Pluralmente comentamos “Para Perto” pelas Golden Slumbers

pluralmentePluralmente comentamos hoje a Canção nº2 da Primeira Semifinal do Festival da Canção 2017, o tema Para Perto, da autoria de Samuel Úria.

Esta canção foi interpretada pelas Golden Slumbers e classificou-se em 5º lugar com 11 pontos, 6 provenientes do júri de sala e 5 dos telespetadores que se manifestaram em chamadas de valor acrescentado.

Vamos comentar e pontuar a canção Para Perto.

Sei que a culpa será parcialmente minha porque não gosto do estilo musical folk, mas mesmo assim esta canção não me convenceu, esperava muito mais de Samuel Úria que esteve em palco a acompanhar as Golden Slumbers. A canção, as intérpretes e o seu visual não me cativaram mesmo nada e na minha lista de preferências coloco esta aposta em 7º lugar, entre as 8 a concurso da respetiva semifinal. As cantoras pareceram desajustadas por estarem a cantar em português, denotando-se algumas dificuldades em passarem a mensagem, não se percebendo o poema. Diria mesmo que cantar em português não é mesmo a sua praia e isso notou-se. Pontuação 04/20 Carlos Portelo

Golden Slumbers

Golden Slumbers

É bom ver Samuel Úria envolvido no Festival da Canção, e foi bom tê-lo, ainda que discretamente, em cima do palco, dando a cara pelo tema que idealizou. Esta canção não me fascina particularmente, e considero até a pior da noite. Musicalmente tem algum interesse, mas a interpretação fica muito aquém do que seria desejável, principalmente ao nível da dicção. As Golden Slumbers cantam essencialmente em inglês, pelo que teria sido mais inteligente terem optado por esse idioma no Festival da Canção. Ainda assim, aplausos por terem arriscado e trazido um novo ar à grande celebração da música portuguesa.
Pontuação 13/20 Gonçalo Esteves Coelho

Foi talvez o momento mais fraco desta semifinal, mas não propriamente por culpa das partes envolvidas. Apenas considero que o produto final não foi o ideal, na medida em que os talentos responsáveis por esta canção pareceram de um certo modo não coligaram bem. Mereceu ficar pelo caminho.
Pontuação 08/20 Guilherme Ruivo

Não sendo propriamente uma canção brilhante ou forte, acaba por ser envolvente com a sua atmosfera country e deixo-me facilmente embalar (no bom sentido) pelo seu ritmo e também pelas vozes das duas intérpretes. A sua não-qualificação para a final não foi uma surpresa para mim, mas, de qualquer forma, o saldo é positivo e a experiência é agradável e valeu a pena.
Pontuação 14/20 João Velada

Não sendo propriamente a minha praia, este género musical, até gostei desta canção no entanto, eu também não as passaria à final.
Pontuação 10/20 Luís Pereira

A composição de Samuel Úria  “Para Perto” foi interpretada pelo grupo Golden Slumbers. Musicalmente esta música embala, no entanto a interpretação foi algo desafinada, demasiadamente séria e triste, o que fez com que este tema não brilhasse nem no local, e tão pouco para o público em casa, que a deve ter sentido aborrecida e não muito bem cantada. Não me admira a pouca votação do Júri de Sala e também do televoto. Correta a sua classificação.
Pontuação 03/20 Maria Fernanda Fonseca

O ritmo folk traz alguma alegria a este tema e ficamos por aí, dado que foi uma das desilusões desta semifinal. Sabemos que Samuel Úria compõe temas dentro deste género, no entanto, as vozes escolhidas podem não ter sido a melhor opção. A letra do tema em grande parte ficou imperceptível, talvez pela dificuldade das cantoras que cantam normalmente em inglês. Depois talvez o nervosismo tenha ditado também que algumas vezes semitonassem. Em termos de indumentária também creio que não foi a melhor opção dado que este tipo de roupa nos faz pensar em pessoas de mais idade e não em duas jovens como são a Catarina e a Margarida Falcão.
Pontuação 10/20 Miguel Meira

O country não é definitivamente o meu género musical. Mas, mesmo tendo em conta este handicap, considero este “Para perto” uma canção meramente mediada, muito aquém daquilo que nos foi oferecido pelos The Comment Linnets há três anos atrás.
Definitivamente, esta foi uma das minhas desilusões da noite, uma vez que gosto bastante do trabalho do Samuel Úria, de quem esperava algo mais marcante. Também uma palavra menos positiva às Golden Slumbers, que têm alguns problemas de dicção, o que torna quase impossível perceber o poema inerente à canção.
12/20 Vasco da Câmara Pereira

Uma sonoridade pouco habitual nos nossos Festivais. O estilo country americano já foi usado algumas vezes no Eurovision Song Contest. Faltou à canção talvez um pouco de mais animação, apesar de ter uma boa letra, mas talvez funcionasse melhor em inglês, até porque as Golden Slumbers têm cantado praticamente em inglês e é talvez assim que se sintam mais seguras ou melhor defendidas a cantarem.
12/20 André Miguel Godinho

Pontuação média da equipa de trabalho de Festivais da Canção para o tema Para Perto pelas Golden Slumbers: 9.33.

Ranking das canções não finalistas:
Agora – Márcia – 16.44
Para Perto – Golden Slumbers – 9.33

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s