenvolveu o gosto pela realização de entrevistas.
Apesar de ainda muito jovem, Daniel Oliveira apresenta também ele um percurso profissional riquíssimo, quer na RTP, como na estação de televisão privada SIC.

Iremos fazer aqui um pequeno resumo do que tem sido o seu trabalho ao longo dos anos, não deixando de referir que seria bom consultar a sua biografia e ficar a conhecer o trabalho daquele que tem como uma das suas frases favoritas “O que é que dizem os teus olhos”.
Em 2000 é convidado para integrar a equipa fundadora da SIC Notícias, onde cumpre todo o estágio de formação e exerce desde a abertura do canal, em 2001, funções de produtor editorial e coordenador na área de social e desporto, cujas primeiras peças são de sua assinatura. Em 2002 transita para a SIC, onde é repórter e redator principal do magazine Catarina.com.
Em 2003 é contratado pela RTP, onde foi responsável pela autoria, coordenação e apresentação de programas como Só Visto, Vive o 2004, Exclusivo Mundial, Há Volta, Ângulo Inverso, Todos por um, No coração de Portugal, Só Visto e amigos, Top +, entre outros.
Em 2008 regressa à SIC como coordenador executivo de conteúdos de entretenimento, onde criou os programas Episódio Especial, Fama Show, Os Incríveis, O Regresso dos Incríveis, Alta Definição, Gosto Disto, Geração Scolari, Tá a Gravar, entre outros e exerceu a coordenação de emissões especiais, tendo sido também o responsável da SIC para área dos conteúdos no acompanhamento de produções externas como TGV, Salve-se Quem Puder ou Ídolos. Co-apresentou as galas dos 17º, 18º e 19º aniversários da SIC e é o autor do slogan “Estamos Juntos“, que a estação adotou em 2008.
Desde 2011 que exerce funções de subdiretor de gestão e conteúdos de entretenimento da SIC.
Atualmente apresenta o programa de entrevistas Alta Definição, na SIC. É diretor da SIC Caras.
Também ele está na História do nosso Festival da Canção. Foi um dos apresentadores do certame no ano 2006, em conjunto com Helena Coelho, Isabel Angelino, Jorge Gabriel, Helena Ramos e Eládio Clímaco.

Mas hoje mais outra grande figura do nosso País seria aniversariante se estivesse entre nós. Alice Cruz, nasceu na Póvoa de Varzim no ano 1940, foi uma apresentadora portuguesa de televisão.
Alice Cruz começou por trabalhar em Angola como locutora da Estação Oficial e como apresentadora de espetáculos. Estreou-se na RTP em 1963, no programa Presença no Ultramar. No entanto, só quatro anos depois ingressou nos quadros da RTP, onde já apresentava a rubrica Ponto de Vista.
Foi em 1970 que se impôs definitivamente como uma das caras mais conhecidas e respeitadas da televisão portuguesa. Para isso, contribuiu a apresentação do programa A Hora do Almoço, com que a RTP se estreou em emissões naquele período do dia. Tratava-se de um programa que incluía rubricas informativas, recreativas e de divulgação. Alice Cruz alternava a apresentação com Ana Zanatti e Linda Bringel. No ano de 1972, Alice Cruz viveu outro dos momentos altos da sua carreira ao apresentar o programa Domingo à Noite, que era gravado no Teatro Maria Matos, em Lisboa. “Domingo à Noite” era um dos programas preferidos do público, sendo constituído por números musicais, de bailado e de humor, neste caso protagonizados por Florbela Queirós e Norberto de Sousa.
Do nosso Festival da Canção esta competente, amável, generosa e locutora da simpatia, esteve presente nos anos 1972, 1973, 1982 e 1986 como apresentadora.
Vítima de atropelamento numa localidade perto do Sobral de Monte Agraço onde residia, vem a falecer no Hospital de Santa Maria em Lisboa no dia 10 de Junho de 1994.
Eterna saudade Alice Cruz, até sempre!

Mas para o nosso aniversariante o nosso site procurou algumas efemérides e História deste seu dia:

No Brasil é o Dia da Não Violência e o Dia do Portuário – pessoal que fazem as cargas e descargas de barcos e navios.

Em 1969 dá-se a ultima apresentação pública da banda Beatles antes de se separarem.

Em 2007, a Microsoft lança o Windows Vista para ser usado em computadores pessoais.

São hoje aniversariantes, Maria Filomena Mónica, jornalista portuguesa nascida em 1943 e Filipe VI atual Rei de Espanha, nascido em 1968.

Assim está passado o primeiro mês deste novo ano 2017. Faltam nesta altura 335 dias para acabar o ano.

Para Daniel Oliveira, o nosso site apresenta os maiores Parabéns, desejando que passe um dia repleto de tudo quanto melhor deseja, muita saúde, tranquilidade, e carinho. Muitas felicidades.

Fonte: Festivais da Canção | Autora Maria Fernanda Fonseca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s