No dia em que você nasceu… Inês Sousa e Pedro Brito

Hoje é dia de comemorar o aniversário de Inês Sousa e de Pedro Brito.

Inês Sousa nasceu a 9 de fevereiro de 1986, vive em Lisboa e é filha do músico Manuel Paulo. Começou o seu percurso na música muito cedo, gravando um dueto num disco da cantora Isabel Silvestre e gravando coros para a Ala dos Namorados. Iniciou os estudos musicais na Escola de Jazz do Hot Clube, passando depois para a Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licenciou em 2011. Em paralelo teve aulas de canto particulares com a professora Lúcia Lemos. Colaborou com músicos como Nuno Ferreira, Carlos Tê, Manuel Paulo, João Gil, Iago Férnandez, André Fernandes, Bruno Pernadas, João Correia, Margarida Campelo, André Santos, André Sousa Machado, Bruno Santos, entre outros. Actualmente é professora de canto na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Clube), e na escola Interartes, além de dar aulas particulares. Integra os grupos Maracangalha, Suzie’s Velvet e Julie and the Carjackers e está neste momento a iniciar um novo projecto de originais. Esteve presente na segunda semifinal do Festival da Canção 2017, interpretando o tema Se O Tempo Não Falasse, da autoria de Noiserv, não tendo sido finalista.

Pedro Brito nasceu a 9 de fevereiro de 1953, numa família onde a música esteve sempre presente. É irmão de Tozé Brito e de Teresa Brito. Tal como os jovens da sua geração divertia-se em festas e arraiais por vezes com bandas de garagem. Estudou música e composição na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Entre 1974 e 1975 fez o serviço militar entre Portugal e Angola e depois seguiu para Londres, onde esteve até 1978. Editou dois discos a solo, um EP em 1971 e um LP raro em 1978, e outros dois com o duo Pedro & Maria, em 1977. Foi compositor de inúmeros temas em conjunto com Tozé Brito para vários artistas com participações em diversos Festivais como por exemplo com À Tua Espera, com letra de Tozé Brito e que Simone de Oliveira interpretou no Festival OTI da Canção 1980 ou Ana (Meu Amor), que Paulo de Carvalho cantou no Festival de Viña del Mar, no Chile no mesmo ano. Foi também ele compositor de muitos dos temas das Doce. Em 1979 cantou o tema principal da série Zé Gato, para a RTP. Por motivos profissionais, especializou-se na área financeira e interrompeu a edição de temas seus no final dos anos 80. Em 2005 regressou às lides artísticas com o projecto Novo Canto Português.

Participou como compositor cinco vezes no nosso Festival da Canção. A primeira delas foi no Festival da Canção 1979, onde alcançou o 4º lugar como compositor do tema Novo Canto Português, com letra e interpretação de Tozé Brito. Voltou no ano seguinte, onde foi compositor e intérprete do tema Era, com letra também de Tozé Brito, ficando em 5º lugar na semifinal. Ainda nesse ano compôs o tema Doce, com letra do seu irmão, que as Doce interpretaram ficando em 2º lugar. Concorreu ao Festival da Canção 1982 como compositor do tema Até Amanhecer, interpretada por Alexandra, com letra de Tozé Brito, que se quedou pelo 3º lugar, e nesse mesmo ano alcançou a vitória com o tema Bem Bom, cantado pelas Doce, numa parceria na letra e música sua, de Tozé Brito e António Avelar de Pinho. Representaram Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1982 em Harrogate, no Reino Unido. A sua última participação no certame foi no Festival da Canção 2010, como compositor do tema Amar (Vieste Para Me Salvar), com letra de Pedro Vaz e interpretação de Nuno & Fábia, ficando em 9º lugar na 2ª semifinal.

Curiosidades acerca deste dia 9 de fevereiro:

Hoje é o dia de Santa Apolónia.

Em 1621, Gregório XV tornou-se Papa, sendo o último Papa eleito por aclamação e em 1895 dá-se a invenção do voleibol, nos Estados Unidos por William George Morgan.

Neste dia em 1915 é encerrado o Canal do Suez, devido à Primeira Guerra Mundial e dois anos mais tarde a Alemanha dá início à guerra submarina.

Em 1964, os Beatles fazem a sua primeira aparição na televisão americana, tendo tido uma enorme audiência, só superada pela chegada do Homem à Lua.

Começou neste dia em 1965 a Guerra do Vietname, com o envio das primeiras forças de combate dos Estados Unidos para o Vietname.

A 9 de Fevereiro de 1986 deu-se a aparição do cometa Halley, que depois servirá de título ao tema da Turquia no Festival Eurovisão da Canção desse ano e em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.

Neste dia 9 de Fevereiro nasceram Carmen Miranda, atriz e cantora, nascida em 1909, Carole King, cantora norte-americana (1942), Joe Pesci, ator (1943), Mia Farrow, atriz (1945), Edson Cordeiro, cantor e compositor brasileiro (1967), Marco Caneira, futebolista (1979) e Tânia Mara, cantora brasileira (1983).

Também neste dia, em 1945, nasceu o cantor francês Gérard Lenormand, que representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção 1988, com o tema Chanteur de Charme.

Neste dia 9 de Fevereiro faleceram a Condessa de Ségur (1874), escritora franco-russa; Fiódor Dostoievsky (1881), escritor russo; Bill Haley (1981), cantor norte-americano, a Princesa Margarida do Reino Unido (2002).

Desejamos a Inês Sousa e a Pedro Brito um óptimo dia de aniversário, com tudo o que desejar, saúde, alegria e felicidade.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s