FC2017 – A polémica das votações já estarem a decorrer

hostersMais uma polémica ligada ao Festival da Canção, o que nos leva a inferir que a edição deste ano está em alta porque como sempre se disse, nos tempos áureos deste evento, Festival da Canção sem polémica não é Festival.
Desta vez está em causa o facto das votações, via televoto, já estarem abertas e só fecharem na gala da final à voz do apresentador.

No ponto 4.10 do regulamento diz o seguinte:
4.10. Tanto nas Semifinais, como na Final, as linhas para o televoto serão abertas imediatamente após a apresentação das 8 canções a concurso e fechadas, à voz do apresentador, antes do final do programa.
Pode aceder ao regulamento na íntegra aqui

A OGAE Portugal contactou a estação pública de televisão sobre esta matéria e passamos a reproduzir os esclarecimentos da RTP à organização portuguesa dos fãs do ESC e do FC, assim como as considerações desta organização:
A OGAE Portugal contactou a RTP para obter esclarecimentos sobre esta questão.
“Na semifinal de ontem foram apresentadas as oito canções finalistas. O regulamento prevê a apresentação e não a atuação/performance das canções.”
O ponto em questão refere que apenas o encerramento terá de ser no programa.
Tanto nós como a RTP, acreditamos que estando as votações abertas durante uma semana, haverá mais motivos para partilhar as canções e desta forma envolver mais o público na escolha da vencedora.
Os responsáveis da estação pública referiram que todos os momentos de promoção da votação serão acompanhados pela apresentação dos excertos das 8 canções e nunca individualmente, para não se criar a ideia de favorecimento dado o horário apresentado de cada uma.

Qual será a leitura dos compositores a concurso sobre o suposto incumprimento deste ponto do regulamento?

A fim de não favorecer qualquer canção os spots de apelo ao voto é feito no mesmo bloco para as 8 canções. Esta opção na abertura das linhas telefónicas trará duas consequências imediatas, não só o encaixe económico do resultado das chamadas telefónicas, como uma maior promoção na divulgação da grande final do Festival da Canção e catalisar um maior número de telespetadores para o maior e mais histórico programa televisivo de música portuguesa.
O site Festivais da Canção vê com bom agrado a grande promoção que a RTP está a fazer ao Festival da Canção deste ano.

Fonte: OGAE Portugal, RTP | Foto © RTP

Um pensamento sobre “FC2017 – A polémica das votações já estarem a decorrer

  1. Acho positivo que tentem envolver o país nesta escolha, apesar de não concordar que as votações decorram de forma ilimitada, a nível de números de telefone. Uma conta mais recheada automaticamente pode levar a mais votos (a mesma pessoa vota uma infinidade de vezes) e isso não é justo. Para além disso, já que os portugueses passam a gastar dinheiro ao votar, considero injusto que o seu voto apenas tenha o valor de 50%. Como se viu na segunda semi-final, a opinião do júri foi totalmente oposta à do televoto, devido às ideologias implementadas no júri, especialmente a nível do “cantar em português”. Se querem continuar com essa filosofia, então para que abriram as portas a que se cantasse outra língua? Isso não faz sentido! O justo é haver igualdade de oportunidades e não estar logo na partida derrotado!

    Pela lógica das coisas, o voto antagónico entre ambas as partes poderá voltar a acontecer e, automaticamente, muitas pessoas passam a deitar, automaticamente, dinheiro para o lixo. Mesmo que mais de 90% das pessoas em casa vote numa determinada canção, a pontuação máxima possível será sempre 12 e se o júri der uma totalmente oposta, nada feito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s