No dia em que você nasceu… Ana Carvalho Nagy, Gabriela Schaaf e Nuno Figueiredo

Hoje são aniversariantes Ana Carvalho Nagy, Gabriela Schaaf e Nuno Figueiredo.

Uma das figuras mais misteriosas do nosso Festival da Canção foi uma Ana, que corria o ano de 1988, atuou no Casino da Figueira da Foz, no Prémio Nacional de Música, de mascarilha, tal como os outros elementos da sua canção.
Ora Ana Carvalho Nagy é a aniversariante de hoje, nascida a 15 de março de 1961. Muitas foram as teorias na altura veiculadas, desde que a rapariga queria esconder a identidade até a que o pai, um capitão da marinha não deixava a filha participar em cantorias. Mas tudo não passou de especulação e até hoje o adereço ficou como uma marca nas nossas finais nacionais.
Ana Carvalho Nagy estudou na Academia de Amadores de Música e como referi esteve presente no Prémio Nacional de Música, na Figueira da Foz, em 1988 como intérprete do tema Nono Andar, da autoria de Nuno Rodrigues. Um dos mais bonitos temas desse festival e que toda a gente ainda hoje recorda, tendo sido posteriormente interpretado por Né Ladeiras.

Gabriela Schaaf também é hoje aniversariante, uma intérprete com popularidade nos finais dos anos 70 e início anos 80. Esta cantora participou, por duas vezes no Festival da Canção, a primeira foi em 1979, com o tema Eu só quero (2º lugar) e a segunda vez foi em 1986 com a canção Cinza e Mel,
Gabriela Schaaf foi jurada nas duas semifinais do Festival da Canção 2017.

Nuno Figueiredo é elemento dos Virgem Suta. Foi compositor convidado para participar no Festival da Canção 2017, tendo participado com o tema Gente Bestial que foi interpretado por Jorge Benvinda. Esta canção foi finalista e chegou ao Coliseu dos Recreios de Lisboa.

Também neste dia 15 de março destacamos algumas curiosidades:

Em 44 a.C. o ditador Júlio César é assassinado brutalmente e abre o caminho para o fim da República e o começo do Império Romano. Neste mesmo dia mas em 493, Odoacro, o primeiro rei bárbaro de Itália é morto por Teodorico, rei dos Ostrogodos.

Já em 1147, a cidade de Santarém é conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques, enquanto em 1493, Cristóvão Colombo regressava da sua primeira viagem às Américas.

No século XVI e mais precisamente em 1545 abre o Concílio de Trento, em Itália, que vai reformar a Igreja Católica do Ocidente em grande medida. Já no século XX, em 1905, os revolucionários de Creta anunciam que a ilha volta a ser reunificada com a Grécia.

Neste dia, mas em 1922, Fuad I torna-se rei do Egito, depois do processo de independência do Reino Unido. Em 1939, as tropas nazis ocupam a Boémia e a Morávia, deixando assim de existir a Checoslováquia.

A 15 de março de 1956 estreia o grande musical My Fair Lady, na Broadway, em Nova Iorque, enquanto 16 anos depois estreia no cinema O Padrinho, um dos maiores filmes da sétima arte.

Neste dia nasceram também Eduard Strauss (1835), Carolina Michaëlis (1851), Joaquim de Almeida (1957), Sabrina Salerno (1968) e Eva Longoria (1975).

Também hoje viriam a falecer Sá de Miranda (1558), Aristóteles Onassis (1975) e Tim Maia (1998).

Apresentamos às cantora Ana Carvalho Nagy, Gabriela Schaaf e ao compositor Nuno Figueiredo as maiores felicidades neste dia em que hoje celebram mais um aniversário.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s