Salvador Sobral “conquistou” Évora – A reportagem

A noite passada fez-se magia no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Depois de ter recebido há 28 anos a final do Festival RTP da Canção, donde saíram vencedores os Da Vinci com o tema Conquistador, eis que o vencedor do certame deste ano arrebatou a audiência e conquistou o coração de todos os que o escutavam.

A tournée de Salvador Sobral do seu trabalho Excuse Me continua a encher as salas por onde passa e ontem esgotou o Teatro Garcia de Resende que encheu a plateia e as diversas frisas para receber o cantor. O nosso site esteve presente como site acreditado pela produção do evento e foi o único site da especialidade a poder desfrutar do primeiro concerto ao vivo de Salvador Sobral depois de ter ganho o Festival da Canção 2017, com o tema Amar Pelos Dois, com autoria da sua irmã, Luísa Sobral. Na sala, com lotação esgotada conforme referimos estava a atriz Alda Gomes, que atualmente podemos ver na SIC, em Rainha das Flores, e também Jorge Roque, vencedor da quarta edição da Operação Triunfo, em 2010, e que foi um dos elementos do júri regional de Évora.

O concerto começou pouco depois das 21h30, hora agendada e Salvador Sobral transportou-nos para o mundo do jazz e de uma música de cariz mais intimista durante cerca de quase uma hora e meia. O cantor foi acompanhado pela sua banda composta por Joel Silva na bateria, André Rosinha no contrabaixo, e Júlio Resende ao piano, que assumiu também a direcção musical.

Ao longo da noite o cantor atuou ainda sentado numa poltrona, devido a estar a recuperar das intervenções cirúrgicas a que foi sujeito, sendo que diz que está tudo a correr bem e que sim irá a Kiev! Num concerto bem disposto, o cantor interagiu com o público contando algumas graças e tendo sido também algo crítico relativamente a esta semana que tem passado dado que tem sido completamente abalroado pela imprensa para entrevistas e que não tem sido compreendido dado que está em recuperação de uma cirurgia e as revistas só querem conforme o próprio disse é vender, vender, vender.

O concerto foi sem dúvida a apresentação do seu disco, editado no passado ano, tendo começado pelo tema Change e depois com uma belíssima balada em espanhol, Nada Que Esperar. Depois foi a vez de revelar a sua paixão por Fernando Pessoa e interpretou um tema com poema deste grande escritor: O Amor Quando Se Revela. Depois foi a vez do tema que dá nome a este seu primeiro trabalho: Excuse Me, sendo bastante aplaudido pelo público aí presente, para de seguida interpretar mais uma grande balada, Ela Disse-me Assim, um tema brasileiro muito conhecido pelas interpretações de Maria Bethânia ou Adriana Calcanhotto.

O jazz foi uma constante neste espetáculo de Salvador Sobral, com excelentes performances quer do cantor, quer dos seus músicos, que com mais um tema em inglês do seu trabalho puramente neste género continuaram o concerto. Continuou-se depois com mais um clássico da música brasileira, de Dorival Caymmi, o tema Nem Eu, que tanta gente tem apreciado na voz de Salvador Sobral e que se tornou num dos momentos mais bonitos deste concerto. Depois continuou a relatar a sua paixão por Fernando Pessoa, e que ele próprio criou um heterónimo, Benjamin Cymbra, que nasceu rapariga mas que se sentia um rapaz. Foi a sua história que o cantor interpretou neste noite de magia. Num ritmo de swing, Salvador Sobral apresentava mais um tema em inglês com toda a sua garra e energia.

Mas o momento mais aguardado da noite surgiu quase no final. Na plateia toda a gente sussurrava ansiosa por ouvir o “tema do Festival”, como diziam. E assim Salvador Sobral inicia Amar Pelos Dois e o público ficou arrepiado com a beleza musical do tema que irá representar o nosso país no Festival da Eurovisão em Kiev. No refrão toda a gente acompanhou Salvador, que deixou de cantar e emocionado deixou cair algumas lágrimas dizendo que um dia pensava que isso pudesse acontecer, que a sua música pudesse ser cantada por todos. Entre aplausos e bravos o tema terminou, com uma grande ovação que fez com que Salvador Sobral interpretasse novamente o refrão mais duas vezes.

Para finalizar o concerto Salvador Sobral escolheu o tema Ay Amor, mais um tema em espanhol, excelentemente interpretado. A ovação foi enorme, tendo o Teatro Garcia de Resende se colocado de pé para aplaudir o cantor e a sua banda, que tiveram de regressar para mais dois temas em inglês nos encores. Salvador Sobral revelou também que para além de cantor é também instrumentista. No primeiro tema, uma bonita balada, sentou-se ao piano, tocou e interpretou esse tema, enquanto no segundo, um tema mais jazz, onde esteve na bateria.

Salvador Sobral é um fenómeno de sucesso pela sua postura, pela sua simplicidade e pela veracidade do que diz, do que canta e do que sente. É sem dúvida um grande cantor e isso ficou provado na noite de ontem, atingindo notas bastante difíceis, dos agudos aos graves e demonstrando que para além da balada que conhecemos, o cantor tem uma enorme capacidade vocal. Nos últimos anos é sem dúvida uma aposta ganha para o nosso Festival Eurovisão da Canção, que nunca foi tão falado e nunca estivemos tão bem cotados nas bolsas de apostas eurovisivas que já falam num 5º lugar.

No nosso próximo artigo iremos colocar em destaque alguns vídeos da noite de ontem! Esteja atento! Veja aqui.

Parabéns Salvador! Por tudo isto e muito mais foste um verdadeiro Conquistador!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Festivais da Canção  |  Fotos: Miguel Meira

2 pensamentos sobre “Salvador Sobral “conquistou” Évora – A reportagem

  1. Pingback: Salvador Sobral “conquistou” Évora – Os vídeos |

  2. Pingback: Salvador Sobral amanhã na SIC e na RTP |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s