Festival di Sanremo – As datas e os concorrentes de Itália

sanremo2017Depois de anunciar a sua participação novamente no Festival Eurovisão da Canção no próximo ano de 2017, a Itália confirmou que seria novamente o Festival di Sanremo, o seu método de selecção. Mais uma vez o grande Festival vai servir para a escolha do representante italiano, não sendo necessariamente o vencedor, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

O Ariston Theatre na cidade de Sanremo será o palco novamente deste grande evento, apresentado mais uma vez por Carlo Conti. Desde 7 a 11 de Fevereiro que pelo palco irão desfilar os concorrentes participantes tanto na categoria dos Giovanni como dos Campioni. O regulamento do Festival di Sanremo pode ser consultado aqui.

Tal como nos outros anos as cinco noites serão distribuidas pelos artistas das duas categorias. Muitas suposições existiram quanto aos nomes que irão fazer parte dos concorrentes, sendo que foi falado no regresso do grupo Jalisse, vinte anos depois de vencerem o certame em 1997 com Fiumi di Parole.

Os concorrentes foram divulgados no passado mês de Dezembro e depois de mais de 800 canções concorrentes ficou uma lista de 22 temas como abaixo indicamos.

  1. Al Bano – Di rose e di spine
  2. Alessio BernabeiNel mezzo di un applauso
  3. Bianca AtzeiOra esisti solo tu
  4. Chiara GaliazzoNessun posto è casa mia
  5. ClementinoRagazzi fuori
  6. Elodie Tutta colpa mia
  7. Ermal MetaVietato morire
  8. Fabrizio MoroPortami via
  9. Firoella MannoiaChe sia Benedetta
  10. Francesco GabbaniOccidentalis karma
  11. Gigi D’Alessio La prima stella
  12. Giusy FerreriFatalmente male
  13. Lodovica ComelloIl cielo non mi basta
  14. Marco MasiniSpostato di un secondo
  15. Michele BraviIl diario degli errori
  16. Michelle ZarrilloMani nelle mani
  17. Nesli & Alice PabaDo retta a te
  18. Paola TurciFatti bella per te
  19. Raige & Giulia LuziTogliamoci la voglia
  20. RonL’ottava meraviglia
  21. Samuel Umberto Romano – Vedrai
  22. Sergio Sylvestre Con te

Entre estes nomes destaca-se em primeira instância Al Bano, que já representou a Itália em 1976 e 1985 em dueto com Romina Power e que obteve grande sucesso nas décadas de 70 e 80. Em 2000 foi um dos elementos de palco do tema suíço La Vita Cos’è. Esta será a sua 11ª participação no Festival di Sanremo. Nos outros nomes destacamos também a presença de Chiara Galiazzo, Clementino, Ermal Meta, Francesco Gabbani, Gigi d’ Alessio e Marco Masini, que já participaram em edições anteriores e que são nomes de destaque da música italiana.

No grupo dos Nuove Proposte são oito os concorrentes a alcançar a vitória nesta categoria, depois de Francesco Gabbani ter conseguido esse feito no ano passado com Amen. Os concorrentes estão abaixo descritos e poderá clicar nos títulos e aceder aos respectivos temas.

Assim amanhã irão desfilar os primeiros onze concorrentes da categoria dos Campeoni, onde oito dos cantores irão ficar apurados para a quarta gala, enquanto os restantes três irão passar por uma repescagem na terceira gala. O mesmo acontecerá na segunda noite com a mesma mecânica da primeira gala. Também na segunda noite começa o desfile das Nuove Proposte, em que dos quatro concorrentes irão passar dois para a quarta gala, acontecendo o mesmo na terceira gala. Na terceira gala os vencedores já apurados nas duas primeiras galas irão interpretar temas italianos bem conhecidos, encontrando-se os restantes seis em competição.

Recorde nos vídeos em baixo a última participação italiana no Festival Eurovisão da Canção, com Francesca Michielin e o tema No Degree of Separation e também as duas participações de Al Bano na Eurovisão com We’ll Live It All Again e Magic Oh Magic, sempre em dueto com Romina Power, em 1976 e 1985.

Fonte: ESCToday

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s