A Segunda Semifinal com as fotos oficiais cedidas pela RTP

taniaribasoliveira_jorgegabrielNo passado domingo o lote das 8 canções finalistas do Festival da Canção 2017 ficou completo.
Assistimos a uma Segunda Semifinal algo idêntica à Primeira Semifinal no que concerne à sua estrutura, como se impunha.
Na condução desta semifinal estiveram Tânia Ribas de Oliveira que se estreou na apresentação dos Festivais da Canção e Jorge Gabriel que contabilizou a sua terceira participação na apresentação das nossas finais nacionais para a Eurovisão (2006, 2007 e 2017).
Uma apresentação com a dignidade do evento, mas com grande proximidade ao telespetador. Nota muito positiva para a condução desta semifinal.
Mais uma vez realçamos o bom gosto de todo o grafismo apresentado, denotando-se uma imagem de modernidade e cuidada.
Sobre as canções falaremos mais tarde das não apuradas muito em breve e das finalistas, depois da grande final do Coliseu.

Os Real Combo Lisbonense trouxeram-nos canções que não tendo vencido as respetivas edições dos Festivais da Canção umas mais conhecidas e outras que o grande público já não se lembrava. Foi bon recordar temas menos óbvios mas merecedores de serem recordados, como Rebeldia (Madalena Iglésias 1966) na primeira semifinal e Gente (Duarte Mendes 1973), na segunda semifinal.

Nesta semifinal o Júri de Sala optou por eleger como a sua canção preferida, a Canção nº6 Primavera atribuindo-lhe 12 pontos, entregando 10 pontos à Canção nº2 Nunca Me Fui Embora, 8 à Canção nº3 O teu olhar e 7 pontos à Canção nº7 Gente Bestial. Foram estas as suas eleitas. Recordamos que os 6 pontos foram entregue à Canção nº1 My Paradise, 5 à Canção nº5 Andamos no Céu, 4 à Canção nº4 Don’t Walk Away e 3 à Canção nº8 Se o tempo não falasse.

Os telespetadores, através do sistema de televoto atribuíram a seguinte votação: 12 pontos para Don’t Walk Away (Canção nº4), 10 pontos para Gente Bestial (Canção nº7), 8 pontos para Andamos no Céu (Canção nº5), 7 pontos para Primavera (Canção nº6), 6 pontos para My Paradise (Canção nº1), 5 pontos para Ao teu olhar (Canção nº3), 4 pontos para Nunca Me Fui Embora (Canção nº2) e 3 pontos para Se o Tempo Não Falasse (Canção nº8).

Somadas as pontuações obtivemos a votação final:
1º – Primavera – Celina da Piedade -19 pontos
2º – Gente Bestial – Jorge Benvinda – 17 pontos
3º – Don’t Walk Away – Pedro Gonçalves – 16 pontos
4º – Nunca Me Fui Embora – Lena D’Água – 14 pontos

5º – Ao teu olhar – Beea – 13 pontos *
6º – Andamos no Céu – 13 pontos*
7º – My Paradise – 12 pontos
8º – Se o Tempo Não Falasse – 6 pontos.
*Apesar das canções interpretadas por Beea e Helena Kendall terem obtido ambas 13 pontos, diz o regulamento que em caso de empate a votação o Júri de Sala prevaleceria. Porém não foi preciso usar este aspeto do regulamento porque o empate deu-se no 5º lugar.

As semelhanças entre a votação do júri de sala e do televoto aconteceu nas canções da autoria dos compositores Toli César Machado (Canção nº1) e Noiserv (Canção nº8), recebendo respetivamente 6 e 3 pontos de ambos os métodos de votação.

A maior divergência entre jurados e televoto ocorreu em três canções: O tema defendido por Pedro Gonçalves venceu o televoto e no júri ficou em penúltimo lugar. A canção defendida por Lena D’Água recebeu o 2º lugar do júri e ficou em 7º lugar no televoto. A composição de Jorge Fernando e interpretada por Beea foi a terceira na preferência dos jurados e a 6ª na opinião  dos telespetadores votantes.

Porém se observarmos os quatro temas indicados pelo júri e pelo televoto duas das canções finalistas receberam o visto dos jurados e dos telespetadores. Pelo júri teria sido finalista a canção Ao teu olhar em vez de Don’t Walk Away e pelo televoto teria sido finalista o tema Andamos no Céu em vez de Nunca Me Fui Embora.

O televoto, para apurar a canção portuguesa para Kiev, abriu ontem e só encerrará na noite da grande final, à voz de uma das apresentadoras ou mesmo das duas: Catarina Furtado e Sílvia Alberto.

Fique com as fotos oficiais da Segunda Semifinal disponibilizadas pela RTP.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: RTP, Festivais da Canção | Fotos © RTP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s