Pluralmente comentamos “Nunca Me Fui Embora” por Lena D’Água

Pluralmente comentamos hoje a Canção nº3 da Final do Festival da Canção 2017, o tema Nunca Me Fui Embora, da autoria de Pedro da Silva Martins. Esta canção foi interpretada por Lena D’Água, tendo-se classificado em 7º lugar com 8 pontos, 5 provenientes do júri de sala e 3 dos telespetadores que se manifestaram em chamadas de valor acrescentado.

Vamos comentar e pontuar a canção Nunca Me Fui Embora.

Simpatizo com esta canção por ser leve e bem-disposta. Ouvir-se-ia bem na rádio, em casa, no caminho para o trabalho. Contudo, considero que está um pouco deslocada do Festival da Canção e daquilo que é o seu objetivo – a Eurovisão. Foi um bom momento na grande final, pôs o público a aplaudir e deixou os presentes de sorriso no rosto. Além disso, é sempre uma honra ter uma intérprete como Lena D’Água no Festival da Canção. Mas teve a classificação que merecia.
Pontuação – 13/20 – Gonçalo Esteves Coelho

Lena D’Água

Esta canção parecia estar a mais nesta final, no sentido que pode ter “roubado” o lugar a uma canção mais merecedora. É uma canção datada. Tem um poema interessante e Lena d’ Água com todo o seu talento faz o que pode, mas não chega. Era preciso mais. Continuo sem entender os 10 pontos dado pelo júri de sala na semifinal. Talvez com uns arranjos mais modernos, com um playback instrumental, pudéssemos ter tido um produto mais interessante.
Pontuação – 09/20 – Guilherme Ruivo

Com o devido respeito para a intérprete, este foi o momento mais embaraçoso de todo o Festival da Canção 2017. Sendo uma cantora já com provas dadas no passado e uma carreira bem conhecida, sou da opinião de que Lena d’Água não deveria ter voltado a pisar o palco deste Festival, embora lhe reconheça a coragem por ter aceitado fazê-lo. Uma canção muito fraca e totalmente fora do contexto, servida por uma voz cujo momento de glória já passou. Para mim, é definitivamente um Não.
Pontuação – 01/20 – João Velada

Um tema muito bem escrito, interpretado e que encaixa que nem uma luva na sonoridade que a Lena nos habituou. Nota-se que o seu autor Pedro Martins teve um cuidado especial na criação deste tema para a intérprete que escolheu. Aqui também concordo com a pontuação do júri.
Pontuação – 16/20 – Luís Pereira 

Lena d’Água está de regresso, aliás ela nunca se foi embora e ainda falta muita coisa para contar. Pois sim Lena, aqui estou para receber os seus novos trabalhos esperando que esta canção faça parte deles. Com letra e música de Pedro da Silva Martins, escutámos um pouco da sua história, recordámos a sua presença no palco e ouvimos uma canção feita mesmo ao seu jeito. Obteve o 7º lugar da classificação.
Pontuação 10/20 – Maria Fernanda Fonseca 

A Lena d’ Água já não precisa de provar que é uma grande cantora e nota-se claramente que foi um tema escrito por Pedro da Silva Martins para ela. Um tema alegre, que nos põe bem dispostos, bem interpretado, com uma sonoridade pop. Esperava algo mais clássico do Pedro da Silva Martins, mas este tema faz-nos pensar que todos temos uma segunda oportunidade na vida e que há sempre tempo para fazermos aquilo de que gostamos.
Pontuação 13/20 – Miguel Meira

“Nunca me fui embora” foi a minha grande desilusão da noite e a única canção que verdadeiramente considero que não deveria ter sido selecionada para a final.
Como canção, considero-a banal e pouco inspirada, muito aquém de outros trabalhos do Pedro Silva Martins.
Relativamente à interpretação da Lena d’Água, digo apenas que longe vão os tempos de “Vígaro cá, vigaro lá” e “Sempre que o amor me quiser”: em termos visuais, vocais e de postura em palco, esteve muito longe dos seus anos de ouro na década de 80 e 90 do século passado. 
Pontuação 09/20 Vasco da Câmara Pereira
 

Que notável foi esta participação da consagrada Lena D´Água no palco do Festival! Uma canção que só ela podia cantar, mesmo. O toque de uma certa pureza infantil que está presente neste tema assenta muito bem na voz e interpretação da cantora que parece uma eterna menina mulher. Ao que parece irá nascer aqui um projeto novo de músicas, esperemos que sim! Ela nunca se foi embora, mas é sempre bom voltar a vê-la de regresso à ribalta!
Pontuação 16/20 André Miguel Godinho 

Pedro da Silva Martins era um dos compositores que esperava ver no Festival da Canção há já alguns anos e foi uma agradável surpresa quando soube da sua participação. Imaginava algo na linha do que tem feito para as grandes e atuais cantoras de fado. Estou-me a lembrar do grande êxito que fez para Ana Moura: Desfado. Porém, o desejo de trazer Lena D’Água ao palco do Festival da Canção terá falado mais alto, talvez se tenha perdido um novo Desfado mas ganhámos o prazer de ver esta cantora com uma canção à sua altura, no Festival da Canção do Século XXI. Como esta intérprete nunca se foi embora, espero que ela ganhe maior visibilidade porque tem muito para nos dar.
Em 2015 vimos no palco do Festival Adelaide Ferreira e Simone de Oliveira e este ano Lena D’Água, congratulo-me por ver as grandes intérpretes da música portuguesa marcar presença no maior certame de sempre de música do nosso país.
Pontuação – 14/20 Carlos Portelo

Pontuação média da equipa de trabalho de Festivais da Canção: 11.22

Ranking das 16 canções Finalistas e Não Finalistas:
1º Agora – Márcia – 16.44
2º Gente Bestial – 15.22
3º Don’t Walk Away – 14.78
4º Ao Teu Olhar – Beea – 13.55
4º O Teu Melhor – Rui Drumond – 13.55
6º Andamos no Céu – Helena Kendall – 12.88
7º My Paradise – David Gomes – 12.00
8º Se o Tempo Não Falasse – Inês Sousa – 11.33
9º Nunca Me Fui Embora – Lena D’Água – 11.22
10º Para Perto – Golden Slumbers – 9.33
11º Without You – Lisa Garden – 8.33

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s