Os ensaios do Festival da Canção 2017 vedados à Imprensa

logofc2017A RTP não vai permitir o acesso da imprensa aos ensaios das semifinais e tudo indica que este procedimento se mantenha em relação à final.
Uma posição semelhante à que a estação pública de televisão tomou em 2015.

Ao longo dos últimos anos muitos foram os compositores que se queixaram dos vídeos de má qualidade que eram colocados no YouTube por alguns sites e blogues, muitos deles já extintos. Apesar dos vários pedidos da RTP para a não publicação dos vídeos dos ensaios principalmente os do check-sound houve sempre quem teimasse em fazê-lo, desrespeitando a vontade expressa pela RTP e pelos compositores a concurso.

No Festival da Canção de 2014, no Convento do Beato, existiram alguns ensaios vedados à comunicação social e todos cumpriram menos um blog, cujo editor se infiltrou nos bastidores e de lá fez a “reportagem”, o que desagradou profundamente aos compositores e à produtora desse festival que nesse ano foi Maria João Cargaleiro. Num desses ensaios proibidos os mesmos infratores fizeram um vídeo e publicaram-no no seu blog.
Atitudes como estas levaram certamente a RTP a pensar duas vezes antes de permitir o acesso aos ensaios, por parte mesmo dos que cumprem as instruções da estação de televisão detentora do Festival da Canção.
Nós nunca fizemos qualquer registo em vídeo dos ensaios, por várias razões e uma delas prende-se com o facto dos mesmos não serem elucidativos da qualidade e genuinidade das canções a concurso. Há que aceitar as regras do jogo para podermos continuar a jogar que é como quem diz  a informar os nossos seguidores, afinal o evento é da RTP e só a ela compete definir como pretende preservar e divulgar o Festival da Canção.

As 16 canções a concurso só serão mesmo reveladas nos diretos das respetivas semifinais, ou seja, a 19 e 26 do corrente mês, diretamente  do Estúdio 1 da RTP Lisboa para o Mundo.

Fonte: RTP, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s