In Memoriam aos cantores falecidos do ESC e FC1973

in-memoriam-19731973

À luz dos acontecimento nos Jogos Olímpicos de Verão em Munique e devido à primeira participação israelita, na edição de 1973 a segurança foi particularmente reforçada, resultante de inúmeras ameaças terroristas que ocorreram. Esta situação deu origem a uma das mais conhecidas anedotas eurovisivas, frequentemente contada pelo comentador britânico Terry Wogan – os espetadores foram aconselhados a permanecer sentadas durante todo o espetáculo, caso contrário corriam sério risco de ser baleados, uma vez que as forças de segurança os poderiam confundir com terroristas.

O espírito da delegação irlandesa era tudo menos saudável, tendo ocorrido sérios desentendimentos entre o chefe de delegação e a cantora Maxi. Esses desentendimentos forma de tal ordem que a RTÉ decidiu enviar de urgência Tina Reynolds para assegurar o lugar da cantora, caso estes se tornassem incontornáveis. No final, Maxi acabou por cantar “Do I dream”, não tendo sido necessário a in_memoriamparticipação de Tina, que representaria o país no ano seguinte.

Dos vinte e sete concorrentes, apenas um dos intérpretes espanhóis e a representante monegasca já faleceram. Dos participantes no Festival RTP da Canção, somente um dos elementos do grupo Improviso já não se encontra entre nós.

ESC

  • Espanha

o      Roberto Uranga (Mocedades) – 13 de outubro de 2005 (57 anos) – cancro

  • Mónaco

o      Marie – 18 de outubro de 1990 (41 anos) – leucemia

 Festival da Canção

o      Manuel José Soares (Improviso) – 27 de abril de 2013 (64 anos) 

Nas extraordinárias palavras do grande Pablo Neruda, homenageamos aqui todos estes cantores: “O talento e os grandes artistas não têm fim nem morte: nascem e morrem tanta vez enquanto vivem. Como a natureza, o talento e os grandes artistas são eternos e nunca poderão ser destruídos ou derrotados”.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s