Os jurados das semifinais do FC2017 – Uma reflexão

fc2017_equipasNa Conferência de Imprensa do Festival da Canção 2017 o Presidente do Júri da edição deste ano, Júlio Isidro, deu a conhecer os nomes dos jurados que nas semifinais terão 50% da responsabilidade do apuramento dos 8 temas finalistas.

Muito já se escreveu, nas redes sociais, sobre os nomes anunciados, alguns argumentos apontam que a grande maioria dos jurados desconhece o atual panorama eurovisivo e que estes terão mesmo alguns preconceitos em relação ao Festival RTP da Canção e também em relação ao ESC.

Na realidade alguns dos jurados eram mesmo pouco expectáveis de os encontrarmos como parte integrante de um painel que visa como objetivo primeiro e único escolher uma canção que nos represente na Eurovisão e que chegue à final e alcance o melhor resultado de sempre. Lembramos que a nossa melhor classificação no Festival da Eurovisão foi em 1996 com o tema de José Fanha e de Pedro Osório, O meu coração não tem cor, interpretado por Lúcia Moniz.

Desde que existe o sistema de semifinais, inaugurado em 2004, Portugal só alcançou a grande final do Festival da Eurovisão três vezes, o que é manifestamente muito pouco.

Independentemente de quem são os jurados nomeados, os mesmos terão que ter a consciência que estão a escolher uma canção para o Festival da Eurovisão do Século XXI e não para a playlist das suas rádios ou para o seu leitor de mp3. Há uma grande diferença entre estas várias opções. Cabe à RTP adverti-los do objetivo para que foram convidados e então sim poderemos ter na grande final as canções mais fortes de onde sairá aquela que poderá fazer a diferença na Eurovisão.

A comunicação social já fez eco da Conferência de Imprensa do Festival da Canção que teve lugar ontem no Coliseu dos Recreios de Lisboa, como é o exemplo do Diário de Notícias que no topo da sua primeira página colocou a foto dos intérpretes, autores e compositores da edição deste ano da nossa final nacional para o ESC.

Fique com o anúncio dos nomes dos jurados pelo Presidente do Júri, o grande profissional de televisão, Júlio Isidro.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s