“Eurovisão: Uma viagem televisiva” será o curso dado por Nuno Galopim em Maio

Nuno Galopim foi o primeiro presidente da OGAE Portugal, tendo começado em funções em 1997, até ao virar do século. Foi também um dos jurados convidados do Festival da Canção 1998, no Teatro São Luiz, em Lisboa, que deu a vitória aos Alma Lusa. Já trabalhou no Diário de Notícias e na Antena 3 e atualmente faz crónicas para a revista Blitz e para o Expresso. No passado ano foi convidado pela RTP para comentar a grande final do Festival Eurovisão da Canção em conjunto com Hélder Reis. Este ano foi um dos consultores da estação televisiva estatal para o Festival da Canção 2017 e que se mostrou bastante empenhado na sua realização e no sucesso que obteve.

Para além destas funções Nuno Galopim é escritor também sendo que no passado ano editou o livro Os Últimos Dias do Rei, acerca dos últimos dias do rei D. Manuel II, no exílio pouco antes de morrer. Uma trama que mistura a ficção com a História de Portugal e que foi considerado pelo nosso site como um dos melhores livros de 2016 (ver aqui).

No próximo mês de Maio, mais precisamente a 18, 19, 25, 26 de Maio e 1 de Junho irá ser ministrado o curso Eurovisão: uma viagem televisiva, por este grande profissional da comunicação. Este curso terá a duração de 15 horas e será às quintas e sextas-feiras das 19h30 às 22h30, na sede das Palavras Ditas, em Lisboa e terá um custo de 120€.

Neste curso mais que uma abordagem enciclopédica pretende-se fazer uma análise do fenómeno da Eurovisão em várias frentes, desde as canções, ao percurso português no certame, às questões políticas e sociais e ao fenómeno televisivo e discográfico subjacente a este evento. Assim os cinco módulos que este curso terá serão: Uma História em Canções; Portugal no Festival da Eurovisão; O fenómeno televisivo; O fenómeno político e social e O fenómeno discográfico.

Para além de Nuno Galopim, o curso contará com uma série de convidados para reflectir sobre estes propósitos, entre eles Tozé Brito, com uma vasta ligação ao Festival da Canção, como intérprete, autor, compositor e jurado; Carla Bugalho, chefe da delegação da RTP na Eurovisão nos últimos anos; Gonçalo Madail, diretor da RTP Memória; Augusto Madureira, autor e compositor nos Festivais da Canção 2009, 2010 e 2015; Lumena Raposo, jornalista especializada em questões de política internacional, para além de outros músicos a designar.

O curso destina-se a todos aqueles que gostam do certame eurovisivo, sejam eles fãs ou participantes no certame, para além de também estar relacionado com profissionais dos média e da indústria musical. Um curso que o nosso site recomenda a todos pela excelente qualidade de todos os envolvidos neste projecto.

Para mais informações acerca dos objectivos do curso, inscrições ou sobre os módulos que irão ser leccionados aceda aqui. O Festival da Canção e da Eurovisão continua a suscitar interesse do público em geral e também dos estudiosos porque cada vez mais são aqueles que se debruçam sobre este fenómeno para investigação, depois de eu próprio o ter feito em 2004, muitos outros estudos se seguiram e assim vemos que este evento continua bem vivo para todos.

Fique com o tema que nos representará este ano no Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, Amar Pelos Dois, interpretado por Salvador Sobral, com letra e música de Luísa Sobral.

Fonte: Nuno Galopim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s