Entrevista a Alex Gaspar |exclusivo|

alex-gasparAlex Gaspar nasceu a 20 de Junho de 1979 e é letrista e compositor. Tem trabalhado em parceria com Celina da Piedade nos seus inúmeros projetos, sendo autor, compositor e produtor e muitos temas desta intérprete. Surge como co-letrista e co-compositor do tema Primavera, que Celina da Piedade irá interpretar na 2ª semifinal do Festival da Canção 2017.

Passamos a transcrever a entrevista que Alex Gaspar nos concedeu.

Festivais da Canção – Como surgiu a parceria para participar como letrista e compositor neste Festival RTP?
Alex Gaspar – A parceria surgiu naturalmente visto que somos um casal e partilhamos a vida. É mais fácil compor quando estamos num momento de pausa em casa, sem agenda, nem horários, partilhamos ideias e a música acontece naturalmente.

FC – Descreva-nos a sua canção do ponto de vista poético (da letra).
AG – Do ponto de vista poético é uma canção que fala da esperança de um futuro feliz, de um lamento pela falta no passado e a alegria do momento vivido.

FC – Qual é o título da sua canção? Em que se inspirou para este título?
AG – O título da canção é “Primavera”, inspirado nos sentidos ao acolher o regresso de um amor recuperado.

FC – Que tipo de tema vai levar ao Festival da Canção? Qual o conceito ou estética musical que irá estar subjacente à sua proposta para a próxima edição do Festival da Canção?
AG – A estética deste tema tem muito a ver com quem a compôs e a vai interpretar, a Celina da Piedade, o seu meio é o Folk/Popular e o tema espelha bem o seu trabalho, na vertente mais bem disposta!

FC – Quais as suas expectativas para este Festival?
AG – Há muitos anos que partilhava com Celina da Piedade a vontade de participar no Festival da Canção, o facto de este ano terem convidado compositores que são nossos amigos e/ou admiramos só acrescenta emoção e alegria a esta nossa participação. Embora o formato seja o de concurso e tivemos isso em mente quando preparamos o tema, vamos apenas com a expectativa de mostrar o projecto Celina da Piedade e viver um bom momento.

FC – Em que se baseou a vossa equipa para a escolha do intérprete?
AG – Quando foi feito o convite à Celina da Piedade, ainda ponderámos outro intérprete, mas depois de uma cuidada reflexão considerámos que conseguiríamos o melhor resultado se fosse interpretado por ela mesma o nosso poema e música, foi realmente o que fez sentido e estamos muito satisfeitos com o resultado.

FC – Tem acompanhado os Festivais da Canção? Quando foi o último ano que viu um Festival da Canção (ano)?
AG – De um modo geral tenho acompanhado o Festival todos os anos, fico feliz pela perspectiva musical escolhida este ano, há que respeitar os outros estilos musicais mas efectivamente o formato deste ano é o que mais me agrada.

FC – Este ano a RTP decidiu optar por um novo modelo de votação, sendo que a escolha dos finalistas irá ser por televoto e por votação de um júri de sala. Concorda com este método de votação? Porquê?
AG – Não me cabe a mim avaliar o método. Foi o escolhido e deve ser respeitado. Tenho a certeza que o objectivo da mudança foi ser mais justo e transparente.

FC – À sua canção foi atribuído o número 6 no desfile, na 2ª semifinal. Acha que a ordem do desfile poderá ter alguma influência na votação dos espectadores em casa?
AG – A ordem, como todos vimos, foi atribuída à sorte. Penso que no final o que interessa é a escolha da maioria, concorde-se ou não.

FC – A RTP decidiu dar liberdade na escolha do idioma para apresentar os temas a concurso. Há quem defenda que para se triunfar na Eurovisão teríamos que apresentar um tema em inglês, no entanto, outros referem que se deve cantar sempre na nossa língua, defendendo assim as nossas tradições e identidade. Em qual destas duas correntes se insere?
AG – Penso que em português ou noutra língua o tema deve ser verdadeiro. Não se fabricam êxitos, eles acontecem por variadíssimas razões. O que faz sentido é os compositores e intérpretes serem verdadeiros consigo e o público reage a essa verdade. No caso da Celina da Piedade só faz sentido cantar em Português mas para outros artistas acho que faz todo o sentido cantar noutro idioma.

FC – Porque nos últimos o Festival da Eurovisão é também imagem e espetáculo, o que podemos esperar da sua participação neste âmbito?
AG – Sim, o Festival da Eurovisão é um festival de imagem e espectáculo, como compositor a minha maior preocupação não é com a falta de espectáculo mas com “overacting”, a interpretação tem de estar ajustada ao tema, no caso da Celina da Piedade estará!

FC – Qual é a sua canção ou canções preferida(s) entre todas as que passaram pelos Festivais da Canção?
AG – Tenho de admitir que são os temas mais antigos que me encantam, como a “Tourada”, “Desfolhada” ou “Uma Flor de Verde Pinho”, da “nova” geração mas já com 11 anos, “O Meu Coração Não Tem Cor”.

FC – Este espaço é seu para divulgar o seu tema e a sua equipa, poderá escrever algumas linhas para divulgar a sua canção.
AG – Pesquisem este tesouro escondido que é a Celina da Piedade, e fiquem maravilhados, tal como eu fiquei a primeira vez que a ouvi tocar e cantar!

Agradecemos a Alex Gaspar a concessão desta entrevista e desejamos sorte para a participação no Festival da Canção 2017.

Veja no vídeo em baixo um dos temas que Alex Gaspar compôs em parceria com Celina da Piedade e com realização do autor e compositor: Acredito, que faz parte do novo trabalho da cantora intitulado Sol.

Fonte: Alex Gaspar

3 pensamentos sobre “Entrevista a Alex Gaspar |exclusivo|

  1. Pingback: Canção nº6 – Segunda Semifinal – “Primavera” por Celina da Piedade – O seu testemunho |

  2. Pingback: FC2017 – 2ª Semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  3. Pingback: A II Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s