Festival di Sanremo – A segunda gala

sanremo2017O mítico Festival di San Remo, na bela cidade italiana de San Remo, no norte do país, prosseguiu a sua caminhada hoje com a segunda gala. Este é sem dúvida o mais antigo festival musical da Europa, tendo ao longo dos tempos passado por lá os maiores cantores de Itália e não só.

A partir do Teatro Ariston, em San Remo, Carlo Conti foi o apresentador desta final nacional, assistido de Maria De Filippi e com a colaboração de Francesco Totti.

Tal como nos anos anteriores temos uns momentos de humor, protagonizados ao longo da gala e também a rubrica Todos Cantam San Remo, onde vários anónimos italianos deixam o seu testemunho sobre o seu percurso de vida. Os momentos de humor estiveram a cargo de Maurizio Crozza.

O espetáculo começou com os quatro primeiros concorrentes da categoria Nuove Proposte. Por ordem de atuação foram os seguintes:

1 – Marianne Mirage – Le Canzione Fanno Male – Canção rock com uma cantora com um timbre especial. Não é uma canção que cative à primeira audição. (vídeo aqui)

2 – Francesco Guasti – Universi – Francesco traz-nos uma balada, na sua voz grave. Uma grande balada com uma boa interpretação e presença em palco. (vídeo aqui)

3 – Braschi – Nel Mare Ci Sono I Coccodrilli – Tema alegre e divertido, numa interpretação jovial de Braschi. Um tema pop bastante apelativo que poderá ser uma surpresa, apesar de vocalmente o cantor não ter grande capacidade vocal. (vídeo aqui)

4 – Leonardo Lamacchia – Cio’ Che Resta Uma grande balada servida por uma grande voz. Sem dúvida a melhor proposta das quatro desta noite. Leonardo interpreta o seu tema com garra e força necessárias a este tema! Bravo! (vídeo aqui)

Depois das quatro atuações o televoto foi encerrado e procedeu-se à votação, sendo que dois passaram à próxima fase e outros dois foram eliminados. Foram eliminados então os temas Nel Mare Ci Sono I Coccodrilli, de Braschi e também Le Canzione Fanno Male, interpretada por Marianne Mirage. Assim sendo para a final desta categoria estão apurados Francesco Guasti e Leonardo Lamacchia.

Depois de um intervalo, a segunda parte deste Festival começou com um número de magia, por Hiroki Hara, com efeitos especiais magníficos.

Voltaram a atuar mais onze concorrentes da categoria consagrados, que por ordem de atuação foram os seguintes:

1 – Bianca AtzeiOra Esisti Solo Tu – A cantora interpreta com bastante segurança o seu tema. Bianca Atzei tem uma das melhores canções a concurso, uma balada em crescendo que poderá fazer a diferença e ganhar o passaporte para Kiev. (vídeo aqui)

2 – Marco MasiniSpostato di un Secondo – Já com inúmeras participações neste Festival, Marco Masini surge com um tema mais rock e com o seu timbre característico. A vitória já lhe sorriu em 1990 e em 2004, mas este ano parece que isso não acontecerá. (vídeo aqui)

3 – Nesli & Alice PabaDo Retta A Te – Um dueto entre cantores provenientes de diferentes estilos musicais, de Nesli com o seu rock pesado e Alice Paba, com a sua voz doce interpretaram uma balada rock, conjugando bem as suas vozes. (vídeo aqui)

4 – Sergio Sylvestre Con Te Mais uma balada nesta noite de hoje. Apesar de ter uma letra e música bonitas, Sergio estava bastante desafinado, apesar do apoio do público creio que revela algumas fragilidades. (vídeo aqui)

5 – Gigi D’Alessio La Prima Stella – Outro grande tema e outra grande balada. Gigi d’ Alessio é das melhores vozes italianas e provou isso mesmo na interpretação deste belíssimo tema. Mais um potencial tema para representar a Itália na Eurovisão este ano. (vídeo aqui)

6 – Michele Bravi – Il Diario Degli Errori – O cantor interpreta outra balada esta noite, um tema calmo e plano que o cantor cumpre na sua interpretação, mas que não causa qualquer tipo de sentimento a quem ouve. (vídeo aqui)

7 – Paola Turci – Fatti Bella Per Te – Um tema rock bem interpretado pela cantora, com uma boa presença em palco e uma boa capacidade vocal. Poderá surpreender em termos de resultados. (vídeo aqui)

Depois da sétima atuação foi a vez de subir ao palco do Teatro Ariston uma das maiores estrelas internacionais convidadas desta gala: Robbie Williams, que trouxe uma enorme energia em palco com os seus temas bem conhecidos. (vídeo aqui)

8 – Francesco Gabbani – Occidentali’s Karma – Um tema pop divertido e bem disposto, para dançar sobre as origens do ser humano. No entanto não chega aos calcanhares do magnífico tema com que Francesco Gabbani venceu o ano passado a categoria das Nuove Proposte. (vídeo aqui)

Depois de um novo momento de pausa para mais uma atuação musical da noite, com Giorgia, que já participou inúmeras vezes também no Festival di Sanremo e que interpretou um medley com os seus temas mais conhecidos. (vídeo aqui)

9 – Michelle ZarrilloMani Nelle Mani – Um tema bem interpretado no entanto a soar a antigo, o que até pode favorecer depois da vitória dos Stadio no passado ano. Interpretação bem conseguida, mas o tema não fica no ouvido. (vídeo aqui)

Depois de um novo intervalo foi a vez de subir ao palco outro dos convidados especiais desta noite do Festival di Sanremo, o ator Keanu Reeves.

10 – Chiara – Nessun Posto È Casa Mia – Mais uma brilhante interpretação de Chiara que traz um tema puramente italiano, bem construído e muito bem interpretado. Tal como no ano passado Chiara é das melhores vozes deste Festival. (vídeo aqui)

11 – Raige & Giulia LuziTogliamoci la Voglia Um tema bastante alternativo misturando a música electrónica e o rap. Apesar de não estar mal interpretado creio que ficará por aqui, dado que não é um estilo muito apreciado. (vídeo aqui)

Foi feita então uma retrospectiva dos onze temas a concurso e o televoto voltou a abrir para todas as canções. A votação nesta gala foi feita por televoto, aberto durante a atuação de cada concorrente, e por um júri profissional presente no Teatro Ariston. Depois de alguns convidados para falar e humorísticos foi a vez dos Biffy Clyro subirem ao palco e interpretarem um dos seus temas mais conhecidos. Mais tarde foi a vez de conversar com a atriz Sveva Alviti.

Hoje apenas ficámos a conhecer os restantes três concorrentes menos votados, que irão passar para a gala de amanhã, onde será feita uma repescagem.

Assim, oito cantores ficam imediatamente apurados para a semifinal, na Gala 4 e os três cantores menos votados passam para uma repescagem na gala de amanhã. Os três concorrentes menos votados foram:

  • Nesli & Alice PabaDo Retta A Te
  • Bianca AtzeiOra Esisti Solo Tu
  • Raige & Giulia LuziTogliamoci la Voglia

Entre os cantores deste ano destaca-se Al Bano, vencedor deste Festival em 1987, em conjunto com Gianni Morandi e Umberto Tozzi e a solo em 1993. Participou e representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção em 1976 e 1985 em dueto com Romina Power e que obteve grande sucesso nas décadas de 70 e 80. Em 2000 foi um dos elementos de palco do tema suíço La Vita Cos’è. Esta é a sua 11ª participação no Festival di Sanremo.

Fonte: RAI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s